Literatura e criatividade: mediação pedagógica e desenvolvimento do pensamento criativo
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48537 |
Resumo: | Este estudo investiga, na mediação pedagógica da leitura de literatura, a emergência do pensamento criativo em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sua relevância consiste em reconhecer a prática educativa com a literatura como catalisadora do pensar criativo, mediante ações que promovam o diálogo, a formação de repertório, a abertura à divergência, a leitura e discussão de histórias. Respalda-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013), fundamentais na correlação literatura e prática pedagógica; Yunes (2003), Zilberman e Silva (2008), cujos trabalhos revelam a importância da literatura para a formação do leitor; Iser (1996, 1999) que trata da recepção do leitor mediante a leitura, ressaltando a qualidade e os efeitos estéticos da obra literária, sinalizando o potencial criativo do leitor em processo de leitura de literatura, além dos estudos de Eco (2011; 2016), Culler (1999) e Eagleton (2006) para a compreensão da literatura como arte. No que tange à ação educativa, os estudos de Fontana (2005), Bortoni-Ricardo (2012), Bruner (1997), Vigotski (2007; 2014) e Zabala (1998) subsidiam a compreensão sobre mediação nas relações pedagógicas. As pesquisas de Csikszentmihalyi (1996), De Masi (2005), Guilford (1977), Martínez (1997, 2002, 2009, 2012), Alencar (2009; 2007; 2001) e Vigotski (2014) auxiliam no entendimento sobre criatividade, evocando a relevância das interações sociais dos sujeitos no desenvolvimento do pensamento criativo. O estudo é consoante às pesquisas qualitativas e adotou a observação in loco e a intervenção pedagógica como técnicas de constituição dos dados. Como instrumentos, utilizou-se o diário de campo e a gravação em áudio e vídeo das sessões de leitura de literatura. A pesquisa foi realizada em colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em uma turma do 4º ano do ensino fundamental, com 19 crianças, cuja faixa etária oscilava entre 9 e 10 anos de idade. Durante a etapa de intervenção, dez sessões de leitura de literatura foram implementadas, ancoradas na metodologia da andaimagem (scaffolding), orientada por Graves e Graves (1995). Como corpus, têm-se os episódios de fala dos sujeitos da pesquisa, cuja codificação semântica permitiu o agrupamento em categorias centrais: repertório literário e criatividade, literatura e pensamento divergente, criação e literatura. As análises das vozes dos sujeitos sinalizam que a mediação pedagógica na aula de literatura favorece a emergência da criatividade à medida que possibilita abertura para o diálogo, espaço para a divergência, formação de repertório, expressão do pensamento de forma coletiva, por meio da valorização das vozes do texto e dos leitores. No tocante aos procedimentos, revelou que a metodologia da andaimagem (scaffolding) é afim à criatividade em aspectos fundamentais, reposicionando o ensino de literatura frente às demandas educacionais emergentes. |
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Sua relevância consiste em reconhecer a prática educativa com a literatura como catalisadora do pensar criativo, mediante ações que promovam o diálogo, a formação de repertório, a abertura à divergência, a leitura e discussão de histórias. Respalda-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013), fundamentais na correlação literatura e prática pedagógica; Yunes (2003), Zilberman e Silva (2008), cujos trabalhos revelam a importância da literatura para a formação do leitor; Iser (1996, 1999) que trata da recepção do leitor mediante a leitura, ressaltando a qualidade e os efeitos estéticos da obra literária, sinalizando o potencial criativo do leitor em processo de leitura de literatura, além dos estudos de Eco (2011; 2016), Culler (1999) e Eagleton (2006) para a compreensão da literatura como arte. 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Durante a etapa de intervenção, dez sessões de leitura de literatura foram implementadas, ancoradas na metodologia da andaimagem (scaffolding), orientada por Graves e Graves (1995). Como corpus, têm-se os episódios de fala dos sujeitos da pesquisa, cuja codificação semântica permitiu o agrupamento em categorias centrais: repertório literário e criatividade, literatura e pensamento divergente, criação e literatura. As análises das vozes dos sujeitos sinalizam que a mediação pedagógica na aula de literatura favorece a emergência da criatividade à medida que possibilita abertura para o diálogo, espaço para a divergência, formação de repertório, expressão do pensamento de forma coletiva, por meio da valorização das vozes do texto e dos leitores. No tocante aos procedimentos, revelou que a metodologia da andaimagem (scaffolding) é afim à criatividade em aspectos fundamentais, reposicionando o ensino de literatura frente às demandas educacionais emergentes.This study investigates, in the pedagogical mediation of literature reading, the emergence of creative thinking in elementary school children. Its relevance consists in recognizing the educational practice with literature as a catalyst for creative thinking, through actions that promote dialogue, repertoire formation, openness to divergence, and the reading and discussion of stories. It is supported by the studies of Amarilha (2009; 2013), fundamental in the correlation of literature and pedagogical practice; Yunes (2003), Zilberman and Silva (2008), whose works reveal the importance of literature for the formation of readers; Iser (1996, 1999) who deals with the reader's reception through reading, highlighting the quality and aesthetic effects of the literary work, signaling the creative potential of the reader in the process of reading literature, in addition to the studies of Eco (2011; 2016), Culler (1999) and Eagleton (2006) for the understanding of literature as art. Regarding educational action, the studies of Fontana (2005), Bortoni-Ricardo (2012), Bruner (1997), Vygotski (2007; 2014), and Zabala (1998) subsidize the understanding about mediation in pedagogical relations. Research by Csikszentmihalyi (1996), De Masi (2005), Guilford (1977), Martínez (1997, 2002, 2009, 2012), Alencar (2009; 2007; 2001), and Vygotski (2014) assists in the understanding of creativity, evoking the relevance of the subjects' social interactions in the development of creative thinking. The study is in line with qualitative research and adopted on-site observation and pedagogical intervention as techniques for data constitution. As instruments, we used the field diary and audio and video recording of the literature reading sessions. The research was carried out in the school of application of the Federal University of Rio Grande do Norte, in a 4th grade class with 19 children, whose ages ranged between 9 and 10 years old. During the intervention stage, ten literature reading sessions were implemented, anchored in the methodology of scaffolding, oriented by Graves and Graves (1995). As corpus, we have the speech episodes of the research subjects, whose semantic coding allowed the grouping into central categories: literary repertoire and creativity, literature and divergent thinking, creation and literature. The analyses of the subjects' voices indicate that pedagogical mediation in the literature class favors the emergence of creativity as it allows an opening for dialogue, a space for divergence, the formation of a repertoire, and the expression of collective thought by valuing the voices of the text and of the readers. Regarding procedures, it revealed that the methodology of scaffolding is related to creativity in fundamental aspects, repositioning the teaching of literature in the face of emerging educational demands.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilLiteraturaMediação pedagógicaCriatividadeEnsino fundamentalLiteratura e criatividade: mediação pedagógica e desenvolvimento do pensamento criativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturacriatividademediacao_Faria_2022.pdfapplication/pdf1812035https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48537/1/Literaturacriatividademediacao_Faria_2022.pdf0644e24f49d94b0ae3eb896f1f375fecMD51123456789/485372022-07-15 21:12:45.633oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-16T00:12:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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