Trabalho, Educação e Serviço Social: as interfaces da precarização no trabalho do professor substituto no Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniele Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47033
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar as particularidades do trabalho do docente substituto no âmbito dos cursos de graduação presenciais em Serviço Social nas universidades federais do Nordeste brasileiro, levando em consideração o contexto de mudanças empreendidas pelas políticas educacionais propostas pelos ajustes neoliberais que vêm ampliando o processo de precarização e intensificação do trabalho docente. Para tanto, buscamos conhecer as condições de trabalho e as particularidades desta modalidade de contratação laboral em três universidades públicas federais do Nordeste: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A escolha do Nordeste se justifica considerando nossa inserção na realidade nordestina, na qual exercemos a função de docente substituta e na qual, atualmente, nos encontramos na condição de discente de pós-graduação. Utilizamos como critério para definição da amostra das universidades a existência de curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social com mestrado e doutorado que, no Nordeste, são nessas três universidades. A escolha do critério da existência de pós-graduação com mestrado e doutorado, se deu para nos possibilitar analisar como a precarização dos vínculos empregatícios dos docentes impactam a formação não só na graduação em Serviço Social, mas também na pós-graduação. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, enquanto método e teoria, a pesquisa realizada é de caráter qualitativo e pretende demonstrar a intrínseca relação entre o trabalho, a reprodução social e o complexo social da educação, a partir dos pressupostos marxianos e lukacsianos para a análise da gênese ontológica e da função social do complexo educativo, bem como os limites que este apresenta nos marcos da sociabilidade do capital, analisando as particularidades da sociedade brasileira e da região Nordeste na atual conjuntura. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi planejada a partir do aporte das produções teóricas, preparando-se antecipadamente o instrumento de coleta de dados empíricos, que contemplou, inicialmente, indicadores que viabilizaram a investigação das problemáticas previstas no projeto de pesquisa. Na execução dessa pesquisa levamos em consideração também o contexto de pandemia da COVID-19, vivenciada em esfera mundial, durante todo o ano de 2020, o qual tem requisitado dos docentes uma nova configuração do seu processo de trabalho, via ensino remoto emergencial. A pesquisa bibliográfica, documental e de campo nos mostrou que o trabalho docente tem se constituído como parte integrante das estratégias mercadológicas do capital de prevalência do privado sobre o público. Nesse contexto, o trabalho do professor substituto nos cursos de Serviço Social em 3 universidades do Nordeste brasileiro tem como principais tendências: jornada de trabalho restrita a ministração das atividades de ensino; jornada de trabalho, em sua maioria, de 40 horas semanais e com muitas disciplinas - inviabilizando, portanto, a participação destes docentes nas atividades de pesquisa e extensão e consequentemente promovendo a fragilização do tripé da formação ensino, pesquisa e extensão; falta de autonomia na escolha das disciplinas; lotação em disciplinas com temáticas distintas; falta de suporte pedagógico, falta de infra-estrutura; sobrecarga de disciplinas e de trabalho; instabilidade do contrato e a incerteza do futuro. Estes elementos identificados na pesquisa fazem parte, portanto, dos processos de intensificação e precarização do trabalho oriundos das transformações do mundo do trabalho e da reestruturação produtiva que têm atingido o cenário brasileiro, principalmente a partir dos anos 1990, quando se instala a ofensiva neoliberal, trazendo sérios efeitos não só para o processo de trabalho docente, mas para a qualidade da formação profissional em Serviço Social.
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Tese (Doutorado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47033Esta tese tem como objetivo investigar as particularidades do trabalho do docente substituto no âmbito dos cursos de graduação presenciais em Serviço Social nas universidades federais do Nordeste brasileiro, levando em consideração o contexto de mudanças empreendidas pelas políticas educacionais propostas pelos ajustes neoliberais que vêm ampliando o processo de precarização e intensificação do trabalho docente. Para tanto, buscamos conhecer as condições de trabalho e as particularidades desta modalidade de contratação laboral em três universidades públicas federais do Nordeste: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A escolha do Nordeste se justifica considerando nossa inserção na realidade nordestina, na qual exercemos a função de docente substituta e na qual, atualmente, nos encontramos na condição de discente de pós-graduação. Utilizamos como critério para definição da amostra das universidades a existência de curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social com mestrado e doutorado que, no Nordeste, são nessas três universidades. A escolha do critério da existência de pós-graduação com mestrado e doutorado, se deu para nos possibilitar analisar como a precarização dos vínculos empregatícios dos docentes impactam a formação não só na graduação em Serviço Social, mas também na pós-graduação. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, enquanto método e teoria, a pesquisa realizada é de caráter qualitativo e pretende demonstrar a intrínseca relação entre o trabalho, a reprodução social e o complexo social da educação, a partir dos pressupostos marxianos e lukacsianos para a análise da gênese ontológica e da função social do complexo educativo, bem como os limites que este apresenta nos marcos da sociabilidade do capital, analisando as particularidades da sociedade brasileira e da região Nordeste na atual conjuntura. