Reforma educacional e a formação de gestores escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20466 |
Resumo: | Discute a formação de gestores escolares no contexto da reforma educacional da década de 1990, procurando analisar a articulação existente entre as orientações dos organismos internacionais e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, na elaboração de um Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – o PROGESTÃO. O estudo analisa o Programa a partir de um dos seus principais eixos que é a educação à distância. Considera que o Programa utiliza um modelo inovador de educação à distância que combina a utilização de multimeios com a participação de tutorias, evidenciando a possibilidade de democratização do conhecimento. No que se refere à sua implementação é evidente a fragilidade de sua operacionalização e a superficialidade dos conteúdos veiculados nos módulos. O Programa se consolida como uma estratégia política de formação em serviço para os gestores escolares e um veículo de disseminação dos conteúdos da reforma educacional que visa adequar a escola aos princípios de flexibilidade, de eficiência e de produtividade da atual lógica do mercado. Nessa perspectiva, fica patente a cooperação do CONSED com a formulação e implementação de políticas educacionais articuladas com o Ministério da Educação e orientadas pelos organismos internacionais. |
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