A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257 |
Resumo: | A relação entre música e poesia é antiga e, desde o princípio, harmoniosa. Isso porque toda a sensorialidade que envolve a música também se faz presente no poema ou na narrativa poética, quando abordamos o ritmo, o som e a melodia, elementos constitutivos da melopeia. Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto. |
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Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto.The relation between music and poetry is old and, since the beginning, harmonious. This happens because all the sensoriality that surrounds music it’s also present in the poem or in the poetic narrative, when we approach the rhythm, the sound and the melody, constitutive elements of the merope. In this study, we investigated the merope, highlighting its contribution to the reception of the text by the reader/listener. The research is based on studies on the relation between music, literature, merope; poetic narrative and aesthetic reception. Literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); Music (OLIVEIRA, 2007; SANTANELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017) Merope (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); Poetic narrative (FALEIROS,2007; 1992), Aesthetic reception (JAUSS, 1979), among other authors who approaches the thematic. The methodological approach is a qualitative nature, with recurrence to techniques of two types of research, in this case participant observation, proper to ethnographic research, and the systematic intervention action by the researcher, a technique belonging to action research. The fieldwork involved three stages: participant observation, directed at the interaction between the class and the researcher; planning of the intervention action, carried out from the data constituted in the first stage; and the systematic intervention with the development of seven Reading sessions of poetic narratives. These stages were developed in a class of 5th grade of Elementary School, in a public school in Rio Grande do Norte (RN), during the academic semester of 2017.2. The selected poetic narratives were: “Os músicos de Bremem”, adapted by Ruth Rocha (2004); “Umgaroto chamado Rorbeto” authored by Gabriel o Pensador (2005), “Lampião e Lancelote” by Fernando Vilela (2007). The data constituted in the fieldwork were recorded on vídeo, resultingin the corpus of the research data, composed by seven transcripts, to be analyzed accordingly to the categories: sound, rhythm and melody. In relation to these categories, it will analyze its implications in the process of aesthetic reception of the reader/listener to the text and in the appreciation of oralreading and musicalization strategies, will be analyzed in order to highlight the contribution of merope in the reading activity. As preliminary results, we found that the use of this strategy caused a better attention from readers to the melodic aspect, in their verbal responses during the discussions, as well as the involvement they presented during the oral reading and musicalization of narratives. This data highlights how much the merope affects the reader’s relation with the text.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMelopeiaNarrativa poéticaLeitura musicalizadaA melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMelopeialeituranarrativas_Souza_2020.pdfapplication/pdf2414670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49257/1/Melopeialeituranarrativas_Souza_2020.pdf0f9c5c9d8a5d1a7f37dd9a3ba3d82850MD51123456789/492572022-09-02 17:25:06.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T20:25:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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