Aikido como educação do corpo em espaços educacionais
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57391 |
Resumo: | Na tese é defendido o argumento do Aikido como educação do corpo. Essa tese é inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros. Esse argumento parte de uma leitura compreensiva sobre a história e a filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, e na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial. Em continuidade, tem-se nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento expressando os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. |
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Domingos Júnior, Moaldecir Freirehttps://orcid.org/0000-0002-2789-2737http://lattes.cnpq.br/9147718059213861http://lattes.cnpq.br/9283008377235258Araújo, Allyson Carvalho dehttps://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Santos, Antônio de Pádua dosSilva, Maria Eleni Henrique daSoares, Marta GenúMelo, José Pereira de2024-01-23T17:44:29Z2024-01-23T17:44:29Z2023-02-28DOMINGOS JÚNIOR, Moaldecir Freire. Aikido como educação do corpo em espaços educacionais. Orientador: Dr José Pereira de Melo. 2023. 151f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57391Na tese é defendido o argumento do Aikido como educação do corpo. Essa tese é inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros. Esse argumento parte de uma leitura compreensiva sobre a história e a filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, e na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial. Em continuidade, tem-se nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento expressando os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty.The thesis defends the argument of Aikido as body education, inspired by the philosophy of Merleau-Ponty, which emerges from the perception of the body in movement in the world, with itself and with others, having a comprehensive reading of the history and philosophy of Aikido, the lived experiences with this martial art in its virtues, in the tension between discipline and the freedom to learn its martial repertoire, and in the pedagogical practices as a Physical Education teacher and beginner Aikido instructor as a way of educational experience, pointing paths and ontological, epistemological and pedagogical horizons in a sensitive education. The experiences lived with body awareness during initial training and later with Aikido impacted me profoundly, that's why we assume the experience of the body in movement expressing the subjective aspects of being a body. In this movement, we ask: What is the understanding of education, body and movement in the philosophy of Aikido? Thus, we outline the following research objectives: a) contextualize the philosophical and historical aspects of Aikido and its relationship with education as understanding; b) describe a perception of the body in movement in Aikido as a process of incorporating virtues; c) narrate lived-experiences arising from the body in movement in Aikido in the tension about discipline and freedom; d) report on educational experiences with Aikido and the content of struggles at school, pointing out ontological, epistemological and pedagogical horizons of a sensitive education inspired by Aikido and Merleau-Ponty. Therefore, the phenomenology is our epistemic, ontological and methodological’s approuch, where the description of the livedworld, the phenomenological reduction and intentionality are moments of the same movement, in other words, as I carry out each description, it is because I carry out the phenomenological reduction, and at each decision I am within the scope of intentionality, projecting myself along a path, a significant pole where the noetic and noematic poles are immersed, occupying empty spaces, that is, the phenomenological method is the flow of thought perceiving itself even in this movement, knowing that it is an incomplete movement, because with each empty space occupied, other spaces open up. It is worth highlighting that these notions are not fragmented moments, but are variations of a single instant, of an experience. The thesis is structured in four sections, where the first section situates and contextualizes the philosophical and historical aspects of Aikido and the relationship with education as understanding; then, I discuss the process of incorporating the virtues, highlighting experiences as a student of this martial art; later, I reflect on the tension between discipline and freedom in Aikido and present Merleau-Ponty's perspective of the body as a work of art and, at the last moment, I present the reports of three educational experiences with Aikido and the content struggles in school, pointing out ontological, epistemological and pedagogical horizons of a sensitive education inspired by Aikido and Merleau-Ponty.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação do corpoAikidoEducação sensívelAikido como educação do corpo em espaços educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAikidoeducacaocorpo_DomingosJunior_2023.pdfapplication/pdf4258136https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57391/1/Aikidoeducacaocorpo_DomingosJunior_2023.pdfeb82229830b423b3732429cefaa85bd9MD51123456789/573912024-01-23 14:45:09.956oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57391Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T17:45:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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