Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, Diana Gomes da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Andrea Baptista de, Costa, Marcio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845
Resumo: Este artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar.
id FCC-2_8e8fc753dcd624c81819fd7b9ff11aa3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2845
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilizaçãoAVALIAÇÃO EDUCACIONAL • CURRÍCULO •RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAREste artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar.Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/284510.18222/eae255720142845Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-2551984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845/2707Cerdeira, Diana Gomes da SilvaAlmeida, Andrea Baptista deCosta, Marcio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T13:43:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2845Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T13:43:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
title Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
spellingShingle Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
Cerdeira, Diana Gomes da Silva
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL • CURRÍCULO •RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
title_short Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
title_full Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
title_fullStr Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
title_full_unstemmed Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
title_sort Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
author Cerdeira, Diana Gomes da Silva
author_facet Cerdeira, Diana Gomes da Silva
Almeida, Andrea Baptista de
Costa, Marcio da
author_role author
author2 Almeida, Andrea Baptista de
Costa, Marcio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdeira, Diana Gomes da Silva
Almeida, Andrea Baptista de
Costa, Marcio da
dc.subject.por.fl_str_mv AVALIAÇÃO EDUCACIONAL • CURRÍCULO •RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
topic AVALIAÇÃO EDUCACIONAL • CURRÍCULO •RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
description Este artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845
10.18222/eae255720142845
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845
identifier_str_mv 10.18222/eae255720142845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845/2707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421936218112