Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Neto, Cícero Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28172
Resumo: Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.
id UFRN_95148538f350fa6a3d0dc0e04a9398b1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28172
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Siqueira Neto, Cícero MarquesMoreira, Ana Zélia MariaElali, Gleice Virginia Medeiros de AzambujaCavalcante, Eunadia Silva2019-12-09T17:00:42Z2019-12-09T17:00:42Z2019-07-31SIQUEIRA NETO, Cícero Marques. Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN. 2019. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28172Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.This Master's Degree Conclusion Work consists of a technical project and a descriptive and justifying memorial about the school theme and its relation to the concept of inclusive architecture. The theme is justified by the historical importance of the education environment and by the diverse needs faced by the public of students with special educational needs regarding the adequacy of the environments to human diversity, even though there is an evident right of everyone to the quality public education guaranteed by the legislation. The general objective is the elaboration of the architectural project of a public elementary school focusing on the inclusive education of students with special needs in regular education. The target audience consists of students registered in schools in the city of Ceará-Mirim /RN and attended at the Municipal Center for Inclusion Support (CEMAI), which provided data and reports on the needs of these students, and this material is of great importance to the project process. The universe of study is an urban lot of public domain located in this city. To support the development of the architectural proposal, a bibliographic review of the key concepts and guidelines of universal design; analyzes of architectural precedents; report analysis on the specifics of future users; project process with the participation of representatives of the local education area in some stages of the proposal elaboration; and environmental comfort simulations with bioclimatic tools. Are presented in this work: theoretical and empirical referencial; design constraints and architectural programming; project design and development; architectural project of an urban elementary school with 12 classrooms, with a built area of 3.122,06 m² and ground floor.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOProjeto arquitetônicoArquitetura escolarEdifício educacionalEducação inclusivaArquitetura inclusivaEscola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.txtEscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain242651https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/2/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.txt8b552ac9092f47dd1739166c785331f8MD52THUMBNAILEscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.jpgEscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/3/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.jpga4f9eba7077a2874f1b5475db51cd69aMD53ORIGINALEscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdfapplication/pdf35033271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/1/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdfc3a727a0884373d801cb4b94f82b93e7MD51123456789/281722019-12-15 02:18:33.462oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-15T05:18:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
title Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
spellingShingle Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
Siqueira Neto, Cícero Marques
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Projeto arquitetônico
Arquitetura escolar
Edifício educacional
Educação inclusiva
Arquitetura inclusiva
title_short Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
title_full Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
title_fullStr Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
title_full_unstemmed Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
title_sort Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
author Siqueira Neto, Cícero Marques
author_facet Siqueira Neto, Cícero Marques
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Moreira, Ana Zélia Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Neto, Cícero Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcante, Eunadia Silva
contributor_str_mv Cavalcante, Eunadia Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Projeto arquitetônico
Arquitetura escolar
Edifício educacional
Educação inclusiva
Arquitetura inclusiva
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto arquitetônico
Arquitetura escolar
Edifício educacional
Educação inclusiva
Arquitetura inclusiva
description Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-09T17:00:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-09T17:00:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIQUEIRA NETO, Cícero Marques. Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN. 2019. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28172
identifier_str_mv SIQUEIRA NETO, Cícero Marques. Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN. 2019. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/2/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/3/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28172/1/EscolaMunicipalEdgar_SiqueiraNeto_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b552ac9092f47dd1739166c785331f8
a4f9eba7077a2874f1b5475db51cd69a
c3a727a0884373d801cb4b94f82b93e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832642991849472