MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043 |
Resumo: | Este estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula. |
id |
UNIVASF-1_1d50bebba2de89c0f65e5bfa9822e6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2043 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEISEducação InfantilMusicalizaçãoMusicalizandoMúsicaEste estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043/1577Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaumgartner, LucasDelfini, Ana Claudia2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2043Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
title |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
spellingShingle |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS Baumgartner, Lucas Educação Infantil Musicalização Musicalizando Música |
title_short |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
title_full |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
title_fullStr |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
title_full_unstemmed |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
title_sort |
MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS |
author |
Baumgartner, Lucas |
author_facet |
Baumgartner, Lucas Delfini, Ana Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Delfini, Ana Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baumgartner, Lucas Delfini, Ana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Musicalização Musicalizando Música |
topic |
Educação Infantil Musicalização Musicalizando Música |
description |
Este estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043/1577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486952550400 |