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi planejada a partir do aporte das produções teóricas, preparando-se antecipadamente o instrumento de coleta de dados empíricos, que contemplou, inicialmente, indicadores que viabilizaram a investigação das problemáticas previstas no projeto de pesquisa. Na execução dessa pesquisa levamos em consideração também o contexto de pandemia da COVID-19, vivenciada em esfera mundial, durante todo o ano de 2020, o qual tem requisitado dos docentes uma nova configuração do seu processo de trabalho, via ensino remoto emergencial. A pesquisa bibliográfica, documental e de campo nos mostrou que o trabalho docente tem se constituído como parte integrante das estratégias mercadológicas do capital de prevalência do privado sobre o público. Nesse contexto, o trabalho do professor substituto nos cursos de Serviço Social em 3 universidades do Nordeste brasileiro tem como principais tendências: jornada de trabalho restrita a ministração das atividades de ensino; jornada de trabalho, em sua maioria, de 40 horas semanais e com muitas disciplinas - inviabilizando, portanto, a participação destes docentes nas atividades de pesquisa e extensão e consequentemente promovendo a fragilização do tripé da formação ensino, pesquisa e extensão; falta de autonomia na escolha das disciplinas; lotação em disciplinas com temáticas distintas; falta de suporte pedagógico, falta de infra-estrutura; sobrecarga de disciplinas e de trabalho; instabilidade do contrato e a incerteza do futuro. Estes elementos identificados na pesquisa fazem parte, portanto, dos processos de intensificação e precarização do trabalho oriundos das transformações do mundo do trabalho e da reestruturação produtiva que têm atingido o cenário brasileiro, principalmente a partir dos anos 1990, quando se instala a ofensiva neoliberal, trazendo sérios efeitos não só para o processo de trabalho docente, mas para a qualidade da formação profissional em Serviço Social.This thesis aims to investigate the particularities of the substitute professor's work in the context of face-to-face graduate courses in Social Work at federal universities in Northeast Brazil, taking into account the context of changes undertaken by educational policies proposed by neoliberal adjustments that it has enlarged the process of precariousness and intensification of teaching work. To this end, we seek to know the working conditions and the particularities of this type of employment contract in three federal public universities in the northeast: Federal University of Alagoas (UFAL), Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and Federal University of Pernambuco (UFPE). The choice of the Northeast is justified considering our insertion in the Northeastern reality, in which we exercise the function of substitute teacher and in which, currently, we are in the condition of graduate student. We used as a criterion to define the sample of the universities the existence of undergraduate and graduate courses in Social Work with master's and doctorate degrees, which, in the Northeast, are in these three universities. The choice of the criterion for the existence of a postgraduate degree with a master's and doctoral degree was given to enable us to analyze how the precariousness of the professors' employment bonds impact the training not only in the undergraduate course in Social Work, but also in graduate school. Based on historical-dialectical materialism, as a method and theory, the research is of qualitative nature and aims to demonstrate the intrinsic relationship between work, social reproduction and the social complex of education, based on the Marxian and Lukacsian assumptions for the analysis of ontological genesis and the social function of the educational complex, as well as the limits it presents within the sociability of capital, analyzing the particularities of Brazilian society in the current conjuncture. To achieve the research objectives, the methodological procedures of bibliographic research, documentary research and field research were used. The field research was planned from the input of theoretical productions, preparing in advance the instrument for collecting empirical data, which included indicators that made possible an investigation of the problems foreseen in the research project. In carrying out this research, we also took into account the context of the pandemic of COVID-19, experienced worldwide, throughout the year 2020, which has required teachers a new configuration of their work process, via emergency remote teaching. The bibliographic, documentary and field research showed us that the teaching work has been constituted as an integral part of the marketing strategies with prevailing capital of the private over the public. In this context, the main tendencies of the substitute professor labor in Social Work courses, at 3 universities in Northeast Brazil, has the following main trends: working hours restricted to the teaching activities in the classroom; working hours, mostly of 40 hours per week and with many disciplines - making it impossible, therefore, to participate in these teachers in research and extension activities and consequently promoting the weakening of the tripod of education, research and extension; lack of autonomy in choosing subjects; designation in disciplines with different themes; lack of pedagogical support, lack of infrastructure; overload of disciplines and work; contract instability and the uncertainty of the future. These elements identified in the research are, therefore, part of the intensification and precarious work processes arising from the transformations in the world of work and the production restructuring that have been successful in the Brazilian scenario, especially since the 1990s, when the neoliberal offensive was installed, bringing serious effects not only to the teaching work process, but to the quality of professional training in Social Work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilTrabalhoProfessor substitutoServiço SocialPrecarizaçãoUniversidadeTrabalho, Educação e Serviço Social: as interfaces da precarização no trabalho do professor substituto no Nordeste brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrabalhoEducacaoServico_Lima_2021.pdfapplication/pdf2446401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47033/1/TrabalhoEducacaoServico_Lima_2021.pdf0ac04263a80e856964d7a9ae0bc375d7MD51123456789/470332022-04-20 20:12:06.22oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T23:12:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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