Compras coletivas: o olhar do consumidor final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396 |
Resumo: | Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes. |
id |
UFRN_982ff35c7a608b5d3d085309f7e954c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35396 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Filho, Alexandre Magno daPignataro, Thelma2013-04-01T13:24:39Z2021-09-20T15:11:23Z2015-12-15T14:23:05Z2021-09-20T15:11:23Z2012SILVA FILHO, Alexandre Magno da. Compras coletivas: o olhar do consumidor final. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes.porAdministraçãorestrict access (2 Years)info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoComportamento do consumidorPapéis de compraPercepçãoE-commerceVarejo virtualCompras coletivasCompras coletivas: o olhar do consumidor finalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdfapplication/pdf1446257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/1/ComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdf6a0d5dec737b5546cd97fa9afdb1653fMD51TEXTComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain91592https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/2/ComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdf.txt5efd85d1f1858b345f1ebb7378064a56MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53123456789/353962021-09-20 12:11:23.63oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:11:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
title |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
spellingShingle |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final Silva Filho, Alexandre Magno da Comportamento do consumidor Papéis de compra Percepção E-commerce Varejo virtual Compras coletivas Administração |
title_short |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
title_full |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
title_fullStr |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
title_full_unstemmed |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
title_sort |
Compras coletivas: o olhar do consumidor final |
author |
Silva Filho, Alexandre Magno da |
author_facet |
Silva Filho, Alexandre Magno da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Alexandre Magno da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Papéis de compra Percepção E-commerce Varejo virtual Compras coletivas |
topic |
Comportamento do consumidor Papéis de compra Percepção E-commerce Varejo virtual Compras coletivas Administração |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-01T13:24:39Z 2021-09-20T15:11:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-15T14:23:05Z 2021-09-20T15:11:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Alexandre Magno da. Compras coletivas: o olhar do consumidor final. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396 |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Alexandre Magno da. Compras coletivas: o olhar do consumidor final. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
restrict access (2 Years) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
restrict access (2 Years) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/1/ComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/2/ComprasColetivas_SilvaFilho_2012.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35396/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a0d5dec737b5546cd97fa9afdb1653f 5efd85d1f1858b345f1ebb7378064a56 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117617565040640 |