Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22408 |
Resumo: | Esse estudo se propõe a investigar o papel da literatura no desenvolvimento e na educação infantil considerando às concepções de crianças nesse processo. Sua relevância consiste na possibilidade de perceber os pensamentos e construções sócio-culturais das crianças enquanto sujeitos que vivenciam a prática literária na escola. Respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa, onde a pesquisa assumiu as características do tipo exploratório e se desenvolveu em duas etapas: estudos teóricos e empíricos através de entrevistas com crianças de cinco anos em uma instituição de Educação Infantil com práticas sistemáticas de leitura literária do município de Natal-RN. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006; 2010); Bettelheim (1980); Coelho (1987); Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008); Kramer (2008), Cruz (2008). As análises das observações e entrevistas mostram uma ampla compreensão das crianças acerca do papel/função da literatura, o que reafirma a perspectiva de que a criança é capaz de criar e produzir uma nova cultura a partir de sua visão. |
id |
UFRN_9083379d72d18050f3d2fe490b08a005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22408 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Simone Leite da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2143967032796869http://lattes.cnpq.br/7415412765980423Naschold, Angela Maria Chuvashttp://lattes.cnpq.br/8840903885852886Carvalho, Ana Maria Sá dehttp://lattes.cnpq.br/7207255834466533Amarilha, Marly2017-03-22T23:42:16Z2017-03-22T23:42:16Z2012-09-27PEIXOTO, Simone Leite da Silva. Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças. 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22408Esse estudo se propõe a investigar o papel da literatura no desenvolvimento e na educação infantil considerando às concepções de crianças nesse processo. Sua relevância consiste na possibilidade de perceber os pensamentos e construções sócio-culturais das crianças enquanto sujeitos que vivenciam a prática literária na escola. Respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa, onde a pesquisa assumiu as características do tipo exploratório e se desenvolveu em duas etapas: estudos teóricos e empíricos através de entrevistas com crianças de cinco anos em uma instituição de Educação Infantil com práticas sistemáticas de leitura literária do município de Natal-RN. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006; 2010); Bettelheim (1980); Coelho (1987); Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008); Kramer (2008), Cruz (2008). As análises das observações e entrevistas mostram uma ampla compreensão das crianças acerca do papel/função da literatura, o que reafirma a perspectiva de que a criança é capaz de criar e produzir uma nova cultura a partir de sua visão.This study has the purpose to investigate the literature development as a role in early childhood education, considering the children’s conception in the progress. Its relevance consists in the ability to perceive the child’s thoughts and social-cultural who experience the literary practice in school. Draws upon qualitative methodological approach, where the research took on the characteristics of exploratory and developed in two steps: theoretical and empirical studies through interviews with children of five years at an institution of kindergarten with systematic practices of literary reading in the city of Natal- RN. Data analysis was performed by a content analysis on thematic, proposed by Bardin (2011) and description of the steps of action-research. As a theoretical framework we adopted Amarilha (2006; 2010), Bettelheim (1980), Coelho (1987), Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008), Kramer (2008), Cruz (2008). The observation’s analyses and interviews show a broad understanding of children regarding the role of literature, which reinforce the child’s perspective of being capable to create and produce a new culture from her point of view.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoLiteraturaInfânciaConcepções de criançasLiteratura e infância: ouvindo e dando voz as criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdfSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdfapplication/pdf12611488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/1/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdff16b1834255e1875f310c64ad2c587b2MD51TEXTSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.txtSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191123https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/4/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.txt426a527abc28ff140829aa61e5435c45MD54THUMBNAILSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.jpgSimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2008https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/5/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.jpg802bb34d80cc7cb3091e384d92fd1292MD55123456789/224082017-11-03 22:02:18.298oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:02:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
title |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
spellingShingle |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças Peixoto, Simone Leite da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Literatura Infância Concepções de crianças |
title_short |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
title_full |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
title_fullStr |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
title_full_unstemmed |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
title_sort |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
author |
Peixoto, Simone Leite da Silva |
author_facet |
Peixoto, Simone Leite da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2143967032796869 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7415412765980423 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Naschold, Angela Maria Chuvas |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8840903885852886 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Maria Sá de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7207255834466533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Simone Leite da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amarilha, Marly |
contributor_str_mv |
Amarilha, Marly |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Literatura Infância Concepções de crianças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literatura Infância Concepções de crianças |
description |
Esse estudo se propõe a investigar o papel da literatura no desenvolvimento e na educação infantil considerando às concepções de crianças nesse processo. Sua relevância consiste na possibilidade de perceber os pensamentos e construções sócio-culturais das crianças enquanto sujeitos que vivenciam a prática literária na escola. Respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa, onde a pesquisa assumiu as características do tipo exploratório e se desenvolveu em duas etapas: estudos teóricos e empíricos através de entrevistas com crianças de cinco anos em uma instituição de Educação Infantil com práticas sistemáticas de leitura literária do município de Natal-RN. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006; 2010); Bettelheim (1980); Coelho (1987); Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008); Kramer (2008), Cruz (2008). As análises das observações e entrevistas mostram uma ampla compreensão das crianças acerca do papel/função da literatura, o que reafirma a perspectiva de que a criança é capaz de criar e produzir uma nova cultura a partir de sua visão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-22T23:42:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-22T23:42:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEIXOTO, Simone Leite da Silva. Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças. 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22408 |
identifier_str_mv |
PEIXOTO, Simone Leite da Silva. Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças. 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/1/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/4/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22408/5/SimoneLeiteDaSilvaPeixoto_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f16b1834255e1875f310c64ad2c587b2 426a527abc28ff140829aa61e5435c45 802bb34d80cc7cb3091e384d92fd1292 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117601715814400 |