Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19276 |
Resumo: | Com o propósito de desvelar a natureza e a pertinência dos saberes por que se orienta o professor no processo de avaliação do texto argumentativo, configurado no gênero artigo de opinião, produzido em situação escolar, investigam-se textos escritos por alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Natal−RN, e por seus respectivos professores. O corpus analisado perfaz um total de dezesseis textos, sendo quatro deles correspondentes à produção de dois docentes (duas produções por professor) e doze referentes à produção de seis alunos (duas produções por aluno, sendo três alunos por turma). Todo o material relativo à produção desses sujeitos foi coletado ao longo do ano letivo de 2008, com especial tratamento para as produções discentes, que somente eram recolhidas após serem submetidas à avaliação docente. Fazendo ancoragem em saberes da linguística textual, da análise do discurso, da teoria da enunciação e da estética da recepção, procedeu-se à análise das produções, que, observando a proposta metodológica, se realizou em duas etapas: em um primeiro momento, analisaram-se as produções discentes e docentes, em separado, tendo por fim verificar que saberes sobre o objeto esses sujeitos revelavam já haver assimilado. Em um segundo momento, compararam-se os dois conjuntos (os textos de cada professor com os textos de seus respectivos alunos). A pretensão consistia em desvendar a existência (ou não) de uma conexão entre os saberes subjacentes à produção textual desses professores e aqueles saberes por eles manifestos no ato avaliativo quando das intervenções realizadas sobre as produções dos aprendizes. Constatou-se que há uma estreita correlação entre os saberes revelados nessa ação e aqueles evidenciados em suas produções escritas, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que os professores se mostram, ainda, pouco proficientes no desempenho de seu papel de produtores e avaliadores de textos. |
id |
UFRN_9791052cf0d1f1afb80a14c2b162cd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19276 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Maria do Carmo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3694333934631243http://lattes.cnpq.br/7415412765980423Leal, Leiva de Figueiredo Vianahttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398Leite, Luci Bankshttp://lattes.cnpq.br/6096748963079181Oliveira, Maria Bernadete Fernandes Dehttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215Araujo, Marta Maria Dehttp://lattes.cnpq.br/69057944964205792015-09-29T12:38:05Z2015-09-29T12:38:05Z2014-02-25LOPES, Maria do Carmo Fernandes. Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação. 2014. 222f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19276Com o propósito de desvelar a natureza e a pertinência dos saberes por que se orienta o professor no processo de avaliação do texto argumentativo, configurado no gênero artigo de opinião, produzido em situação escolar, investigam-se textos escritos por alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Natal−RN, e por seus respectivos professores. O corpus analisado perfaz um total de dezesseis textos, sendo quatro deles correspondentes à produção de dois docentes (duas produções por professor) e doze referentes à produção de seis alunos (duas produções por aluno, sendo três alunos por turma). Todo o material relativo à produção desses sujeitos foi coletado ao longo do ano letivo de 2008, com especial tratamento para as produções discentes, que somente eram recolhidas após serem submetidas à avaliação docente. Fazendo ancoragem em saberes da linguística textual, da análise do discurso, da teoria da enunciação e da estética da recepção, procedeu-se à análise das produções, que, observando a proposta metodológica, se realizou em duas etapas: em um primeiro momento, analisaram-se as produções discentes e docentes, em separado, tendo por fim verificar que saberes sobre o objeto esses sujeitos revelavam já haver assimilado. Em um segundo momento, compararam-se os dois conjuntos (os textos de cada professor com os textos de seus respectivos alunos). A pretensão consistia em desvendar a existência (ou não) de uma conexão entre os saberes subjacentes à produção textual desses professores e aqueles saberes por eles manifestos no ato avaliativo quando das intervenções realizadas sobre as produções dos aprendizes. Constatou-se que há uma estreita correlação entre os saberes revelados nessa ação e aqueles evidenciados em suas produções escritas, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que os professores se mostram, ainda, pouco proficientes no desempenho de seu papel de produtores e avaliadores de textos.This study has investigated texts written by students from two high school- 3 rd grade classrooms, a public school in Natal- RN, and their teachers in order to reveal the nature and relevance of the knowledge that has oriented the teacher in the process of evaluation of argumentative text, set in the genre, opinion article, produced in the school setting. The corpus analyzed is compound with a total of sixteen texts, four of them corresponding to the production of two teachers (two productions per teacher) and twelve on the production of six students (two productions per student, with three students per class). All material on the production of these subjects was collected throughout the 2008 school year, with special attention for students’ productions, which were collected only after being subjected to teacher evaluation. Working knowledge of text linguistics, discourse analysis, the theory of enunciation and the aesthetics of reception, we proceeded to the analysis of production, which in according to the methodological proposal, it was held in two stages: at first, the student and faculty productions were analyzed, separately, in order to verify what knowledge about the object these subjects revealed to have already assimilated. Secondly, two sets were compared (each teacher's texts with the texts of their students). The intention was to unravel the existence (or not) of a connection between the underlying knowledge to the textual production of these teachers and their knowledge manifested in the evaluative act when the interventions made on the productions of the learner. It was found that there is a close correlation between the knowledge revealed in this action and those evidenced in their written productions, which constitutes a strong argument to validate the thesis that teachers also have been shown little proficient in performing their role as producers and evaluators of texts.