Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28545 |
Resumo: | O Instagram é uma plataforma que funciona como forma de escrita multimodal de viagens, onde os autores-usuários atuam nas performances de viagens ao realizarem postagens dos destinos visitados, além da busca por dicas de viagem. Neste cenário das mídias sociais, surgem os Travel Influencers, que ganham papel de destaque porque os viajantes buscam elementos, dicas e entusiasmo para tomarem escolhas que, muitas vezes, não fariam em seus planos de viagens. Entretanto, esses viajantes precisam perceber credibilidade nas informações coletadas. Assim, a presente pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo de pesquisa assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotas de processamento: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística a confiabilidade do influenciador, e como dimensão sistemática a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade. O modelo também verifica se há relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção comportamental do viajante na escolha de um destino turístico. O estudo utiliza-se do método hipotético dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois utilizavam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise utilizou-se de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais com apoio do software SPPS e AMOS. Dentre os principais resultados encontrados, as avaliações sobre informatividade (qualidade do argumento) e personalidade (confiabilidade) medem a credibilidade do travel influencer através do conteúdo de viagem. Assim, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do travel influencer, e através da TAR (atitude, normas subjetivas) e imagem percebida do destino afetam positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem do viajante, cuja variância é explicada em 71%. Por fim, as contribuições do estudo ampliam as aplicações do MHS para fins teóricos e de mercado, apontando tendências na integração da plataforma Instagram ao comportamento do usuário em relação a escolha de destinos de viagem. |
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Silva, Ayslane Costa daAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraMarques Júnior, SérgioChagas, Márcio Marreiro dasMendes Filho, Luiz Augusto Machado2020-03-16T21:39:10Z2020-03-16T21:39:10Z2020-02-17SILVA, Ayslane Costa da. Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28545O Instagram é uma plataforma que funciona como forma de escrita multimodal de viagens, onde os autores-usuários atuam nas performances de viagens ao realizarem postagens dos destinos visitados, além da busca por dicas de viagem. Neste cenário das mídias sociais, surgem os Travel Influencers, que ganham papel de destaque porque os viajantes buscam elementos, dicas e entusiasmo para tomarem escolhas que, muitas vezes, não fariam em seus planos de viagens. Entretanto, esses viajantes precisam perceber credibilidade nas informações coletadas. Assim, a presente pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo de pesquisa assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotas de processamento: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística a confiabilidade do influenciador, e como dimensão sistemática a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade. O modelo também verifica se há relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção comportamental do viajante na escolha de um destino turístico. O estudo utiliza-se do método hipotético dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois utilizavam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise utilizou-se de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais com apoio do software SPPS e AMOS. Dentre os principais resultados encontrados, as avaliações sobre informatividade (qualidade do argumento) e personalidade (confiabilidade) medem a credibilidade do travel influencer através do conteúdo de viagem. Assim, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do travel influencer, e através da TAR (atitude, normas subjetivas) e imagem percebida do destino afetam positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem do viajante, cuja variância é explicada em 71%. Por fim, as contribuições do estudo ampliam as aplicações do MHS para fins teóricos e de mercado, apontando tendências na integração da plataforma Instagram ao comportamento do usuário em relação a escolha de destinos de viagem.Instagram is a platform that works as a form of multimodal travel writing, where authorsusers act in travel performances when posting posts from visited destinations, in addition to searching for travel tips. In this social media scenario, Travel Influencers emerge, gaining a prominent role because travelers seek elements, tips and enthusiasm to make choices that they would often not make in their travel plans. However, these travelers need to perceive credibility in the information collected. Thus, the present research examines how the credibility of Travel Influencer on Instagram affects the traveler's intention in choosing travel destinations. The model was design based on the combination of two theories: Heuristic-Systematic Model (HSM) and Theory of Reasoned Action (TRA). In the research model it is assumed that the content produced by the travel influencer is studied through two processing routes: heuristic and systematic. It is proposed as the heuristic dimension the reliability of the influencer, and as the systematic dimension the quality of the argument, where together they influence credibility. The model also checks if there is a direct relationship between credibility, image, subjective norms and attitude with the traveler's behavioral intention when choosing a tourist destination. The study uses the hypothetical deductive method, with a quantitative approach, with the characteristic of being descriptive and exploratory. 222 questionnaires were collected, distributed online via the Instagram platform, as they used social networks and travel influencers when choosing travel destinations. As an analysis technique, exploratory and confirmatory factor analysis and modeling of structural equations wereused with the support of the SPPS and AMOS. The main results shows that the user’s perception about informativeness (quality of the argument) and personality (reliability) measure the the travel influencer’s credibility through the travel content. Thus, the heuristic and systematic routers act in the processing of the credibility of the travel influencer, and through the TAR (attitude, subjective norms) and the perceived image of the destination positively affect the traveler's intention to choose travel destinations, whose variance is explained in 71% in the model. Finally, the study's contributions expand the applications of MHS for theoretical and market purposes, pointing out trends in the integration of the Instagram platform to the user's behavior regarding the choice of travel destinations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTravel influencersInstagramCredibilidadeModelo heurístico-sistemáticoTeoria da ação racionalCredibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCredibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdfapplication/pdf2238914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28545/1/Credibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf571ea5c3a24ef4063c9b19e48c430cdcMD51TEXTCredibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.txtCredibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain290285https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28545/2/Credibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.txt86de1c401cbadf9609772e501457df2bMD52THUMBNAILCredibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.jpgCredibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28545/3/Credibilidadetravelinfluencer_Silva_2020.pdf.jpg9c543bfe6df629ec4675dac59221418dMD53123456789/285452020-03-22 04:40:58.009oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28545Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:40:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O Instagram é uma plataforma que funciona como forma de escrita multimodal de viagens, onde os autores-usuários atuam nas performances de viagens ao realizarem postagens dos destinos visitados, além da busca por dicas de viagem. Neste cenário das mídias sociais, surgem os Travel Influencers, que ganham papel de destaque porque os viajantes buscam elementos, dicas e entusiasmo para tomarem escolhas que, muitas vezes, não fariam em seus planos de viagens. Entretanto, esses viajantes precisam perceber credibilidade nas informações coletadas. Assim, a presente pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo de pesquisa assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotas de processamento: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística a confiabilidade do influenciador, e como dimensão sistemática a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade. O modelo também verifica se há relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção comportamental do viajante na escolha de um destino turístico. O estudo utiliza-se do método hipotético dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois utilizavam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise utilizou-se de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais com apoio do software SPPS e AMOS. Dentre os principais resultados encontrados, as avaliações sobre informatividade (qualidade do argumento) e personalidade (confiabilidade) medem a credibilidade do travel influencer através do conteúdo de viagem. Assim, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do travel influencer, e através da TAR (atitude, normas subjetivas) e imagem percebida do destino afetam positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem do viajante, cuja variância é explicada em 71%. Por fim, as contribuições do estudo ampliam as aplicações do MHS para fins teóricos e de mercado, apontando tendências na integração da plataforma Instagram ao comportamento do usuário em relação a escolha de destinos de viagem. |
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