CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685 |
Resumo: | O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo. |
id |
UFRN_986ef0a4398fe9ac2d18b92dd827b8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29685 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Raphael Ramos de OliveiraZimmermann, Ana CristinaMelo, José Pereira dePorpino, Karenine de OliveiraSilva, Luiz Arthur Nunes daViana, Raimundo Nonato AssunçãoNóbrega, Terezinha Petrúcia da2020-07-20T22:57:05Z2020-07-20T22:57:05Z2020-02-28LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo.Cinema transfigures the world of subjects through phenomenological education.. This thesis is confirmed by the creation of the Cineduc Project: Body, Phenomenology and Education, which differentiates the perception of young high school teenagers, presenting films about youth culture. The research aims to understand cinema as a phenomenon capable of broadening the horizons of educational understanding, through phenomenological education, from the eyes of young Protagonists of CINEDUC; in addition, we also aim to investigate how the empathic experience of these subjects in the cinematic experience can contribute to the aesthetic and sensitive understanding of looking and seeing, , identifying the elements related to the body's intentionality. The phenomenological attitude of the philosopher Merleau-Ponty appears as a methodological contribution of this study, with imaginative variation as a strategy of phenomenological reduction. Data analysis was performed using a previously prepared research script. In it, students were asked about how the sensations raised in the film touched them, as well as how the images, scenes and perceptions arising from the experience of cinema relate to their daily lives. The thematic notions of the research were: Lived experience, Intentionality of conscience and The phenomenological education. The phenomenological education proposed by the look of the Protagonists of CINEDUC corresponds to a communion of bodies, sensations, affections. The thesis that cinema transfigures the world of subjects through phenomenological education runs, above all, through the understanding of being-inthe-world, of the body as a protagonist who tensions towards the world and others to build, recreate themselves if. Finally, a phenomenological education is also an intercorporeal education; an intentional education, since films demand that the viewer elaborate the meaning, that it opens the space for his own transformation and his relationship with the world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCorpoFenomenologiaEducação fenomenológicaCinemaMerleau-PontyCINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdfapplication/pdf3013178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/1/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdfac9ebc226d11874c58f5b880d2a7f1aaMD51TEXTCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain454043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/2/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtfa17fea6068fa9e1f730bb36df2658dcMD52THUMBNAILCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpgCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/3/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpg900f115a3c8ee40905b2f82e17a31cfcMD53123456789/296852020-07-26 04:52:03.56oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-26T07:52:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
title |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
spellingShingle |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação Lopes, Raphael Ramos de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Corpo Fenomenologia Educação fenomenológica Cinema Merleau-Ponty |
title_short |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
title_full |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
title_fullStr |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
title_full_unstemmed |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
title_sort |
CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação |
author |
Lopes, Raphael Ramos de Oliveira |
author_facet |
Lopes, Raphael Ramos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Zimmermann, Ana Cristina |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, José Pereira de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Silva, Luiz Arthur Nunes da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Viana, Raimundo Nonato Assunção |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Raphael Ramos de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nóbrega, Terezinha Petrúcia da |
contributor_str_mv |
Nóbrega, Terezinha Petrúcia da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Corpo Fenomenologia Educação fenomenológica Cinema Merleau-Ponty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Fenomenologia Educação fenomenológica Cinema Merleau-Ponty |
description |
O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-20T22:57:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-20T22:57:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685 |
identifier_str_mv |
LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/1/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/2/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/3/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac9ebc226d11874c58f5b880d2a7f1aa fa17fea6068fa9e1f730bb36df2658dc 900f115a3c8ee40905b2f82e17a31cfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117696096043008 |