Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutif Júnior, Jorge Assef
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada.
id UFRN_8de2fec641b4f9840cd8ed4d96a92830
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58128
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lutif Júnior, Jorge Assefhttps://orcid.org/0000-0002-3058-6116http://lattes.cnpq.br/6377732908471767https://orcid.org/0000-0003-4055-4422http://lattes.cnpq.br/1706401049342481Corrêa, Denise Maria Moreira ChagasLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieirahttps://orcid.org/0000-0003-4563-2602http://lattes.cnpq.br/4055324644123917Gomes, Anailson Márcio2024-04-12T20:32:09Z2024-04-12T20:32:09Z2023-12-04LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada.This study aims to investigate the perception of accounting students about the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning process in higher education institutions in the states of Ceará and Rio Grande do Norte. A nonprobabilistic sample of 122 questionnaires filled out by accounting students from the states of Ceará and Rio Grande do Norte in various institutions were quantitatively analyzed. The results indicate that the students have a positive perception of the use of ICTs in teaching. Accounting students from these regions believe that ICTs have the potential to make classes more interesting and engaging, stimulate active student participation, contribute to learning progress, broaden learning opportunities, promote collaboration and interaction between students, provide a personalized learning environment and offer ways to express creativity and explore new ideas. In addition, no significant differences were found in students' perceptions of the use of ICTs when social and economic variables were considered, such as the educational institution (public or private), the course period and the students' age. Therefore, positive perceptions of ICTs were consistent across different groups. This study has important implications for educational practice. However, it is important to note that ICTs are not a panacea for the problems of education. They are just a tool that can be used to improve the teaching and learning process. Students and even teachers should be cautious when using ICTs and ensure that they are used effectively and appropriately.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação contábilTecnologias digitaisTecnologia da informação e comunicaçãoEducação tecnológicaTecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdfapplication/pdf1641914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58128/1/Tecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdf221a02d0e887d88b137ef42990419284MD51123456789/581282024-04-12 17:32:46.262oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-12T20:32:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
title Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
spellingShingle Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
Lutif Júnior, Jorge Assef
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Educação contábil
Tecnologias digitais
Tecnologia da informação e comunicação
Educação tecnológica
title_short Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
title_full Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
title_fullStr Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
title_sort Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
author Lutif Júnior, Jorge Assef
author_facet Lutif Júnior, Jorge Assef
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3058-6116
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6377732908471767
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4055-4422
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1706401049342481
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4563-2602
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4055324644123917
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutif Júnior, Jorge Assef
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Anailson Márcio
contributor_str_mv Gomes, Anailson Márcio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Educação contábil
Tecnologias digitais
Tecnologia da informação e comunicação
Educação tecnológica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contábil
Tecnologias digitais
Tecnologia da informação e comunicação
Educação tecnológica
description Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-12T20:32:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-12T20:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128
identifier_str_mv LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58128/1/Tecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 221a02d0e887d88b137ef42990419284
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117524873019392