As práticas corporais e sua influência para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47940
Resumo: Hoje em dia 70 milhões de pessoas no mundo estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA). O autismo esta enquadrado nos transtornos globais do desenvolvimento (TGD), apresenta como principal característica o comprometimento de três importantes áreas, sendo: social, linguagem e um padrão de interesses restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a influência das práticas corporais sistematizadas para o desenvolvimento global de uma criança com TEA em espaço não escolarizado. Apoiamos-nos também, na estruturação de uma proposta de práticas corporais para uma criança de cinco anos dentro do Espectro do autismo, e como essa prática corporal pode ajudar a criança com os distúrbios comuns do Transtorno (sensoriais sono e as estereotipias). O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso. Muitos desses comportamentos podem estar relacionados a casos de desordens sensoriais, dificuldades para prestar atenção e/ou mantê-la, e deficiência na coordenação motora. A intervenção foi feita em quatro dias com duração de 60 minutos. Por fim, de acordo com a discussão das atividades realizadas podemos afirmar o papel positivo da educação física no que diz respeito as prática corporal como opção mais lúdica de tratamento, mostrando que é possível essa interação entre as áreas do conhecimento e mostrando que estamos no caminho certo.
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