Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Maria Aparecida de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20213
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no Ensino Superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na Educação Básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação à linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no Ensino Superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na Educação Básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).
id UFRN_97e070aea9c01a0d79297ef73e73c45f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20213
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rego, Maria Aparecida de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0472104328937659http://lattes.cnpq.br/7649931632253545Sousa, Henrique Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/5119880609311149Maciel, Sheila Diashttp://lattes.cnpq.br/0315657485377333Araújo, Humberto Hermenegildo de2016-04-08T20:31:32Z2016-04-08T20:31:32Z2015-03-31REGO, Maria Aparecida de Almeida. Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20213O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no Ensino Superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na Educação Básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação à linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no Ensino Superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na Educação Básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).The objective of this research is to present a reading of the novel Macau (1934), authoring of Aurélio Pinheiro, situated in the context of Brazilian literature produced in the 30s of the last century and analyze the settings of language that reveal individual and social conflicts related to tensions arising of the modernization of a city in the interior of Rio Grande do Norte, in view of the applicability of this knowledge in the educational context. The discussions on the teaching of literature led to an internship experience in the higher education, with the guiding literary reading of the novel Macau. In this sense, this research, bibliographic, analytical and empirical, is in discussions between literature and education that allow us, in addition to a critical reading about Macau romance, a look both in basic education and in teacher training, which justifies linking this thesis in the research line “Reading of the literary text and teaching”. The objectives were met from literary readings of the text, brief study of the author, analysis of the tensions expressed by language, literature defense as a universal right, panoramic review of research on the teaching of literature, reading official documents governing the Brazilian education, discussion of teacher training, training in higher education with application of a didactic sequence, receipt of that novel by teachers in training directed to the applicability in basic education. For this, the research was the theoretical framework primarily the studies of Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009), and Rildo Cosson (2009).porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICARomance MacauRomance de 30LinguagemEnsino de literaturaRecepção do texto literárioEntre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdfMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdfapplication/pdf27393998https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/1/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf5c38c3b120677b301f5191907833f694MD51TEXTMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.txtMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain421201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/6/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.txt428e3cd74bf15eb81a4e64f644b8ee7bMD56THUMBNAILMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.jpgMariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/7/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.jpga6d975b002708c6fbf5cbf3fcc0f21e7MD57123456789/202132017-11-03 12:10:02.686oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20213Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T15:10:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
title Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
spellingShingle Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
Rego, Maria Aparecida de Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Romance Macau
Romance de 30
Linguagem
Ensino de literatura
Recepção do texto literário
title_short Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
title_full Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
title_fullStr Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
title_full_unstemmed Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
title_sort Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
author Rego, Maria Aparecida de Almeida
author_facet Rego, Maria Aparecida de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0472104328937659
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7649931632253545
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa, Henrique Eduardo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5119880609311149
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maciel, Sheila Dias
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0315657485377333
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Maria Aparecida de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Humberto Hermenegildo de
contributor_str_mv Araújo, Humberto Hermenegildo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Romance Macau
Romance de 30
Linguagem
Ensino de literatura
Recepção do texto literário
dc.subject.por.fl_str_mv Romance Macau
Romance de 30
Linguagem
Ensino de literatura
Recepção do texto literário
description O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no Ensino Superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na Educação Básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação à linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no Ensino Superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na Educação Básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T20:31:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-08T20:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REGO, Maria Aparecida de Almeida. Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20213
identifier_str_mv REGO, Maria Aparecida de Almeida. Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/1/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/6/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20213/7/MariaAparecidaDeAlmeidaRego_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c38c3b120677b301f5191907833f694
428e3cd74bf15eb81a4e64f644b8ee7b
a6d975b002708c6fbf5cbf3fcc0f21e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117522148818944