Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada. |
id |
UFRN_8de2fec641b4f9840cd8ed4d96a92830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58128 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lutif Júnior, Jorge Assefhttps://orcid.org/0000-0002-3058-6116http://lattes.cnpq.br/6377732908471767https://orcid.org/0000-0003-4055-4422http://lattes.cnpq.br/1706401049342481Corrêa, Denise Maria Moreira ChagasLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieirahttps://orcid.org/0000-0003-4563-2602http://lattes.cnpq.br/4055324644123917Gomes, Anailson Márcio2024-04-12T20:32:09Z2024-04-12T20:32:09Z2023-12-04LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada.This study aims to investigate the perception of accounting students about the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning process in higher education institutions in the states of Ceará and Rio Grande do Norte. A nonprobabilistic sample of 122 questionnaires filled out by accounting students from the states of Ceará and Rio Grande do Norte in various institutions were quantitatively analyzed. The results indicate that the students have a positive perception of the use of ICTs in teaching. Accounting students from these regions believe that ICTs have the potential to make classes more interesting and engaging, stimulate active student participation, contribute to learning progress, broaden learning opportunities, promote collaboration and interaction between students, provide a personalized learning environment and offer ways to express creativity and explore new ideas. In addition, no significant differences were found in students' perceptions of the use of ICTs when social and economic variables were considered, such as the educational institution (public or private), the course period and the students' age. Therefore, positive perceptions of ICTs were consistent across different groups. This study has important implications for educational practice. However, it is important to note that ICTs are not a panacea for the problems of education. They are just a tool that can be used to improve the teaching and learning process. Students and even teachers should be cautious when using ICTs and ensure that they are used effectively and appropriately.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação contábilTecnologias digitaisTecnologia da informação e comunicaçãoEducação tecnológicaTecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdfapplication/pdf1641914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58128/1/Tecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdf221a02d0e887d88b137ef42990419284MD51123456789/581282024-04-12 17:32:46.262oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-12T20:32:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
title |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte Lutif Júnior, Jorge Assef CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Educação contábil Tecnologias digitais Tecnologia da informação e comunicação Educação tecnológica |
title_short |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
title_full |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
title_sort |
Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte |
author |
Lutif Júnior, Jorge Assef |
author_facet |
Lutif Júnior, Jorge Assef |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3058-6116 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6377732908471767 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4055-4422 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1706401049342481 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4563-2602 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4055324644123917 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lutif Júnior, Jorge Assef |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Anailson Márcio |
contributor_str_mv |
Gomes, Anailson Márcio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Educação contábil Tecnologias digitais Tecnologia da informação e comunicação Educação tecnológica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contábil Tecnologias digitais Tecnologia da informação e comunicação Educação tecnológica |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra não probabilística de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foram analisadas quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que sejam usadas de forma eficaz e apropriada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-12T20:32:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-12T20:32:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128 |
identifier_str_mv |
LUTIF JÚNIOR, Jorge Assef. Tecnologias digitais da informação e comunicação relacionadas ao aprendizado: um estudo comparativo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Orientador: Dr. Anailson Márcio Gomes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58128/1/Tecnologiasdigitaisinformacao_LutifJunior_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
221a02d0e887d88b137ef42990419284 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117524873019392 |