A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Elvis Medeiros de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28590
Resumo: Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos vêm colocando o ser humano diante de uma infinidade de informações que são propagadas, em tempo real, por tecnologias pelas quais se acessam os meios de comunicação, entre elas os smartphones. A forma como as informações são apresentadas pela mídia (jornais, revistas, noticiários entre outros) nem sempre favorece sua compreensão por parte do indivíduo, pela incapacidade de leitura dessas informações ou pela divulgação incorreta de representação Estatística. Para que um cidadão consiga ser reflexivo e independente, necessita ter clareza dos acontecimentos à sua volta. Para tanto, é importante que consiga tratar as informações que lhe são apresentadas de forma crítica para tomar decisões e para exercício da plena cidadania. Partindo dessa realidade, surge o questionamento: Como os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) estão integralizados nas aulas de Estatística com o uso dos smartphones? Assim, o objeto deste estudo foi a análise de como o conhecimento TPACK é integrado ao uso de smartphones no ensino de Estatística. Sendo assim, esta objetiva analisar a integração do conhecimento TPACK para o uso dos smartphones nas aulas de Estatística. É apresentado o quadro de fundamentação teórica acerca da tecnologia digital móvel inserida na educação, bem como a integração TPACK no ensino da Estatística com o uso dos smartphones. Na dimensão tecnológica, é analisada a importância no modelo BYOD (bring your own device); na pedagógica, o modelo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise, Conclusão) na preparação de sequências de ensino contextualizadas, assim como as estratégias didáticas tomadas pelo professor; e na dimensão do conteúdo o desenvolvimento das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Prova Brasil referentes à pesquisa científica. Adotamos os procedimentos da pesquisa colaborativa de acordo com projeto DESTAT (Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística) ao qual a pesquisa foi vinculada. O sujeito foi um professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município do Natal/RN. Nos procedimentos metodológicos, o modelo PPDAC foi utilizado no ensino de Estatística durante processo formativo, por meio da elaboração de uma sequência de ensino com o uso dos smartphones, assim como estudos de conceitos estatísticos e de tecnologias relacionadas à integração dos dispositivos móveis na sala de aula. A etapa da co-situação, de acordo com os procedimentos da pesquisa colaborativa, iniciou em Maio de 2018 com a formação do D-ESTAT, quando o projeto se instaurou na escola. A co-operação aconteceu concomitante aos encontros formativos realizados em 2019. Os relatos de experiência, as produções em cada etapa do ciclo investigativo foram coletadas e relatadas por meio da análise de diário de campo, das gravações de áudio, vídeo e de fotografias. Já a co-produção se deu no momento de planejamento e aplicação da sequência de ensino. Como resultados, o professor reconheceu o uso do smartphone com a amplificação de seu conhecimento TPACK durante o processo formativo, na medida que utilizou ferramentas propostas no momento da formação sobre o uso pedagógico do smartphone, como o aplicativo Plickers, Kahoot!, o QR-Code e o Google Formulários, assim como na elaboração de uma sequência de ensino e sua aplicação, envolvendo o tema da violência como problematizador do PPDAC, de acordo com a realidade da escola. A formação colaborativa fez com que o professor refletisse sobre suas práticas e a prospectasse formas de integrar os smartphones no ensino de Estatística, como o uso de aplicativos e construção de formulários online.
id UFRN_973fc61d36b6c3c38cb348e7627b4fdc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28590
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Elvis Medeiros deRamalho, Betania LeiteSousa, Giselle Costa deCarvalho, Rodrigo LacerdaMaia, Dennys Leite2020-03-17T23:47:36Z2020-03-17T23:47:36Z2019-12-17MELO, Elvis Medeiros de. A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo. 2019. 211f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28590Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos vêm colocando o ser humano diante de uma infinidade de informações que são propagadas, em tempo real, por tecnologias pelas quais se acessam os meios de comunicação, entre elas os smartphones. A forma como as informações são apresentadas pela mídia (jornais, revistas, noticiários entre outros) nem sempre favorece sua compreensão por parte do indivíduo, pela incapacidade de leitura dessas informações ou pela divulgação incorreta de representação Estatística. Para que um cidadão consiga ser reflexivo e independente, necessita ter clareza dos acontecimentos à sua volta. Para tanto, é importante que consiga tratar as informações que lhe são apresentadas de forma crítica para tomar decisões e para exercício da plena cidadania. Partindo dessa realidade, surge o questionamento: Como os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) estão integralizados nas aulas de Estatística com o uso dos smartphones? Assim, o objeto deste estudo foi a análise de como o conhecimento TPACK é integrado ao uso de smartphones no ensino de Estatística. Sendo assim, esta objetiva analisar a integração do conhecimento TPACK para o uso dos smartphones nas aulas de Estatística. É apresentado o quadro de fundamentação teórica acerca da tecnologia digital móvel inserida na educação, bem como a integração TPACK no ensino da Estatística com o uso dos smartphones. Na dimensão tecnológica, é analisada a importância no modelo BYOD (bring your own device); na pedagógica, o modelo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise, Conclusão) na preparação de sequências de ensino contextualizadas, assim como as estratégias didáticas tomadas pelo professor; e na dimensão do conteúdo o desenvolvimento das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Prova Brasil referentes à pesquisa científica. Adotamos os procedimentos