Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12464 |
Resumo: | Tanto no contexto acadêmico quanto no artístico e mercadológico, é crescente a discussão sobre o espaço de conceituação da dança contemporânea e suas fissuras, que deixam de abarcar esta ou aquela manifestação artística ou mesmo acaba por abarcar aquelas manifestações que não se encaixam em outros espaços de conceituação. No presente trabalho objetivamos a investigar, a Dança na Contemporaneidade, para além do que se entende por dança contemporânea, em sua capacidade de atravessar os espaços de conceituação já estabelecidos, para implicar em uma pluralidade de fazeres. Objetivamos também pensar a potência que a Dança imprime no corpo do artista criador, pensando também como este se comporta no espaço de entre linguagens . A dissertação que aqui se apresenta encontrou enquanto estratégia metodológica o recurso da metáfora, partindo das ideias de travessia, cartografia e cidades invisíveis para a construção do pensamento sobre o corpo do artista e suas relações com as diferentes linguagens artísticas, tomando por base uma retomada das experiências estéticas e artísticas de sua proponente. Dialogando experiências práticas e referenciais teóricos, inicialmente tratamos da dança contemporânea em seus problemas de classificação que apontam para a necessidade de um pensamento contemporâneo em dança, que pense as manifestações artísticas em seus pontos convergentes, e não nos divergentes que as situam sob diversas nomenclaturas. No capítulo seguinte discutimos a possibilidade de contaminação entre as linguagens artísticas a partir do próprio corpo-artista. Discorremos também sobre a dança enquanto agenciamento e resposta aos impulsos resultantes da relação com o espaço e outros corpos, pensando como o corpo do vivente se organiza nesta relação de compartilhamento de experiências. Mostrando uma potência do corpo artista criador que se dedica à transvaloração das fronteiras entre as linguagens para a organização do seu fazer. Por fim, apontamos para a diversidade na metodologia de processos de criação que variam de acordo com as possibilidades técnicas e necessidades estéticas de cada artista criador |
id |
UFRN_939b764af550a6e534621af7dc66cdde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12464 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Chrystine Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/1323327059044546http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Leal, Patricia Garciahttp://lattes.cnpq.br/7186636825591706Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinezhttp://lattes.cnpq.br/4183336617709068Porpino, Karenine de Oliveira2014-12-17T14:00:20Z2014-10-232014-12-17T14:00:20Z2014-03-27SILVA, Chrystine Pereira da. Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12464application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFRNBRLINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENADança contemporânea. Potências de dança. Corpo artista. Espaço do entreContemporary Dance. Dance Power. Artist Body. The Between SpaceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPara transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTanto no contexto acadêmico quanto no artístico e mercadológico, é crescente a discussão sobre o espaço de conceituação da dança contemporânea e suas fissuras, que deixam de abarcar esta ou aquela manifestação artística ou mesmo acaba por abarcar aquelas manifestações que não se encaixam em outros espaços de conceituação. No presente trabalho objetivamos a investigar, a Dança na Contemporaneidade, para além do que se entende por dança contemporânea, em sua capacidade de atravessar os espaços de conceituação já estabelecidos, para implicar em uma pluralidade de fazeres. Objetivamos também pensar a potência que a Dança imprime no corpo do artista criador, pensando também como este se comporta no espaço de entre linguagens . A dissertação que aqui se apresenta encontrou enquanto estratégia metodológica o recurso da metáfora, partindo das ideias de travessia, cartografia e cidades invisíveis para a construção do pensamento sobre o corpo do artista e suas relações com as diferentes linguagens artísticas, tomando por base uma retomada das experiências estéticas e artísticas de sua proponente. Dialogando experiências práticas e referenciais teóricos, inicialmente tratamos da dança contemporânea em seus problemas de classificação que apontam para a necessidade de um pensamento contemporâneo em dança, que pense as manifestações artísticas em seus pontos convergentes, e não nos divergentes que as situam sob diversas nomenclaturas. No capítulo seguinte discutimos a possibilidade de contaminação entre as linguagens artísticas a partir do próprio corpo-artista. Discorremos também sobre a dança enquanto agenciamento e resposta aos impulsos resultantes da relação com o espaço e outros corpos, pensando como o corpo do vivente se organiza nesta relação de compartilhamento de experiências. Mostrando uma potência do corpo artista criador que se dedica à transvaloração das fronteiras entre as linguagens para a organização do seu fazer. Por fim, apontamos para a diversidade na metodologia de processos de criação que variam de acordo com as possibilidades técnicas e necessidades estéticas de cada artista criadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTChrystinePS_DISSERT.pdf.txtChrystinePS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain218378https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/6/ChrystinePS_DISSERT.pdf.txt2b56fbe736c50d524803136f70bfe5f0MD56TransvalorarDancaContemporânea_Silva_2014.pdf.txtTransvalorarDancaContemporânea_Silva_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain218378https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/8/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf.txt2b56fbe736c50d524803136f70bfe5f0MD58THUMBNAILChrystinePS_DISSERT.pdf.jpgChrystinePS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/7/ChrystinePS_DISSERT.pdf.jpg77310255d8e327455e07f90f2e312563MD57TransvalorarDancaContemporânea_Silva_2014.pdf.jpgTransvalorarDancaContemporânea_Silva_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/9/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf.jpg77310255d8e327455e07f90f2e312563MD59ORIGINALTransvalorarDancaContemporânea_Silva_2014.pdfapplication/pdf2037695https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/1/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf1cdce9c08277a41924f14e44bf173871MD51123456789/124642019-01-29 16:32:02.705oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12464Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T19:32:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
title |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
spellingShingle |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista Silva, Chrystine Pereira da Dança contemporânea. Potências de dança. Corpo artista. Espaço do entre Contemporary Dance. Dance Power. Artist Body. The Between Space CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
title_full |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
title_fullStr |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
title_full_unstemmed |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
title_sort |
Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista |
author |
Silva, Chrystine Pereira da |
author_facet |
Silva, Chrystine Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1323327059044546 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Leal, Patricia Garcia |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7186636825591706 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183336617709068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Chrystine Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
contributor_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea. Potências de dança. Corpo artista. Espaço do entre |
topic |
Dança contemporânea. Potências de dança. Corpo artista. Espaço do entre Contemporary Dance. Dance Power. Artist Body. The Between Space CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contemporary Dance. Dance Power. Artist Body. The Between Space |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
Tanto no contexto acadêmico quanto no artístico e mercadológico, é crescente a discussão sobre o espaço de conceituação da dança contemporânea e suas fissuras, que deixam de abarcar esta ou aquela manifestação artística ou mesmo acaba por abarcar aquelas manifestações que não se encaixam em outros espaços de conceituação. No presente trabalho objetivamos a investigar, a Dança na Contemporaneidade, para além do que se entende por dança contemporânea, em sua capacidade de atravessar os espaços de conceituação já estabelecidos, para implicar em uma pluralidade de fazeres. Objetivamos também pensar a potência que a Dança imprime no corpo do artista criador, pensando também como este se comporta no espaço de entre linguagens . A dissertação que aqui se apresenta encontrou enquanto estratégia metodológica o recurso da metáfora, partindo das ideias de travessia, cartografia e cidades invisíveis para a construção do pensamento sobre o corpo do artista e suas relações com as diferentes linguagens artísticas, tomando por base uma retomada das experiências estéticas e artísticas de sua proponente. Dialogando experiências práticas e referenciais teóricos, inicialmente tratamos da dança contemporânea em seus problemas de classificação que apontam para a necessidade de um pensamento contemporâneo em dança, que pense as manifestações artísticas em seus pontos convergentes, e não nos divergentes que as situam sob diversas nomenclaturas. No capítulo seguinte discutimos a possibilidade de contaminação entre as linguagens artísticas a partir do próprio corpo-artista. Discorremos também sobre a dança enquanto agenciamento e resposta aos impulsos resultantes da relação com o espaço e outros corpos, pensando como o corpo do vivente se organiza nesta relação de compartilhamento de experiências. Mostrando uma potência do corpo artista criador que se dedica à transvaloração das fronteiras entre as linguagens para a organização do seu fazer. Por fim, apontamos para a diversidade na metodologia de processos de criação que variam de acordo com as possibilidades técnicas e necessidades estéticas de cada artista criador |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:00:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-23 2014-12-17T14:00:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Chrystine Pereira da. Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12464 |
identifier_str_mv |
SILVA, Chrystine Pereira da. Para transvalorar a dança contemporânea: potências de dança no (do) corpo-artista. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/6/ChrystinePS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/8/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/7/ChrystinePS_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/9/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12464/1/TransvalorarDancaContempor%c3%a2nea_Silva_2014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b56fbe736c50d524803136f70bfe5f0 2b56fbe736c50d524803136f70bfe5f0 77310255d8e327455e07f90f2e312563 77310255d8e327455e07f90f2e312563 1cdce9c08277a41924f14e44bf173871 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117859319480320 |