Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE como estratégia de avaliação e responsabilização : evidências em escolas estaduais de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isaias Júlio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49157
Resumo: Este texto é o produto final de uma investigação centrada na análise do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE, com foco na regulação da prática docente em escolas estaduais de ensino médio desse estado, realizada entre fevereiro de 2018 e junho de 2020. A investigação tem como objetivo analisar a avaliação externa em larga escala como estratégia de política educacional, nos últimos trinta anos. Esta política, conforme Castro (2011), tem sido orientada pela nova gestão pública, gerencial, que imprime controle sobre os agentes escolares, e, portanto, responsabilização educacional pelo êxito e/ou pelo fracasso escolar. Como metodologia adota a abordagem histórico-crítica baseada em Gasparin (2005) e Saviani (2005); e a análise do discurso, com o filósofo francês Michel Pêcheux (1975) e, Orlandi (2012); como teoria e metodologia associa-se à abordagem sócio-histórica, traduz o discurso como processo que articula a língua e a história sinalizando a historicidade atribuída ao discurso dos sujeitos, que nem sempre é transparente, senão é carregado por ilusões sobre a realidade, ou seja, pela ideologia. Por se tratar de pesquisa sobre uma política pública em educação, apoia-se nas abordagens teóricas de Figueiredo e Figueiredo (1986), Souza (2006), Frey (2000), Ball e Bowe (1992) e Manairdes (2006). Adota como procedimentos, pesquisa documental, apoiada em Cellard (2008), associada à pesquisa de campo, segundo Brandão (2000). O campo empírico é formado por três escolas públicas estaduais de ensino médio da região central de Abreu e Lima/PE, sobre a quais identifica-se e analisam-se estratégias do SAEPE na dinâmica que se imprimiu à política em âmbito escolar. Na análise das proposições desse sistema, conforme o objetivo da pesquisa, questiona-se se sua dinâmica induz à uniformização dos processos de ensino e aprendizagem para alcançar o que pretendem as avaliações externas em larga escala, ainda que estas não dialoguem com a matriz curricular do estado de Pernambuco para as unidades escolares de ensino médio. As reflexões sobre documentos, experiências pessoais e profissionais do pesquisador e dos demais sujeitos da pesquisa, amparadas pelo aporte teórico e metodológico acenam conclusões de ter-se, na dinâmica do SAEPE, a meritocracia reconhecida por meio de bônus e sanções atribuídas ao desempenho dos profissionais da educação. Essa finalidade se associa, exclusivamente, aos índices e aos resultados da avaliação de apenas duas disciplinas do currículo. Por isso, desabona o conceito pleno de currículo que envolve todas as áreas do conhecimento, vivências e experiências dos estudantes. Nesse sentido, o discurso dos sujeitos traz indícios de interferência da política governamental no trabalho docente que pode induzir à uniformização dos processos de ensino e aprendizagem, pois, não dialoga com a matriz curricular da Secretaria Estadual de Pernambuco. Assim, o SAEPE como política educacional, é sugestivo de mudança discursiva nos padrões da ação educacional, mas, não representa contribuição efetiva para a elevação da qualidade da educação, no que se refere à práxis educativa nas escolas estaduais de ensino médio em evidência.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49157Este texto é o produto final de uma investigação centrada na análise do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE, com foco na regulação da prática docente em escolas estaduais de ensino médio desse estado, realizada entre fevereiro de 2018 e junho de 2020. A investigação tem como objetivo analisar a avaliação externa em larga escala como estratégia de política educacional, nos últimos trinta anos. Esta política, conforme Castro (2011), tem sido orientada pela nova gestão pública, gerencial, que imprime controle sobre os agentes escolares, e, portanto, responsabilização educacional pelo êxito e/ou pelo fracasso escolar. Como metodologia adota a abordagem histórico-crítica baseada em Gasparin (2005) e Saviani (2005); e a análise do discurso, com o filósofo francês Michel Pêcheux (1975) e, Orlandi (2012); como teoria e metodologia associa-se à abordagem sócio-histórica, traduz o discurso como processo que articula a língua e a história sinalizando a historicidade atribuída ao discurso dos sujeitos, que nem sempre é transparente, senão é carregado por ilusões sobre a realidade, ou seja, pela ideologia. Por se tratar de pesquisa sobre uma política pública em educação, apoia-se nas abordagens teóricas de Figueiredo e Figueiredo (1986), Souza (2006), Frey (2000), Ball e Bowe (1992) e Manairdes (2006). Adota como procedimentos, pesquisa documental, apoiada em Cellard (2008), associada à pesquisa de campo, segundo Brandão (2000). O campo empírico é formado por três escolas públicas estaduais de ensino médio da região central de Abreu e Lima/PE, sobre a quais identifica-se e analisam-se estratégias do SAEPE na dinâmica que se imprimiu à política em âmbito escolar. Na análise das proposições desse sistema, conforme o objetivo da pesquisa, questiona-se se sua dinâmica induz à uniformização dos processos de ensino e aprendizagem