As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOREZANI, Julianna Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106
Resumo: Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia.
id UFPE_b360cb785835beaea5fe6ce48d6b5902
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32106
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling TOREZANI, Julianna Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1823960024493328http://lattes.cnpq.br/2687254184338962SILVA JUNIOR, José Afonso da2019-09-02T18:29:27Z2019-09-02T18:29:27Z2018-03-07https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia.This thesis deals with contemporary photography as an element of communication, in relation to the changes that occurred in the production and circulation of images through the Internet, having as object of analysis the self-portraits produced through digital devices in which the diffusion takes place through the Instagram and configure a new genre that are the selfies. The research sought to understand the encounter between the photographic tradition existing since the 19th century of making self-portraits and the new technologies that favor the expansion of this universe of creation in a contemporary visual translation. The study was divided into four parts, the first one a historical course on the production of self-portraits in the nineteenth to the twenty-first centuries. The second part presents the operation, navigation and network structure of Instagram. The third part makes the analysis of the selfies from the aesthetic questions, construction of senses and performance. In the fourth part, the question of the visibility and the surveillance of the selfies is treated, applying the concepts of disciplinary society and control society to the photograph, which characterized in indicating the Photograph of Control of the 21st century. It is considered from this study that contemporary photography can be indicated as an algorithmic photograph created by the instructions and intentionalities of the experience of sense-building, what we can call a new visual regime like the post-photography era.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAutorretratosFotografia algorítmicaInstagramPós-fotografiaSelfiesAs selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.jpgTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/5/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf.jpgf419bf8081ff1596da0a9f50eee5c97dMD55ORIGINALTESE Julianna Nascimento Torezani.pdfTESE Julianna Nascimento Torezani.pdfapplication/pdf3345194https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/1/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf0bc23cc971c29f71a8cb464f5a790ee4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.txtTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.txtExtracted texttext/plain644546https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/4/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf.txt95896629d330f626b934786dec083ea0MD54123456789/321062019-10-25 10:51:06.052oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:51:06Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
title As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
spellingShingle As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
TOREZANI, Julianna Nascimento
Autorretratos
Fotografia algorítmica
Instagram
Pós-fotografia
Selfies
title_short As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
title_full As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
title_fullStr As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
title_full_unstemmed As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
title_sort As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
author TOREZANI, Julianna Nascimento
author_facet TOREZANI, Julianna Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1823960024493328
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2687254184338962
dc.contributor.author.fl_str_mv TOREZANI, Julianna Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA JUNIOR, José Afonso da
contributor_str_mv SILVA JUNIOR, José Afonso da
dc.subject.por.fl_str_mv Autorretratos
Fotografia algorítmica
Instagram
Pós-fotografia
Selfies
topic Autorretratos
Fotografia algorítmica
Instagram
Pós-fotografia
Selfies
description Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-02T18:29:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-02T18:29:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/5/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/1/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/4/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f419bf8081ff1596da0a9f50eee5c97d
0bc23cc971c29f71a8cb464f5a790ee4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
95896629d330f626b934786dec083ea0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310861394542592