Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184 |
Resumo: | Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes. |
id |
UFRN_946fdd2dbfc16db9e96815cfc0cad8fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25184 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres, Laís SaraivaMendes, Maria Isabel Brandão de SouzaMedeiros, Rosie Marie Nascimento deCaminha, Iraquitan de OliveiraMoreira, Wagner WeyNóbrega, Terezinha Petrucia da2018-05-11T19:29:14Z2018-05-11T19:29:14Z2018-02-26TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes.Soutenue par la phénoménologie, cette recherche a comme principale motivation les événements existentiels qui réfléchissent sur le mouvement humain. Ainsi, l'éducation physique et le sport sont les scénarios du monde vécu et le corps est le point de vue principal dans ces mondes, relation qui configure l'expérience vécue, première référence dans l'attitude phénoménologique. Au vu de ces considérations, l'objet d'étude est délimité autour d'une phénoménologie du mouvement. La recherche a été dirigée par la question suivante : comment la perspective de la phénoménologique peut-elle élargir la lecture de la biomécanique dans l'éducation physique? Pour arriver à cette réponse, l'objectif est de dessiner une relation entre la philosophie, la science et l'art comme une perspective d'élargissement des connaissances sur le mouvement humain en Education Physique, car cette approche, notamment dans la pensée de Merleau-Ponty, articule des connaissances scientifiques, philosophiques et esthétiques. Pour la recherche proposée, l’attitude phénoménologique de Merleau-Ponty est utilisée comme référence méthodologique et, dans ce mouvement, les photographies d'Eadweard Muybridge sont valables en tant que stratégies pour la réflexion phénoménologique sur le mouvement humain. La méthode et la stratégie permettent d'identifier, d'interpréter et de pointer les nuances sur la connaissance du mouvement humain dans l'éducation physique. Ainsi, dans les chapitres qui constituent cette dissertation, les concepts de biomécanique et de phénoménologie sont mis en scène, permettant de mettre en évidence les lectures sur le corps, la perception, la technique, l'esthétique et l'analyse du mouvement de ces savoirs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMovimentoFenomenologiaBiomecânicaFotografiaEducação FísicaUma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdfLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdfapplication/pdf6599026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/1/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf4377f6a4ebe121c9ddcd9f8172c8558dMD51TEXTLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716cMD52THUMBNAILLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgfc176cb288be1e80175998c90a1fcde1MD53TEXTLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716cMD52THUMBNAILLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgfc176cb288be1e80175998c90a1fcde1MD53123456789/251842019-01-30 06:04:19.028oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:04:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
title |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
spellingShingle |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte Torres, Laís Saraiva CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Movimento Fenomenologia Biomecânica Fotografia Educação Física |
title_short |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
title_full |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
title_fullStr |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
title_full_unstemmed |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
title_sort |
Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte |
author |
Torres, Laís Saraiva |
author_facet |
Torres, Laís Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros, Rosie Marie Nascimento de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Caminha, Iraquitan de Oliveira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Moreira, Wagner Wey |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Laís Saraiva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
contributor_str_mv |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Movimento Fenomenologia Biomecânica Fotografia Educação Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Fenomenologia Biomecânica Fotografia Educação Física |
description |
Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-11T19:29:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-11T19:29:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184 |
identifier_str_mv |
TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/1/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4377f6a4ebe121c9ddcd9f8172c8558d 34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716c fc176cb288be1e80175998c90a1fcde1 34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716c fc176cb288be1e80175998c90a1fcde1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832764879372288 |