Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48618 |
Resumo: | A distopia no audiovisual utiliza de elementos narrativos, espaço cinematográfico e paralelos com a realidade para criticar os processos de indiferenciação subjetiva, massificação cultural, vigilância total dos indivíduos e controle da subjetividade a partir de dispositivos de saber cada vez mais presentes em nossa sociedade. A presente pesquisa analisa a primeira temporada da série The Handmaid 's Tale à luz da semiótica Peirceana e das categorias da imagem criadas por Aumont, com o objetivo de determinar os signos do gênero distopia utilizados e traçar paralelos com a atualidade. |
id |
UFRN_93580d638afd4613e68eed3b1bc56600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48618 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Vanessa Lima da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6224717578304958 ID Lattes: 6224717578304958http://lattes.cnpq.br/4377337248050083Junqueira, Flávia Camposhttp://lattes.cnpq.br/2226612576786679Muneiro, Lilian Carlahttp://lattes.cnpq.br/8311890222500377Ferreira, Rodrigo Almeida2022-07-21T16:31:00Z2022-07-21T16:31:00Z2022-07-19MELO, Vanessa Lima da Silva. Signos de distopia em The Handmaid´s Tale: uma análise semiótica da primeira temporada. 57f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48618A distopia no audiovisual utiliza de elementos narrativos, espaço cinematográfico e paralelos com a realidade para criticar os processos de indiferenciação subjetiva, massificação cultural, vigilância total dos indivíduos e controle da subjetividade a partir de dispositivos de saber cada vez mais presentes em nossa sociedade. A presente pesquisa analisa a primeira temporada da série The Handmaid 's Tale à luz da semiótica Peirceana e das categorias da imagem criadas por Aumont, com o objetivo de determinar os signos do gênero distopia utilizados e traçar paralelos com a atualidade.The dystopia in the audiovisual presents narrative elements, cinematographic space and parallels with society for the critical use of the processes of indifferentiation, cultural massification, total surveillance of individuals and control of subjectivity from devices of knowledge increasingly in ours society. The present research analyzes the first season of the tv show The Handmaid's Tale in the light of Peirce´s semiotics and the categories of imagem written by Aumont , with the objective of determining the signs of the dystopian objective used and making parallels with the present.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - AudiovisualUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialSemiótica; Distopia; Série; AudiovisualSemiotics; Dystopia; TV show; AudiovisualSignos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporadaDystopia signs in The Handmaid's Tale: a semiotic analysis of season 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSignosdeDistopiaemTheHandmais'sTale_Melo_2022.pdfSignosdeDistopiaemTheHandmais'sTale_Melo_2022.pdfapplication/pdf46110128https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/1/SignosdeDistopiaemTheHandmais%27sTale_Melo_2022.pdf9c64c2ba04dc66f48caa621aa72479aeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/486182023-03-08 17:54:36.256oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-08T20:54:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dystopia signs in The Handmaid's Tale: a semiotic analysis of season 1 |
title |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
spellingShingle |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada Melo, Vanessa Lima da Silva Semiótica; Distopia; Série; Audiovisual Semiotics; Dystopia; TV show; Audiovisual |
title_short |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
title_full |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
title_fullStr |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
title_full_unstemmed |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
title_sort |
Signos de distopia em The Handmais's Tale: uma análise semiótica da 1ª temporada |
author |
Melo, Vanessa Lima da Silva |
author_facet |
Melo, Vanessa Lima da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6224717578304958 ID Lattes: 6224717578304958 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4377337248050083 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Junqueira, Flávia Campos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2226612576786679 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8311890222500377 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Vanessa Lima da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Rodrigo Almeida |
contributor_str_mv |
Ferreira, Rodrigo Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica; Distopia; Série; Audiovisual Semiotics; Dystopia; TV show; Audiovisual |
topic |
Semiótica; Distopia; Série; Audiovisual Semiotics; Dystopia; TV show; Audiovisual |
description |
A distopia no audiovisual utiliza de elementos narrativos, espaço cinematográfico e paralelos com a realidade para criticar os processos de indiferenciação subjetiva, massificação cultural, vigilância total dos indivíduos e controle da subjetividade a partir de dispositivos de saber cada vez mais presentes em nossa sociedade. A presente pesquisa analisa a primeira temporada da série The Handmaid 's Tale à luz da semiótica Peirceana e das categorias da imagem criadas por Aumont, com o objetivo de determinar os signos do gênero distopia utilizados e traçar paralelos com a atualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T16:31:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-21T16:31:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Vanessa Lima da Silva. Signos de distopia em The Handmaid´s Tale: uma análise semiótica da primeira temporada. 57f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48618 |
identifier_str_mv |
MELO, Vanessa Lima da Silva. Signos de distopia em The Handmaid´s Tale: uma análise semiótica da primeira temporada. 57f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Audiovisual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/1/SignosdeDistopiaemTheHandmais%27sTale_Melo_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48618/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c64c2ba04dc66f48caa621aa72479ae 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117789819863040 |