Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro. |
id |
UFRN_96adab9c816a233e9faabcbf699adb5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47511 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Eduardo Augusto Martins dehttp://lattes.cnpq.br/3003249122156631http://lattes.cnpq.br/4119639556374645Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Perez, Lúcia Maria VazOliveira, Adriano Moraes de2022-06-02T22:53:56Z2022-06-02T22:53:56Z2022-02-24MELO, Eduardo Augusto Martins de. Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511A presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro.La presente investigación tiene como objetivo realizar la biografiación de mi trayectoria como docente-artista, en la perspectiva de comprender acerca de las incursiones de mi(s) experiencia(s) al devenir artista-docente con las singularidades y pluralidades que me componen. Adopté el procedimiento metodológico “biografiar”, proveniente del campo de las (auto)biografías y relatos de vida, como forma de comprender la biografiación de mi camino formativo como docente en el área de Artes, en el Municipio de João Câmara. Los estudios de las autoras Christine Delory-Momberger y Marie-Christine Josso constituyen las principales referencias de la presente investigación. Como fundamento epistemológico, a partir de sus planteamientos en la investigación (auto)biográfica y las historias de vida como espacio de formación humana y profesional, trazo un camino que tiene como foco principal el yo-profesor-artista actual, mirando un camino formativo que es singular, porque me pertenece, pero también tiene pluralidades, porque pertenece al amplio universo de un maestro-artista que se forma y trabaja en el campo de Brasil. Es a través de la comprensión de los significados de mi existencia singular-plural, como sujeto en los ámbitos artístico y pedagógico, que presento mi biografía como una de las tantas posibilidades de formación para la formatividad y, por eso, busco contribuir investigar en el ámbito de la pedagogía del teatro y la enseñanza del arte en la educación básica, particularmente en el interior brasileño.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilTessituras - teatroAtravessamentos - teatro(Auto) biografização - teatroTeatro - ensinoTessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTessiturasDocenteArtista_Melo_2022.pdfTessiturasDocenteArtista_Melo_2022.pdfapplication/pdf5191023https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47511/1/TessiturasDocenteArtista_Melo_2022.pdf5c7a649a70dab3be4008d6b9082f0cecMD51123456789/475112022-06-02 19:54:39.671oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-02T22:54:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
title |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
spellingShingle |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si Melo, Eduardo Augusto Martins de Tessituras - teatro Atravessamentos - teatro (Auto) biografização - teatro Teatro - ensino |
title_short |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
title_full |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
title_fullStr |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
title_full_unstemmed |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
title_sort |
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si |
author |
Melo, Eduardo Augusto Martins de |
author_facet |
Melo, Eduardo Augusto Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3003249122156631 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4119639556374645 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Perez, Lúcia Maria Vaz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Eduardo Augusto Martins de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano Moraes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Adriano Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tessituras - teatro Atravessamentos - teatro (Auto) biografização - teatro Teatro - ensino |
topic |
Tessituras - teatro Atravessamentos - teatro (Auto) biografização - teatro Teatro - ensino |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-02T22:53:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-02T22:53:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Eduardo Augusto Martins de. Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511 |
identifier_str_mv |
MELO, Eduardo Augusto Martins de. Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47511/1/TessiturasDocenteArtista_Melo_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c7a649a70dab3be4008d6b9082f0cec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117542817300480 |