da pesquisa colaborativa de acordo com projeto DESTAT (Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística) ao qual a pesquisa foi vinculada. O sujeito foi um professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município do Natal/RN. Nos procedimentos metodológicos, o modelo PPDAC foi utilizado no ensino de Estatística durante processo formativo, por meio da elaboração de uma sequência de ensino com o uso dos smartphones, assim como estudos de conceitos estatísticos e de tecnologias relacionadas à integração dos dispositivos móveis na sala de aula. A etapa da co-situação, de acordo com os procedimentos da pesquisa colaborativa, iniciou em Maio de 2018 com a formação do D-ESTAT, quando o projeto se instaurou na escola. A co-operação aconteceu concomitante aos encontros formativos realizados em 2019. Os relatos de experiência, as produções em cada etapa do ciclo investigativo foram coletadas e relatadas por meio da análise de diário de campo, das gravações de áudio, vídeo e de fotografias. Já a co-produção se deu no momento de planejamento e aplicação da sequência de ensino. Como resultados, o professor reconheceu o uso do smartphone com a amplificação de seu conhecimento TPACK durante o processo formativo, na medida que utilizou ferramentas propostas no momento da formação sobre o uso pedagógico do smartphone, como o aplicativo Plickers, Kahoot!, o QR-Code e o Google Formulários, assim como na elaboração de uma sequência de ensino e sua aplicação, envolvendo o tema da violência como problematizador do PPDAC, de acordo com a realidade da escola. A formação colaborativa fez com que o professor refletisse sobre suas práticas e a prospectasse formas de integrar os smartphones no ensino de Estatística, como o uso de aplicativos e construção de formulários online.The technological advances that have taken place over the last years have been putting the human being in front of a multitude of information that is propagated, in real time, by the most diverse media, such as smartphones. The way information is presented by the media (newspapers, magazines, news, among others) does not always favor its understanding by the individual, the inability to read this information or the incorrect disclosure of statistical representation. For a citizen to be reflective and independent, he needs to be clear about the events around him. Therefore, it is important that you can treat the information presented to you critically to make decisions and to exercise full citizenship. From this reality, the question arises: How are the Technological, Pedagogical and Content (TPACK) knowledge integrated in Statistics classes with the use of smartphones? Thus, the object of this study was the analysis of how TPACK knowledge is integrated with the use of smartphones in teaching statistics. Thus, this objective analyzes the integration of TPACK knowledge for the use of smartphones in Statistics classes. The theoretical framework about the mobile digital technology inserted in education is presented, as well as the integration of Technological, Pedagogical and Content knowledge (TPACK) in the teaching of Statistics with the use of smartphones. In the technological dimension, the importance in the BYOD (Bring your own device) model is analyzed; in pedagogical, the PPDAC model (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusion) in the preparation of contextualized teaching sequences, as well as the didactic strategies taken by the teacher; and in the content dimension the development of the skills present in the National Common Curriculum Base (BNCC) and Prova Brasil regarding scientific research. We observed the shy use of the smartphone in the scenario of research raised through a Systematic Literature Review and that, although there has been an increase in studies over the years, none has made use of smartphone apps for the Treatment of Information. We adopt collaborative research procedures in accordance with the D-ESTAT (Professional Development of Teachers Teaching Statistics) project to which this research is linked. The subjects were Mathematics teachers from the final years of elementary school of a school in Natal / RN. In the methodological procedures, the PPDAC model was used in the teaching of Statistics during the formative process, through the elaboration of a teaching sequence using smartphones, as well as studies of statistical concepts and technologies. The co-situation stage, according to the collaborative research procedures, has been happening since May 2018 with the formation of D-ESTAT, when the project started in school. The cooperation took place concurrently with the formative meetings. Experience reports, productions at each stage of the investigative cycle were collected and reported through field diary analysis, audio, video and photo recordings. Already the co-production occurred at the time of planning and application of the teaching sequence. As a result, the teacher recognized the use of the smartphone with the amplification of his knowledge TPACK during the training process, as he used tools proposed at the time of training on the pedagogical use of the smartphone, such as the Plickers and Kahoot! apps, QR-Code and Google Forms, as well as in the elaboration of a teaching sequence and its application, involving the theme of violence as problematized of the PPDAC, according to the reality of the school. The collaborative training made the teachers reflect on their practices and prospect ways to integrate smartphones in the teaching of Statistics.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTPACKEnsino de estatísticaSmartphonesSequência de ensinoA integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntegracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdfapplication/pdf5130083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/1/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf60ebcef7e9ed7e142882fff773083ed3MD51TEXTIntegracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.txtIntegracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain423261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/2/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.txt6c0d59185e8d8d0033d044a72f98e950MD52THUMBNAILIntegracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.jpgIntegracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/3/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.jpgbe54c79eab5b3e5f86e6e143cfde50faMD53123456789/285902020-03-22 04:41:54.685oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