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSaberes docentesAvaliação - EducaçãoTexto argumentativoArtigo de opiniãoEscrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdfEscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdfapplication/pdf80829835https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/1/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdfaedf9033c2229f6ea6f8b05c66b9173dMD51THUMBNAILMariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.jpgMariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/6/MariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.jpg2a9dbdf4fe45c511e3ae3b59d539376eMD56EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.jpgEscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/8/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.jpga79040365b244f3dda8236b84e0aa393MD58TEXTMariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.txtMariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain640356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/5/MariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.txt35605513e79911de1b85a1d87438821eMD55EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.txtEscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain640350https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/7/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.txt6741acbddb5daabeb18635eb89314e64MD57123456789/192762019-06-30 02:24:10.488oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19276Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-30T05:24:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
title |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
spellingShingle |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação Lopes, Maria do Carmo Fernandes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Saberes docentes Avaliação - Educação Texto argumentativo Artigo de opinião |
title_short |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
title_full |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
title_fullStr |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
title_full_unstemmed |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
title_sort |
Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação |
author |
Lopes, Maria do Carmo Fernandes |
author_facet |
Lopes, Maria do Carmo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3694333934631243 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7415412765980423 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Leal, Leiva de Figueiredo Viana |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5179640093644398 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Leite, Luci Banks |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6096748963079181 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes De |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2661324075394215 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Araujo, Marta Maria De |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6905794496420579 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria do Carmo Fernandes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Saberes docentes Avaliação - Educação Texto argumentativo Artigo de opinião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes Avaliação - Educação Texto argumentativo Artigo de opinião |
description |
Com o propósito de desvelar a natureza e a pertinência dos saberes por que se orienta o professor no processo de avaliação do texto argumentativo, configurado no gênero artigo de opinião, produzido em situação escolar, investigam-se textos escritos por alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Natal−RN, e por seus respectivos professores. O corpus analisado perfaz um total de dezesseis textos, sendo quatro deles correspondentes à produção de dois docentes (duas produções por professor) e doze referentes à produção de seis alunos (duas produções por aluno, sendo três alunos por turma). Todo o material relativo à produção desses sujeitos foi coletado ao longo do ano letivo de 2008, com especial tratamento para as produções discentes, que somente eram recolhidas após serem submetidas à avaliação docente. Fazendo ancoragem em saberes da linguística textual, da análise do discurso, da teoria da enunciação e da estética da recepção, procedeu-se à análise das produções, que, observando a proposta metodológica, se realizou em duas etapas: em um primeiro momento, analisaram-se as produções discentes e docentes, em separado, tendo por fim verificar que saberes sobre o objeto esses sujeitos revelavam já haver assimilado. Em um segundo momento, compararam-se os dois conjuntos (os textos de cada professor com os textos de seus respectivos alunos). A pretensão consistia em desvendar a existência (ou não) de uma conexão entre os saberes subjacentes à produção textual desses professores e aqueles saberes por eles manifestos no ato avaliativo quando das intervenções realizadas sobre as produções dos aprendizes. Constatou-se que há uma estreita correlação entre os saberes revelados nessa ação e aqueles evidenciados em suas produções escritas, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que os professores se mostram, ainda, pouco proficientes no desempenho de seu papel de produtores e avaliadores de textos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-29T12:38:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-29T12:38:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Maria do Carmo Fernandes. Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação. 2014. 222f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19276 |
identifier_str_mv |
LOPES, Maria do Carmo Fernandes. Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação. 2014. 222f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/1/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/6/MariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/8/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/5/MariaDoCarmoFernandesLopes_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19276/7/EscreverAvaliarTextos_Lopes_2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aedf9033c2229f6ea6f8b05c66b9173d 2a9dbdf4fe45c511e3ae3b59d539376e a79040365b244f3dda8236b84e0aa393 35605513e79911de1b85a1d87438821e 6741acbddb5daabeb18635eb89314e64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832934210764800 |