Teleintervenção guiada por videofeedback à famílias de crianças com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57307
Resumo: INTRODUÇÃO: Protocolos terapêuticos que otimizem os resultados de desenvolvimento na população infantil com deficiência auditiva ainda carecem de evidências. O videofeedback é um procedimento com tecnologia de baixo custo, de fácil acesso e que pode aprimorar a comunicação entre a família e a criança, com impactos para seu desenvolvimento. Seu emprego por meio da Telefonoaudiologia pode transformar a oferta de terapias especializadas nesta população. OBJETIVO: Analisar a efetividade de um programa de intervenção remoto com videofeedback para a melhoria da interação entre famílias e suas crianças com deficiência auditiva. MÉTODO: Estudo de intervenção com amostra de conveniência, cego, com 12 famílias usuárias de um serviço de saúde auditiva, divididas em grupos controle e experimental. As famílias e crianças foram caracterizadas por meio de dados secundários de prontuários e de questionários e avaliações clínicas. As variáveis analisadas nos momentos pré e pós foram aquelas referentes à avaliação da interação da famíliacriança, registrada em vídeo e da autoeficácia familiar, especialmente para situações de comunicação com a criança. O programa de intervenção por meio de teleconsulta contou com 10 sessões, de forma intensiva, sequencial. Anterior ao estudo principal foi realizado um estudo piloto de caso único para a calibração dos procedimentos da pesquisa, apresentado como Artigo 1. RESULTADOS: No estudo piloto (Artigo 1) observou-se mudança confiável e significância clínica para os comportamentos da mãe e mudança confiável para os comportamentos de linguagem receptiva e expressiva da criança, indicando o potencial do modelo proposto. No estudo de intervenção (Artigo 2) foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção (p <0,05) na comunicação entre família e criança e na autoeficácia das famílias. Dentre as variáveis destacadas na interação família-criança (avaliação geral da competência comunicativa do cuidador, interação sintonizada, intrusividade, solução de quebras na comunicação e expansão sintática) constatou-se mudança clínica confiável das famílias do grupo experimental em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: Há efetividade na intervenção guiada por videofeedback mediada pela Telefonoaudiologia, destacando-se a melhoria das interações entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, assim como da autoeficácia familiar e o potencial desta ferramenta para a otimização de resultados em programas clínicos de reabilitação auditiva infantil.
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O videofeedback é um procedimento com tecnologia de baixo custo, de fácil acesso e que pode aprimorar a comunicação entre a família e a criança, com impactos para seu desenvolvimento. Seu emprego por meio da Telefonoaudiologia pode transformar a oferta de terapias especializadas nesta população. OBJETIVO: Analisar a efetividade de um programa de intervenção remoto com videofeedback para a melhoria da interação entre famílias e suas crianças com deficiência auditiva. MÉTODO: Estudo de intervenção com amostra de conveniência, cego, com 12 famílias usuárias de um serviço de saúde auditiva, divididas em grupos controle e experimental. As famílias e crianças foram caracterizadas por meio de dados secundários de prontuários e de questionários e avaliações clínicas. As variáveis analisadas nos momentos pré e pós foram aquelas referentes à avaliação da interação da famíliacriança, registrada em vídeo e da autoeficácia familiar, especialmente para situações de comunicação com a criança. O programa de intervenção por meio de teleconsulta contou com 10 sessões, de forma intensiva, sequencial. Anterior ao estudo principal foi realizado um estudo piloto de caso único para a calibração dos procedimentos da pesquisa, apresentado como Artigo 1. RESULTADOS: No estudo piloto (Artigo 1) observou-se mudança confiável e significância clínica para os comportamentos da mãe e mudança confiável para os comportamentos de linguagem receptiva e expressiva da criança, indicando o potencial do modelo proposto. No estudo de intervenção (Artigo 2) foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção (p <0,05) na comunicação entre família e criança e na autoeficácia das famílias. Dentre as variáveis destacadas na interação família-criança (avaliação geral da competência comunicativa do cuidador, interação sintonizada, intrusividade, solução de quebras na comunicação e expansão sintática) constatou-se mudança clínica confiável das famílias do grupo experimental em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: Há efetividade na intervenção guiada por videofeedback mediada pela Telefonoaudiologia, destacando-se a melhoria das interações entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, assim como da autoeficácia familiar e o potencial desta ferramenta para a otimização de resultados em programas clínicos de reabilitação auditiva infantil.INTRODUCTION: Therapeutic protocols that optimize development results in the hearing-impaired child population still lack evidence. Videofeedback is a low-cost, easily accessible technology procedure that can improve communication between family and child, with impacts on their development. Its use through telepractice can transform the provision of specialized therapies for this population. PURPOSE: To analyze the effectiveness of a remote intervention program with videofeedback to improve interaction between families and children with hearing impairment. METHOD: Intervention study with a convenience sample, with 12 families using a hearing health service, divided into control and experimental groups, assessed by blinded researchers. Families and children were characterized using secondary data from medical records and questionnaires and clinical assessments. The variables analyzed in the pre, and post moments were those referring to the evaluation of the interaction between the family and their child, recorded on video, and self-efficacy, especially for communication situations with the child. The intervention program through teleconsultation consisted of 10 intensive, sequential sessions. Prior to the main study, a single-case pilot study was carried out to calibrate the research procedures, presented as Article 1. RESULTS: In the pilot study (Article 1), reliable change and clinical significance were observed for the mother's behaviors and reliable change for the child's receptive and expressive language behaviors, indicating the potential of the proposed model. In the intervention study (Article 2), a statistically significant difference was found between the control and experimental groups in the pre- and post-intervention moments (p <0.05) in communication between family and child and in families' self-efficacy. Among the variables highlighted in family-child interaction (general assessment of the caregiver's communicative competence, tuned interaction, intrusiveness, solution of breaks in communication and syntactic expansion) it was observed reliable clinical change experimental group in relation to the control group. CONCLUSION: There is effectiveness in the intervention guided by videofeedback mediated by telepractice, highlighting the improvement of interactions between families and their children with hearing impairment, as well as their self-efficacy and the potential of this tool for optimizing results in clinical children's auditory rehabilitation programs.2024-11-23Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIACorreção de deficiência auditivaFamíliaFeedback formativoRecursos audiovisuaisTeleconsultaTeleintervenção guiada por videofeedback à famílias de crianças com deficiência auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeleintervencaoguiadavideofeedback_Santos_2023.pdfapplication/pdf2458937https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57307/1/Teleintervencaoguiadavideofeedback_Santos_2023.pdfb3668fa79b813eade1bfe73e8985e9afMD51123456789/573072024-03-19 01:06:42.718oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:06:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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