A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rayonnara Késsia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257
Resumo: A relação entre música e poesia é antiga e, desde o princípio, harmoniosa. Isso porque toda a sensorialidade que envolve a música também se faz presente no poema ou na narrativa poética, quando abordamos o ritmo, o som e a melodia, elementos constitutivos da melopeia. Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto.
id UFRN_8e5c0d5540b75ba343df34f97412b3e8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49257
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Rayonnara Késsia dehttp://lattes.cnpq.br/1473067310098362http://lattes.cnpq.br/4424220937257634Ferreira, Adir Luizhttp://lattes.cnpq.br/0341824719316863Freitas, Daniela Amaral Silvahttp://lattes.cnpq.br/9759014082994258Soares, Julio RibeiroSampaio, Maria Lucia PessoaFreitas, Alessandra Cardozo de2022-09-02T20:24:20Z2022-09-02T20:24:20Z2020-11-27SOUZA, Rayonnara Késsia de. A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257A relação entre música e poesia é antiga e, desde o princípio, harmoniosa. Isso porque toda a sensorialidade que envolve a música também se faz presente no poema ou na narrativa poética, quando abordamos o ritmo, o som e a melodia, elementos constitutivos da melopeia. Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto.The relation between music and poetry is old and, since the beginning, harmonious. This happens because all the sensoriality that surrounds music it’s also present in the poem or in the poetic narrative, when we approach the rhythm, the sound and the melody, constitutive elements of the merope. In this study, we investigated the merope, highlighting its contribution to the reception of the text by the reader/listener. The research is based on studies on the relation between music, literature, merope; poetic narrative and aesthetic reception. Literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); Music (OLIVEIRA, 2007; SANTANELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017) Merope (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); Poetic narrative (FALEIROS,2007; 1992), Aesthetic reception (JAUSS, 1979), among other authors who approaches the thematic. The methodological approach is a qualitative nature, with recurrence to techniques of two types of research, in this case participant observation, proper to ethnographic research, and the systematic intervention action by the researcher, a technique belonging to action research. The fieldwork involved three stages: participant observation, directed at the interaction between the class and the researcher; planning of the intervention action, carried out from the data constituted in the first stage; and the systematic intervention with the development of seven Reading sessions of poetic narratives. These stages were developed in a class of 5th grade of Elementary School, in a public school in Rio Grande do Norte (RN), during the academic semester of 2017.2. The selected poetic narratives were: “Os músicos de Bremem”, adapted by Ruth Rocha (2004); “Umgaroto chamado Rorbeto” authored by Gabriel o Pensador (2005), “Lampião e Lancelote” by Fernando Vilela (2007). The data constituted in the fieldwork were recorded on vídeo, resultingin the corpus of the research data, composed by seven transcripts, to be analyzed accordingly to the categories: sound, rhythm and melody. In relation to these categories, it will analyze its implications in the process of aesthetic reception of the reader/listener to the text and in the appreciation of oralreading and musicalization strategies, will be analyzed in order to highlight the contribution of merope in the reading activity. As preliminary results, we found that the use of this strategy caused a better attention from readers to the melodic aspect, in their verbal responses during the discussions, as well as the involvement they presented during the oral reading and musicalization of narratives. This data highlights how much the merope affects the reader’s relation with the text.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMelopeiaNarrativa poéticaLeitura musicalizadaA melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMelopeialeituranarrativas_Souza_2020.pdfapplication/pdf2414670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49257/1/Melopeialeituranarrativas_Souza_2020.pdf0f9c5c9d8a5d1a7f37dd9a3ba3d82850MD51123456789/492572022-09-02 17:25:06.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T20:25:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
title A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
spellingShingle A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
Souza, Rayonnara Késsia de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Melopeia
Narrativa poética
Leitura musicalizada
title_short A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
title_full A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
title_fullStr A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
title_full_unstemmed A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
title_sort A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical
author Souza, Rayonnara Késsia de
author_facet Souza, Rayonnara Késsia de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1473067310098362
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4424220937257634
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Freitas, Daniela Amaral Silva
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9759014082994258
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Soares, Julio Ribeiro
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Lucia Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rayonnara Késsia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
contributor_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Melopeia
Narrativa poética
Leitura musicalizada
dc.subject.por.fl_str_mv Melopeia
Narrativa poética
Leitura musicalizada
description A relação entre música e poesia é antiga e, desde o princípio, harmoniosa. Isso porque toda a sensorialidade que envolve a música também se faz presente no poema ou na narrativa poética, quando abordamos o ritmo, o som e a melodia, elementos constitutivos da melopeia. Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T20:24:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T20:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Rayonnara Késsia de. A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257
identifier_str_mv SOUZA, Rayonnara Késsia de. A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49257/1/Melopeialeituranarrativas_Souza_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f9c5c9d8a5d1a7f37dd9a3ba3d82850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833071883550720