Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55058
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado a maior política pública em alimentação e nutrição no país. Para atender alunos com Necessidades Alimentares Especiais (NAE) é determinada por lei a obrigatoriedade de elaboração de cardápios modificados para fins específicos, como alergias alimentares, diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca ou outra condição que possa demandar alimentação escolar diferenciada. Considerando a relevância do tema, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o atendimento de alunos com NAE em escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto, foi realizado um estudo transversal, com plano amostral probabilístico, estratificado por esfera de ensino, em três níveis: municipal, estadual e federal. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação, junto aos responsáveis pela gestão da unidade escolar, de um questionário semiestruturado, elaborado a partir do caderno de referência sobre alimentação escolar para estudantes com NAE. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e inferencial. Foram realizadas coletas de dados em 609 escolas do RN sendo 461 escolas municipais, 142 escolas estaduais e 6 escolas federais. Os resultados por esfera de ensino mostraram que 51% das escolas municipais, 50% das escolas federais e 25% das escolas estaduais realizavam atendimento aos estudantes com NAE. Logo, conclui-se que o atendimento às NAE é realizado de forma parcial nas escolas públicas do estado do RN, que gestores e coordenadores detentores de conhecimento por formação (p<0,001) ou experiência pessoal (p<0,001) com as NAE são predominantemente os que realizam esse atendimento. Ainda não há um preparo alimentar para o aluno com NAE, seja pela falta de formação dos funcionários envolvidos, seja pela falta do envio de alimentos específicos, seja pela não identificação dos alunos que tem tais necessidades.
id UFRN_981b82163469a9ed4ffb290aedaa52b0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55058
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nogueira, Gerlane Karine Bezerrahttps://orcid.org/0000-0002-3619-5749http://lattes.cnpq.br/8438162727707091https://orcid.org/0000-0002-1878-4283http://lattes.cnpq.br/1066492425111929Bezerra, Ingrid Wilza Lealhttps://orcid.org/0000-0003-4980-6905http://lattes.cnpq.br/0148928535788097Oliveira, Luciana Dias dehttps://orcid.org/0000-0002-3438-0668http://lattes.cnpq.br/1487092196609688Bagni, Ursula Vianahttps://orcid.org/0000-0002-3355-1795http://lattes.cnpq.br/7547309380502520Seabra, Larissa Mont Alverne Juca2023-10-23T18:17:20Z2023-06-16NOGUEIRA, Gerlane Karine Bezerra. Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte. 2023. 90 f. Orientadora: Larissa Mont'Alverne Jucá Seabra. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55058O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado a maior política pública em alimentação e nutrição no país. Para atender alunos com Necessidades Alimentares Especiais (NAE) é determinada por lei a obrigatoriedade de elaboração de cardápios modificados para fins específicos, como alergias alimentares, diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca ou outra condição que possa demandar alimentação escolar diferenciada. Considerando a relevância do tema, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o atendimento de alunos com NAE em escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto, foi realizado um estudo transversal, com plano amostral probabilístico, estratificado por esfera de ensino, em três níveis: municipal, estadual e federal. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação, junto aos responsáveis pela gestão da unidade escolar, de um questionário semiestruturado, elaborado a partir do caderno de referência sobre alimentação escolar para estudantes com NAE. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e inferencial. Foram realizadas coletas de dados em 609 escolas do RN sendo 461 escolas municipais, 142 escolas estaduais e 6 escolas federais. Os resultados por esfera de ensino mostraram que 51% das escolas municipais, 50% das escolas federais e 25% das escolas estaduais realizavam atendimento aos estudantes com NAE. Logo, conclui-se que o atendimento às NAE é realizado de forma parcial nas escolas públicas do estado do RN, que gestores e coordenadores detentores de conhecimento por formação (p<0,001) ou experiência pessoal (p<0,001) com as NAE são predominantemente os que realizam esse atendimento. Ainda não há um preparo alimentar para o aluno com NAE, seja pela falta de formação dos funcionários envolvidos, seja pela falta do envio de alimentos específicos, seja pela não identificação dos alunos que tem tais necessidades.The National School Feeding Program (PNAE) is considered the largest public policy in food and nutrition in the country. To serve students with Special Dietary Needs (SEN), it is required by law to prepare modified menus for specific purposes, such as food allergies, diabetes, lactose intolerance, celiac disease or any other condition that may require differentiated school meals. Considering the relevance of the theme, the present research aimed to evaluate the assistance provided to students with SEN in public schools in Rio Grande do Norte (RN). A cross-sectional study was performed, with a probabilistic sampling plan, stratified by sphere of education, at three levels: municipal, state, and federal. Data collection took place through the application, together with those responsible for the management of the school unit, of a semistructured questionnaire, prepared from the reference notebook on school feeding for students with SEN. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. Data were collected from 609 schools in the RN, 461 of which were municipal schools, 142 state schools and 6 federal schools. The results by sphere of education showed that 51% of municipal schools, 50% of federal schools and 25% of state schools provided assistance to students with SEN. Therefore, it is concluded that SEN are partially attended to in public schools in the state of RN, that managers and coordinators who have knowledge through training (p<0.001) or personal experience (p<0.001) with SEN are predominantly those who provide this service. There is still no food preparation for students with SEN, either because of the lack of training of the employees involved, or because of the lack of sending specific foods, or because of the failure to identify students who have such needs2024-08-07Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em NutriçãoUFRNBrasilalimentação escolarrestrição alimentarSegurança Alimentar e NutricionalAvaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoAtendimentoEscolares_Nogueira_2023.pdfapplication/pdf1069559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55058/1/AvaliacaoAtendimentoEscolares_Nogueira_2023.pdf6fce576ffc5524e0dac673d9e9653edfMD51123456789/550582024-03-19 01:06:33.064oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:06:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
title Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
spellingShingle Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
alimentação escolar
restrição alimentar
Segurança Alimentar e Nutricional
title_short Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
title_full Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
title_fullStr Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
title_sort Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte
author Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
author_facet Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3619-5749
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8438162727707091
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1878-4283
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1066492425111929
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Luciana Dias de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3438-0668
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1487092196609688
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bagni, Ursula Viana
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3355-1795
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7547309380502520
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bezerra, Ingrid Wilza Leal
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4980-6905
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0148928535788097
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seabra, Larissa Mont Alverne Juca
contributor_str_mv Bezerra, Ingrid Wilza Leal
Seabra, Larissa Mont Alverne Juca
dc.subject.por.fl_str_mv alimentação escolar
restrição alimentar
Segurança Alimentar e Nutricional
topic alimentação escolar
restrição alimentar
Segurança Alimentar e Nutricional
description O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado a maior política pública em alimentação e nutrição no país. Para atender alunos com Necessidades Alimentares Especiais (NAE) é determinada por lei a obrigatoriedade de elaboração de cardápios modificados para fins específicos, como alergias alimentares, diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca ou outra condição que possa demandar alimentação escolar diferenciada. Considerando a relevância do tema, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o atendimento de alunos com NAE em escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto, foi realizado um estudo transversal, com plano amostral probabilístico, estratificado por esfera de ensino, em três níveis: municipal, estadual e federal. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação, junto aos responsáveis pela gestão da unidade escolar, de um questionário semiestruturado, elaborado a partir do caderno de referência sobre alimentação escolar para estudantes com NAE. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e inferencial. Foram realizadas coletas de dados em 609 escolas do RN sendo 461 escolas municipais, 142 escolas estaduais e 6 escolas federais. Os resultados por esfera de ensino mostraram que 51% das escolas municipais, 50% das escolas federais e 25% das escolas estaduais realizavam atendimento aos estudantes com NAE. Logo, conclui-se que o atendimento às NAE é realizado de forma parcial nas escolas públicas do estado do RN, que gestores e coordenadores detentores de conhecimento por formação (p<0,001) ou experiência pessoal (p<0,001) com as NAE são predominantemente os que realizam esse atendimento. Ainda não há um preparo alimentar para o aluno com NAE, seja pela falta de formação dos funcionários envolvidos, seja pela falta do envio de alimentos específicos, seja pela não identificação dos alunos que tem tais necessidades.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-23T18:17:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Gerlane Karine Bezerra. Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte. 2023. 90 f. Orientadora: Larissa Mont'Alverne Jucá Seabra. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55058
identifier_str_mv NOGUEIRA, Gerlane Karine Bezerra. Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte. 2023. 90 f. Orientadora: Larissa Mont'Alverne Jucá Seabra. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Nutrição
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55058/1/AvaliacaoAtendimentoEscolares_Nogueira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fce576ffc5524e0dac673d9e9653edf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833015697702912