A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25923 |
Resumo: | Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtasmetragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade. |
id |
UFRN_96accccd0982104f5137563ab620ed33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25923 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva dehttp://lattes.cnpq.br/2718339024760598Corso, Alinehttp://lattes.cnpq.br/2204713619609417Madeira, Charles Andrye Galvaohttp://lattes.cnpq.br/2381782879955327Andruchak, Marcos Albertohttp://lattes.cnpq.br/4553226203655389Tavares, Rogerio Junior Correia2018-10-02T12:37:48Z2018-10-02T12:37:48Z2016-07-25MORAIS, Pollyanna Guimarães da silva de. A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25923Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtasmetragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade.This paper investigates how can happen the direction of the photographic art practice from their daily practice and also how this interrelationship can contribute to the teaching of visual arts in schools, especially in high school. Therefore, the concepts of selfie, technical images and artistic and commercial photography will be used. Thus, it is made a reflection on the sociocultural context involved in the practice of the selfie, and a practice in the classroom involving the promotion, direction and encouragement to fruition, production and reflection of artistically designed photo. As a result , it has produced a blog through which photographic challenges were promoted ; recorded the contents of classes hypertextual form ; and released the artwork produced by the students during the course. In addition to the photographs, the students produced short films on the theme "Problematic of the indiscriminate use of selfimage in social networks ", based on discussions in class about art, media and society.porEnsino de artesMídias sociaisSelfieHipertextoFotografiaA fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROFARTSUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdfFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdfapplication/pdf3047573https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/2/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdfbfb11f766e42e1495f8a82506a3c8f4bMD52TEXTFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.txtFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain151884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/3/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.txt35a41d2c035426d0d3acba20204254f9MD53THUMBNAILFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.jpgFotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/4/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.jpg20ac0579b3847bed0f0de75231d311abMD54123456789/259232019-01-30 07:18:19.581oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:18:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
title |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
spellingShingle |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de Ensino de artes Mídias sociais Selfie Hipertexto Fotografia |
title_short |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
title_full |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
title_fullStr |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
title_full_unstemmed |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
title_sort |
A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação |
author |
Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de |
author_facet |
Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2718339024760598 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Corso, Aline |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2204713619609417 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Madeira, Charles Andrye Galvao |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2381782879955327 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Andruchak, Marcos Alberto |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4553226203655389 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Rogerio Junior Correia |
contributor_str_mv |
Tavares, Rogerio Junior Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de artes Mídias sociais Selfie Hipertexto Fotografia |
topic |
Ensino de artes Mídias sociais Selfie Hipertexto Fotografia |
description |
Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtasmetragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-02T12:37:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-02T12:37:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAIS, Pollyanna Guimarães da silva de. A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25923 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Pollyanna Guimarães da silva de. A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROFARTS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/2/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/3/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25923/4/FotografiaSalaAula_Morais_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfb11f766e42e1495f8a82506a3c8f4b 35a41d2c035426d0d3acba20204254f9 20ac0579b3847bed0f0de75231d311ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117686471163904 |