E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Luísa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cerqueira, Sónia, Carreto, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33115
Resumo: In this article, we present an empirical study on early argumentative writing, in opinion texts written by children of the 2nd and 4th grade (1st cycle of basic education). The analysis of discourse and linguistic properties shows early skills in written argumentation. These results call into question the Portuguese teaching guidelines, which only begin providing for the writing of opinion texts in the 5th grade. This study also brings to light the conclusions of similar studies (Brassart, 1990, Leal & Morais, 2006) and contributes to the characterization of writing development and linguistic awareness in the initial school years.
id RCAP_717ea36ce6cd239aa145eabb61acde1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.EscritaGéneros textuaisConsciência textualTexto de opiniãoTexto argumentativoIn this article, we present an empirical study on early argumentative writing, in opinion texts written by children of the 2nd and 4th grade (1st cycle of basic education). The analysis of discourse and linguistic properties shows early skills in written argumentation. These results call into question the Portuguese teaching guidelines, which only begin providing for the writing of opinion texts in the 5th grade. This study also brings to light the conclusions of similar studies (Brassart, 1990, Leal & Morais, 2006) and contributes to the characterization of writing development and linguistic awareness in the initial school years.Associação Portuguesa de LinguísticaRepositório da Universidade de LisboaCosta, Ana LuísaCerqueira, SóniaCarreto, Vanessa2018-05-04T11:06:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33115porCosta, Ana Luísa, Carreto, Vanessa & Cerqueira, Sónia. (2017). E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa. Helena Topa Valentim & Maria Lobo (orgs.). Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 3, pp. 51-73.2183-9077https://doi.org/ 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:04.046527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
title E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
spellingShingle E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
Costa, Ana Luísa
Escrita
Géneros textuais
Consciência textual
Texto de opinião
Texto argumentativo
title_short E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
title_full E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
title_fullStr E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
title_full_unstemmed E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
title_sort E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa.
author Costa, Ana Luísa
author_facet Costa, Ana Luísa
Cerqueira, Sónia
Carreto, Vanessa
author_role author
author2 Cerqueira, Sónia
Carreto, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Cerqueira, Sónia
Carreto, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Géneros textuais
Consciência textual
Texto de opinião
Texto argumentativo
topic Escrita
Géneros textuais
Consciência textual
Texto de opinião
Texto argumentativo
description In this article, we present an empirical study on early argumentative writing, in opinion texts written by children of the 2nd and 4th grade (1st cycle of basic education). The analysis of discourse and linguistic properties shows early skills in written argumentation. These results call into question the Portuguese teaching guidelines, which only begin providing for the writing of opinion texts in the 5th grade. This study also brings to light the conclusions of similar studies (Brassart, 1990, Leal & Morais, 2006) and contributes to the characterization of writing development and linguistic awareness in the initial school years.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-04T11:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33115
url http://hdl.handle.net/10451/33115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa, Carreto, Vanessa & Cerqueira, Sónia. (2017). E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa. Helena Topa Valentim & Maria Lobo (orgs.). Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 3, pp. 51-73.
2183-9077
https://doi.org/ 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134408930754560