Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação. |
id |
UFRN_8e30e2bc195812e1e9e745d5163c0f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54751 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, André Magno Gomes dahttps://orcid.org/0009-0006-3188-447Xhttp://lattes.cnpq.br/2400242319613933http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Oliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Batista, Alison PereiraAraújo, Allyson Carvalho deMendes, Diego de SousaDias, Maria Aparecida2023-09-08T20:59:38Z2023-09-08T20:59:38Z2023-07-21SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.This research is a collaborative study with in-service Physical Education teachers. It is continuing education to analyze the forms of appropriation of SEETC-PB Physical Education teachers on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) from media education, during a training course. The intervention took place between September and December 2022. The structuring and organization of the training was divided into three stages: conceptual, practical, and evaluative. The instruments and procedures for gathering information were: (1) diagnostic questionnaires; (2) reflection of the formative meetings; (3) field diary; (4) photographic records and (5) semi-structured interviews, which were used throughout these formative stages. The results and discussions, transcribed in speeches/information/data/ were narrated through reflective narrative. In general, media education proved to be a possible way to include DICT in school contexts, although it still needs more theoretical/methodological investments and even formative policies for the inclusion of DICT in the school environment. The TDIC was seen as ambivalent, highlighting the presence of the smartphone artifact, which was the object of systematization and problematization in the teachers' pedagogical practices. Possible ecological changes in the students' preferences were also observed, both concerning the preference for certain places in the room and the possibilities of moving around. The unpredictability of technologies as a formative movement is highlighted. Finally, continuous in-service training of the type of collaborative investigation with Physical Education teachers stands out as a possible strategy to combine research and training.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAFormação continuada - professoresTecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC)ColaboraçãoMídia-educaçãoNarraçãoFormação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdfapplication/pdf2494337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54751/1/Formacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdfc59723ed622e9747fabea2f27374a398MD51123456789/547512023-09-08 18:00:16.928oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54751Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T21:00:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
title |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação Silva, André Magno Gomes da CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Formação continuada - professores Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) Colaboração Mídia-educação Narração |
title_short |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
title_full |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
title_sort |
Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação |
author |
Silva, André Magno Gomes da |
author_facet |
Silva, André Magno Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0006-3188-447X |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2400242319613933 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Batista, Alison Pereira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Mendes, Diego de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Magno Gomes da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2629-920X |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
contributor_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de Dias, Maria Aparecida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Formação continuada - professores Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) Colaboração Mídia-educação Narração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada - professores Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) Colaboração Mídia-educação Narração |
description |
Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-08T20:59:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-08T20:59:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751 |
identifier_str_mv |
SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54751/1/Formacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c59723ed622e9747fabea2f27374a398 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833006848770048 |