O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Patrício Júnior da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54821
Resumo: O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionário avaliativo – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.
id UFRN_90121ecc92dcf5825512253494d5886e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54821
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Xavier, Patrício Júnior da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0521823587641538http://lattes.cnpq.br/1363896566076787Surdi, Aguinaldo CesarFonseca, Rubiane GiovaniAraújo, Bruno Medeiros Roldão deSilva, Priscilla Pinto Costa da2023-09-13T20:07:07Z2023-09-13T20:07:07Z2023-06-09XAVIER, Patrício Júnior da Silva. O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio. Orientador: Priscila Pinto Costa da Silva. 2023. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54821O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionário avaliativo – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.The present work addressed football as its theme, with the general objective – to develop and evaluate a class proposal (didactic unit) with football content, from the critical-emancipatory conception, in Physical Education classes in high school. And it had the following specific objectives: 1- to develop football content in a didactic unit, based on the critical-emancipatory conception, in high school Physical Education classes; 2- to evaluate the soccer content in a didactic unit, from the criticalemancipatory conception, in Physical Education classes in high school; 3- point out the limits and possibilities of a didactic unit about soccer, based on the criticalemancipatory conception, in Physical Education classes in high school. For that, a participant research was carried out, using the descriptive qualitative method as a methodological option. The students of the 1st year of high school, from Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, located in the municipality of Boa Saúde/RN - Brazil, took part in this research, in the morning period, this class being composed of 35 students regularly enrolled. The instruments for data collection were: field diary and questionnaire. In this way, the data were presented based on the analysis and interpretation of the data, as well as discussed with the consulted theoretical reference, to dialogue with the information obtained, so that, in this way, the limits and possibilities of the proposal with the unit could be pointed out. didactics, as well as ways for more studies to emerge and contribute to new works on the subject. With that, through the analysis of the results (evaluative questionnaire – diagnosis and final –, and pedagogical intervention), it was verified in the didactic unit about soccer, from the Critical-Emancipatory Conception, a significant evolution in student learning, whether from the quantitative point of view, whether from the qualitative point of view, giving these senses and meanings.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAFutebolEducação física escolarConcepção crítico-emancipatóriaO futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médioSchool football: an approach based on the critical-emancipatory conception, in high school physical education classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFutebolescolaabordagem_Xavier_2023.pdfapplication/pdf5555651https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54821/1/Futebolescolaabordagem_Xavier_2023.pdfce175d46a30b32eb782455109b3cc1ccMD51123456789/548212023-09-13 17:07:58.07oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54821Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-13T20:07:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv School football: an approach based on the critical-emancipatory conception, in high school physical education classes
title O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
spellingShingle O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
Xavier, Patrício Júnior da Silva
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Futebol
Educação física escolar
Concepção crítico-emancipatória
title_short O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
title_full O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
title_fullStr O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
title_full_unstemmed O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
title_sort O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
author Xavier, Patrício Júnior da Silva
author_facet Xavier, Patrício Júnior da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0521823587641538
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1363896566076787
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Rubiane Giovani
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo, Bruno Medeiros Roldão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Patrício Júnior da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
contributor_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Futebol
Educação física escolar
Concepção crítico-emancipatória
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Educação física escolar
Concepção crítico-emancipatória
description O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionário avaliativo – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T20:07:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T20:07:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Patrício Júnior da Silva. O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio. Orientador: Priscila Pinto Costa da Silva. 2023. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54821
identifier_str_mv XAVIER, Patrício Júnior da Silva. O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio. Orientador: Priscila Pinto Costa da Silva. 2023. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54821/1/Futebolescolaabordagem_Xavier_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce175d46a30b32eb782455109b3cc1cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832834491187200