Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Laís Saraiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184
Resumo: Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes.
id UFRN_946fdd2dbfc16db9e96815cfc0cad8fa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25184
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Torres, Laís SaraivaMendes, Maria Isabel Brandão de SouzaMedeiros, Rosie Marie Nascimento deCaminha, Iraquitan de OliveiraMoreira, Wagner WeyNóbrega, Terezinha Petrucia da2018-05-11T19:29:14Z2018-05-11T19:29:14Z2018-02-26TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes.Soutenue par la phénoménologie, cette recherche a comme principale motivation les événements existentiels qui réfléchissent sur le mouvement humain. Ainsi, l'éducation physique et le sport sont les scénarios du monde vécu et le corps est le point de vue principal dans ces mondes, relation qui configure l'expérience vécue, première référence dans l'attitude phénoménologique. Au vu de ces considérations, l'objet d'étude est délimité autour d'une phénoménologie du mouvement. La recherche a été dirigée par la question suivante : comment la perspective de la phénoménologique peut-elle élargir la lecture de la biomécanique dans l'éducation physique? Pour arriver à cette réponse, l'objectif est de dessiner une relation entre la philosophie, la science et l'art comme une perspective d'élargissement des connaissances sur le mouvement humain en Education Physique, car cette approche, notamment dans la pensée de Merleau-Ponty, articule des connaissances scientifiques, philosophiques et esthétiques. Pour la recherche proposée, l’attitude phénoménologique de Merleau-Ponty est utilisée comme référence méthodologique et, dans ce mouvement, les photographies d'Eadweard Muybridge sont valables en tant que stratégies pour la réflexion phénoménologique sur le mouvement humain. La méthode et la stratégie permettent d'identifier, d'interpréter et de pointer les nuances sur la connaissance du mouvement humain dans l'éducation physique. Ainsi, dans les chapitres qui constituent cette dissertation, les concepts de biomécanique et de phénoménologie sont mis en scène, permettant de mettre en évidence les lectures sur le corps, la perception, la technique, l'esthétique et l'analyse du mouvement de ces savoirs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMovimentoFenomenologiaBiomecânicaFotografiaEducação FísicaUma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdfLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdfapplication/pdf6599026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/1/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf4377f6a4ebe121c9ddcd9f8172c8558dMD51TEXTLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716cMD52THUMBNAILLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgfc176cb288be1e80175998c90a1fcde1MD53TEXTLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716cMD52THUMBNAILLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgLaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpgfc176cb288be1e80175998c90a1fcde1MD53123456789/251842019-01-30 06:04:19.028oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:04:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
title Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
spellingShingle Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
Torres, Laís Saraiva
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Movimento
Fenomenologia
Biomecânica
Fotografia
Educação Física
title_short Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
title_full Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
title_fullStr Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
title_full_unstemmed Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
title_sort Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte
author Torres, Laís Saraiva
author_facet Torres, Laís Saraiva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Moreira, Wagner Wey
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Laís Saraiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
contributor_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Movimento
Fenomenologia
Biomecânica
Fotografia
Educação Física
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento
Fenomenologia
Biomecânica
Fotografia
Educação Física
description Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-11T19:29:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-11T19:29:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184
identifier_str_mv TORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/1/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/2/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25184/3/LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4377f6a4ebe121c9ddcd9f8172c8558d
34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716c
fc176cb288be1e80175998c90a1fcde1
34a912ad9643d7ba199937aa0ddc716c
fc176cb288be1e80175998c90a1fcde1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117629320626176