para alcançar o que pretendem as avaliações externas em larga escala, ainda que estas não dialoguem com a matriz curricular do estado de Pernambuco para as unidades escolares de ensino médio. As reflexões sobre documentos, experiências pessoais e profissionais do pesquisador e dos demais sujeitos da pesquisa, amparadas pelo aporte teórico e metodológico acenam conclusões de ter-se, na dinâmica do SAEPE, a meritocracia reconhecida por meio de bônus e sanções atribuídas ao desempenho dos profissionais da educação. Essa finalidade se associa, exclusivamente, aos índices e aos resultados da avaliação de apenas duas disciplinas do currículo. Por isso, desabona o conceito pleno de currículo que envolve todas as áreas do conhecimento, vivências e experiências dos estudantes. Nesse sentido, o discurso dos sujeitos traz indícios de interferência da política governamental no trabalho docente que pode induzir à uniformização dos processos de ensino e aprendizagem, pois, não dialoga com a matriz curricular da Secretaria Estadual de Pernambuco. Assim, o SAEPE como política educacional, é sugestivo de mudança discursiva nos padrões da ação educacional, mas, não representa contribuição efetiva para a elevação da qualidade da educação, no que se refere à práxis educativa nas escolas estaduais de ensino médio em evidência.This text is the final product of an investigation focused on the analysis of the Educational Assessment System of Pernambuco - SAEPE, focusing on the regulation of teaching practice in state high schools in that state, carried out between February 2018 and June 2020. The investigation aims to analyze largescale external evaluation as an educational policy strategy in the last thirty years. This policy, according to Castro (2011), has been guided by the new public, managerial management, which imposes control over school agents, and, therefore, educational accountability for school success and/or failure. As a methodology, it adopts the historical-critical approach based on Gasparin (2005) and Saviani (2005); and discourse analysis, with the French philosopher Michel Pêcheux (1975) and Orlandi (2012); as theory and methodology is associated with the socio-historical approach, it translates discourse as a process that articulates language and history, signaling the historicity attributed to the subjects' discourse, which is not always transparent, otherwise it is carried by illusions about reality, or namely, by ideology. As this is a research on public policy in education, it is based on the theoretical approaches of Figueiredo and Figueiredo (1986), Souza (2006), Frey (2000), Ball and Bowe (1992) and Manairdes (2006). It adopts as procedures, documental research, supported by Cellard (2008), associated with field research, according to Brandão (2000). The empirical field is formed by three state public high schools in the central region of Abreu e Lima/PE, on which SAEPE strategies are identified and analyzed in the dynamics that were imprinted on school policy. In the analysis of the propositions of this system, according to the objective of the research, it is questioned whether its dynamics induces the standardization of the teaching and learning processes to achieve what large-scale external evaluations intend, even if these do not dialogue with the curriculum of the state of Pernambuco for high school units. Reflections on documents, personal and professional experiences of the researcher and the other research subjects, supported by the theoretical and methodological support, point to conclusions of having, in the dynamics of SAEPE, meritocracy recognized through bonuses and sanctions attributed to the performance of professionals of education. This purpose is exclusively associated with the indices and evaluation results of only two subjects in the curriculum. Therefore, it discredits the full concept of curriculum that involves all areas of knowledge, experiences and experiences of students. In this sense, the subjects' discourse brings evidence of government policy interference in teaching work that can lead to the uniformization of teaching and learning processes, as it does not dialogue with the curricular matrix of the Pernambuco State Department. Thus, the SAEPE as an educational policy is suggestive of a discursive change in the patterns of educational action, but it does not represent an effective contribution to raising the quality of education, with regard to educational praxis in state high schools in evidence.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação educacionalSistema de Avaliação Educacional de PernambucoResponsabilização educacionalResponsabilizaçãoNeoliberalismoGerencialismoSistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE como estratégia de avaliação e responsabilização : evidências em escolas estaduais de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSistemaAvaliacaoEducacional_Oliveira_2021.pdfapplication/pdf1714900https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49157/1/SistemaAvaliacaoEducacional_Oliveira_2021.pdfd62baba82a95caf312236d877dd93dd6MD51123456789/491572022-08-16 17:22:14.156oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49157Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-16T20:22:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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