CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685
Resumo: O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo.
id UFRN_986ef0a4398fe9ac2d18b92dd827b8c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29685
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Raphael Ramos de OliveiraZimmermann, Ana CristinaMelo, José Pereira dePorpino, Karenine de OliveiraSilva, Luiz Arthur Nunes daViana, Raimundo Nonato AssunçãoNóbrega, Terezinha Petrúcia da2020-07-20T22:57:05Z2020-07-20T22:57:05Z2020-02-28LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo.Cinema transfigures the world of subjects through phenomenological education.. This thesis is confirmed by the creation of the Cineduc Project: Body, Phenomenology and Education, which differentiates the perception of young high school teenagers, presenting films about youth culture. The research aims to understand cinema as a phenomenon capable of broadening the horizons of educational understanding, through phenomenological education, from the eyes of young Protagonists of CINEDUC; in addition, we also aim to investigate how the empathic experience of these subjects in the cinematic experience can contribute to the aesthetic and sensitive understanding of looking and seeing, , identifying the elements related to the body's intentionality. The phenomenological attitude of the philosopher Merleau-Ponty appears as a methodological contribution of this study, with imaginative variation as a strategy of phenomenological reduction. Data analysis was performed using a previously prepared research script. In it, students were asked about how the sensations raised in the film touched them, as well as how the images, scenes and perceptions arising from the experience of cinema relate to their daily lives. The thematic notions of the research were: Lived experience, Intentionality of conscience and The phenomenological education. The phenomenological education proposed by the look of the Protagonists of CINEDUC corresponds to a communion of bodies, sensations, affections. The thesis that cinema transfigures the world of subjects through phenomenological education runs, above all, through the understanding of being-inthe-world, of the body as a protagonist who tensions towards the world and others to build, recreate themselves if. Finally, a phenomenological education is also an intercorporeal education; an intentional education, since films demand that the viewer elaborate the meaning, that it opens the space for his own transformation and his relationship with the world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCorpoFenomenologiaEducação fenomenológicaCinemaMerleau-PontyCINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdfapplication/pdf3013178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/1/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdfac9ebc226d11874c58f5b880d2a7f1aaMD51TEXTCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain454043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/2/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txtfa17fea6068fa9e1f730bb36df2658dcMD52THUMBNAILCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpgCINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/3/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpg900f115a3c8ee40905b2f82e17a31cfcMD53123456789/296852020-07-26 04:52:03.56oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-26T07:52:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
title CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
spellingShingle CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Corpo
Fenomenologia
Educação fenomenológica
Cinema
Merleau-Ponty
title_short CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
title_full CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
title_fullStr CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
title_full_unstemmed CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
title_sort CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação
author Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
author_facet Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Cristina
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Luiz Arthur Nunes da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Viana, Raimundo Nonato Assunção
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrúcia da
contributor_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrúcia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Corpo
Fenomenologia
Educação fenomenológica
Cinema
Merleau-Ponty
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Fenomenologia
Educação fenomenológica
Cinema
Merleau-Ponty
description O cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica. Essa tese se confirma a partir da criação do Projeto Cineduc: Corpo, Fenomenologia e Educação, que diferencia a percepção de jovens adolescentes do ensino médio, apresentando filmes sobre a cultura jovem. A pesquisa visa compreender o cinema como um fenômeno capaz de ampliar os horizontes da compreensão educacional, por meio de uma educação fenomenológica, a partir dos olhares dos jovens Protagonistas do CINEDUC; além disso, objetivamos também investigar como a experiência empática desses sujeitos na experiência do cinema pode contribuir para a compreensão estética de sua experiência vivida, identificando os elementos relacionados à intencionalidade do corpo. A atitude fenomenológica do filósofo Merleau-Ponty surge como aporte metodológico desse estudo, tendo a variação imaginativa como estratégia da redução fenomenológica. A análise dos dados foi feita por meio de um roteiro de pesquisa previamente elaborado. Nele, os estudantes foram perguntados sobre como as sensações suscitadas no filme os tocou, além de como as imagens, as cenas e as percepções advindas da experiência do cinema se relaciona com o seu contexto vivido. As noções temáticas da pesquisa foram: A experiência vivida, a Intencionalidade da consciência e a Educação Fenomenológica. A educação fenomenológica proposta pelo olhar dos Protagonistas do CINEDUC corresponde a uma comunhão de corpos, sensações, afetos, de modo que a tese de que o cinema transfigura o mundo dos sujeitos por meio da educação fenomenológica perpassa, sobremaneira, pela compreensão de ser-no-mundo, do corpo como um protagonista que se tensiona em direção ao mundo e aos outros para se construir, recriar-se. Por fim, uma educação fenomenológica é também uma educação intercorpórea; uma educação intencional, pois os filmes exigem que o espectador elabore o sentido, que abra o espaço para a sua própria transformação e de sua relação com o mundo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-20T22:57:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-20T22:57:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685
identifier_str_mv LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. CINEDUC: reflexões fenomenológicas entre corpo, cinema e educação. 2020. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/1/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/2/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29685/3/CINEDUCreflexoesfenomenologicas_Lopes_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac9ebc226d11874c58f5b880d2a7f1aa
fa17fea6068fa9e1f730bb36df2658dc
900f115a3c8ee40905b2f82e17a31cfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117696096043008