A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delmonico, Michelli Godoy
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1460
Resumo: Resumo Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula. Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.   Abstract Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class. Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.
id UNB-30_13e2c0131a5ff3022493fa9b3fe47b35
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1460
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógicoTPACK;TDIC;Ensino de línguas.Resumo Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula. Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.   Abstract Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class. Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/146010.26512/rhla.v15i2.1460Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1460/1289Delmonico, Michelli GodoyRozenfeld, Cibele Cecílio de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1460Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.259100Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
title A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
spellingShingle A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
Delmonico, Michelli Godoy
TPACK;
TDIC;
Ensino de línguas.
title_short A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
title_full A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
title_fullStr A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
title_full_unstemmed A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
title_sort A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
author Delmonico, Michelli Godoy
author_facet Delmonico, Michelli Godoy
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
author_role author
author2 Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delmonico, Michelli Godoy
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv TPACK;
TDIC;
Ensino de línguas.
topic TPACK;
TDIC;
Ensino de línguas.
description Resumo Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula. Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.   Abstract Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class. Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1460
10.26512/rhla.v15i2.1460
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1460
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i2.1460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1460/1289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345361960960