MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumgartner, Lucas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Delfini, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043
Resumo: Este estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula.
id UNIVASF-1_1d50bebba2de89c0f65e5bfa9822e6b1
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2043
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEISEducação InfantilMusicalizaçãoMusicalizandoMúsicaEste estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043/1577Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaumgartner, LucasDelfini, Ana Claudia2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2043Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
title MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
spellingShingle MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
Baumgartner, Lucas
Educação Infantil
Musicalização
Musicalizando
Música
title_short MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
title_full MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
title_fullStr MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
title_full_unstemmed MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
title_sort MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
author Baumgartner, Lucas
author_facet Baumgartner, Lucas
Delfini, Ana Claudia
author_role author
author2 Delfini, Ana Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumgartner, Lucas
Delfini, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Musicalização
Musicalizando
Música
topic Educação Infantil
Musicalização
Musicalizando
Música
description Este estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486952550400