title A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
spellingShingle A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
Melo, Elvis Medeiros de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TPACK
Ensino de estatística
Smartphones
Sequência de ensino
title_short A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
title_full A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
title_fullStr A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
title_full_unstemmed A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
title_sort A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo
author Melo, Elvis Medeiros de
author_facet Melo, Elvis Medeiros de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ramalho, Betania Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Lacerda
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Elvis Medeiros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
contributor_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TPACK
Ensino de estatística
Smartphones
Sequência de ensino
dc.subject.por.fl_str_mv TPACK
Ensino de estatística
Smartphones
Sequência de ensino
description Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos vêm colocando o ser humano diante de uma infinidade de informações que são propagadas, em tempo real, por tecnologias pelas quais se acessam os meios de comunicação, entre elas os smartphones. A forma como as informações são apresentadas pela mídia (jornais, revistas, noticiários entre outros) nem sempre favorece sua compreensão por parte do indivíduo, pela incapacidade de leitura dessas informações ou pela divulgação incorreta de representação Estatística. Para que um cidadão consiga ser reflexivo e independente, necessita ter clareza dos acontecimentos à sua volta. Para tanto, é importante que consiga tratar as informações que lhe são apresentadas de forma crítica para tomar decisões e para exercício da plena cidadania. Partindo dessa realidade, surge o questionamento: Como os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) estão integralizados nas aulas de Estatística com o uso dos smartphones? Assim, o objeto deste estudo foi a análise de como o conhecimento TPACK é integrado ao uso de smartphones no ensino de Estatística. Sendo assim, esta objetiva analisar a integração do conhecimento TPACK para o uso dos smartphones nas aulas de Estatística. É apresentado o quadro de fundamentação teórica acerca da tecnologia digital móvel inserida na educação, bem como a integração TPACK no ensino da Estatística com o uso dos smartphones. Na dimensão tecnológica, é analisada a importância no modelo BYOD (bring your own device); na pedagógica, o modelo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise, Conclusão) na preparação de sequências de ensino contextualizadas, assim como as estratégias didáticas tomadas pelo professor; e na dimensão do conteúdo o desenvolvimento das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Prova Brasil referentes à pesquisa científica. Adotamos os procedimentos da pesquisa colaborativa de acordo com projeto DESTAT (Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística) ao qual a pesquisa foi vinculada. O sujeito foi um professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município do Natal/RN. Nos procedimentos metodológicos, o modelo PPDAC foi utilizado no ensino de Estatística durante processo formativo, por meio da elaboração de uma sequência de ensino com o uso dos smartphones, assim como estudos de conceitos estatísticos e de tecnologias relacionadas à integração dos dispositivos móveis na sala de aula. A etapa da co-situação, de acordo com os procedimentos da pesquisa colaborativa, iniciou em Maio de 2018 com a formação do D-ESTAT, quando o projeto se instaurou na escola. A co-operação aconteceu concomitante aos encontros formativos realizados em 2019. Os relatos de experiência, as produções em cada etapa do ciclo investigativo foram coletadas e relatadas por meio da análise de diário de campo, das gravações de áudio, vídeo e de fotografias. Já a co-produção se deu no momento de planejamento e aplicação da sequência de ensino. Como resultados, o professor reconheceu o uso do smartphone com a amplificação de seu conhecimento TPACK durante o processo formativo, na medida que utilizou ferramentas propostas no momento da formação sobre o uso pedagógico do smartphone, como o aplicativo Plickers, Kahoot!, o QR-Code e o Google Formulários, assim como na elaboração de uma sequência de ensino e sua aplicação, envolvendo o tema da violência como problematizador do PPDAC, de acordo com a realidade da escola. A formação colaborativa fez com que o professor refletisse sobre suas práticas e a prospectasse formas de integrar os smartphones no ensino de Estatística, como o uso de aplicativos e construção de formulários online.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T23:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-17T23:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Elvis Medeiros de. A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo. 2019. 211f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28590
identifier_str_mv MELO, Elvis Medeiros de. A integração do smartphone em sequência de ensino de estatística para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo. 2019. 211f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/1/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/2/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28590/3/Integracaosmartphonesequencia_Melo_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60ebcef7e9ed7e142882fff773083ed3
6c0d59185e8d8d0033d044a72f98e950
be54c79eab5b3e5f86e6e143cfde50fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832653528989696