Estudo do comportamento tribológico do lubrificante mineral 15W40 contaminado por Biodiesel e suas misturas com Diesel
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25284 |
Resumo: | A utilização do biodiesel como combustível está crescendo no mundo, por isso é necessário estudar os efeitos causados por este novo combustível a motores de combustão interna. Assim, este trabalho objetivou estudar a contaminação de um óleo mineral comercial 15W40 com biodiesel (B100) e suas misturas com diesel (B10 e B20), quanto aos seus impactos nas propriedades físico-químicas e tribológicas do óleo lubrificante. Com base em estudos, foi determinado que, para cada contaminante fosse usado em porcentagens de contaminação entre 1% e 2%. Várias análises físico-químicas foram realizadas para averiguar o comportamento do óleo lubrificante contaminado, comparando-os as especificações exigidas pelos órgãos de qualidade. Também houve aplicação de algumas técnicas (DSC, índice de acidez e FTIR) com o propósito de investigar o comportamento desses quando envelhecidos. Os lubrificantes contaminados também passaram por análises de lubricidade no tribômetro HFRR, empregando um aço AISI 52100 como corpos de prova. Estes corpos de prova ao término do ensaio passaram por uma análise superficial, a fim de compreender a dimensão do desgaste sofrido por esse tipo de contaminação. Os resultados mostraram que os lubrificantes contaminados, não apresentam grandes riscos às suas propriedades, mas, quando envelhecidos, aumentaram o número de ésteres saturados, diminuem a estabilidade oxidativa e aumentam a acidez. O comportamento dos lubrificantes contaminados envelhecidos foi diferente do esperado, pois provocou um melhor desempenho na lubricidade, logo os aditivos de antioxidante, contrariando as expectativas. |
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Silva, Maria Thereza dos SantosBicudo, Tatiana de CamposMello, Valdicleide Silva eAlves, Salete Martins2018-06-06T23:18:42Z2018-06-06T23:18:42Z2018-02-20SILVA, Maria Thereza dos Santos. Estudo do comportamento tribológico do lubrificante mineral 15W40 contaminado por Biodiesel e suas misturas com Diesel. 2018. 85f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25284A utilização do biodiesel como combustível está crescendo no mundo, por isso é necessário estudar os efeitos causados por este novo combustível a motores de combustão interna. Assim, este trabalho objetivou estudar a contaminação de um óleo mineral comercial 15W40 com biodiesel (B100) e suas misturas com diesel (B10 e B20), quanto aos seus impactos nas propriedades físico-químicas e tribológicas do óleo lubrificante. Com base em estudos, foi determinado que, para cada contaminante fosse usado em porcentagens de contaminação entre 1% e 2%. Várias análises físico-químicas foram realizadas para averiguar o comportamento do óleo lubrificante contaminado, comparando-os as especificações exigidas pelos órgãos de qualidade. Também houve aplicação de algumas técnicas (DSC, índice de acidez e FTIR) com o propósito de investigar o comportamento desses quando envelhecidos. Os lubrificantes contaminados também passaram por análises de lubricidade no tribômetro HFRR, empregando um aço AISI 52100 como corpos de prova. Estes corpos de prova ao término do ensaio passaram por uma análise superficial, a fim de compreender a dimensão do desgaste sofrido por esse tipo de contaminação. Os resultados mostraram que os lubrificantes contaminados, não apresentam grandes riscos às suas propriedades, mas, quando envelhecidos, aumentaram o número de ésteres saturados, diminuem a estabilidade oxidativa e aumentam a acidez. O comportamento dos lubrificantes contaminados envelhecidos foi diferente do esperado, pois provocou um melhor desempenho na lubricidade, logo os aditivos de antioxidante, contrariando as expectativas.The use of biodiesel as fuel is growing in the world, so it is necessary to study the effects caused by this new fuel to internal combustion engines. Thus, this study aimed to study the contamination of a commercial mineral oil 15W40 with biodiesel (B100) and its blends with diesel (B10 and B20), in terms of their impact on the physicochemical and tribological properties of the lubricating oil. Based on studies, it was determined that for each contaminant was used in percentages of contamination between 1% and 2%. Several physical-chemical analyzes were performed to ascertain the behavior of the contaminated lubricating oil, comparing them to the specifications required by the quality organs. Some techniques (DSC, acidity index and FTIR) were also applied in order to investigate their behavior when aged. Contaminated lubricants also underwent lubricity analyzes on the HFRR tribometer, using AISI 52100 steel as test specimens. These specimens at the end of the test underwent a superficial analysis in order to understand the extent of wear and tear suffered by this type of contamination. The results showed that contaminated lubricants do not present great risks to their properties, but when aged, they increase the number of saturated esters, reduce the oxidative stability and increase the acidity. The behavior of the contaminated lubricants aged was different than expected, as it caused a better performance in the lubricity, thus the antioxidant additives, contrary to expectations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICABiodieselLubrificantesContaminaçãoLubricidadeEstudo do comportamento tribológico do lubrificante mineral 15W40 contaminado por Biodiesel e suas misturas com DieselStudy of tribological behavior of 15W40 mineral lubricant contaminated by Biodiesel and its Diesel mixturesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain136789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25284/2/MariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtb52331178f4512dc893aeaf05bb405a8MD52THUMBNAILMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25284/3/MariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg5847811ac6ccc72016ae32ee2e114274MD53TEXTMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain136789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25284/2/MariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.txtb52331178f4512dc893aeaf05bb405a8MD52THUMBNAILMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25284/3/MariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdf.jpg5847811ac6ccc72016ae32ee2e114274MD53ORIGINALMariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3413237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25284/1/MariaTherezaDosSantosSilva_DISSERT.pdfa0ff5a01d5efe25a2ff2ac683462295dMD51123456789/252842019-01-30 07:47:53.334oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:47:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A utilização do biodiesel como combustível está crescendo no mundo, por isso é necessário estudar os efeitos causados por este novo combustível a motores de combustão interna. Assim, este trabalho objetivou estudar a contaminação de um óleo mineral comercial 15W40 com biodiesel (B100) e suas misturas com diesel (B10 e B20), quanto aos seus impactos nas propriedades físico-químicas e tribológicas do óleo lubrificante. Com base em estudos, foi determinado que, para cada contaminante fosse usado em porcentagens de contaminação entre 1% e 2%. Várias análises físico-químicas foram realizadas para averiguar o comportamento do óleo lubrificante contaminado, comparando-os as especificações exigidas pelos órgãos de qualidade. Também houve aplicação de algumas técnicas (DSC, índice de acidez e FTIR) com o propósito de investigar o comportamento desses quando envelhecidos. Os lubrificantes contaminados também passaram por análises de lubricidade no tribômetro HFRR, empregando um aço AISI 52100 como corpos de prova. Estes corpos de prova ao término do ensaio passaram por uma análise superficial, a fim de compreender a dimensão do desgaste sofrido por esse tipo de contaminação. Os resultados mostraram que os lubrificantes contaminados, não apresentam grandes riscos às suas propriedades, mas, quando envelhecidos, aumentaram o número de ésteres saturados, diminuem a estabilidade oxidativa e aumentam a acidez. O comportamento dos lubrificantes contaminados envelhecidos foi diferente do esperado, pois provocou um melhor desempenho na lubricidade, logo os aditivos de antioxidante, contrariando as expectativas. |
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