Riscos percebidos pelos consumidores portugueses nas compras online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7459 |
Resumo: | O presente trabalho visa o estudo dos riscos percebidos pelos consumidores portugueses relativamente às compras online. Tem como objetivo identificar qual os tipos de riscos percebidos no comportamento dos consumidores portugueses no e-commerce e analisar a existência de diferenças na perceção dos riscos percebidos pelo consumidor entre o género, grupos de idades e grau de escolaridade. Para o efeito, adotou-se um método quantitativo, elaborando-se um questionário com uma amostra de 182 indivíduos, metade do género feminino e a outra metade do sexo masculino. O questionário procurou avaliar a perceção pelo consumidor de oito dimensões de risco, acoplando três indicadores para cada dimensão, sendo assim, o questionário composto por vinte e quatro afirmações. Para análise de dados utilizou-se o software Sphinx e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), ferramentas que permitiram verificar que os riscos percebidos nas compras online pelo consumidor português são o risco financeiro, risco de futura oportunidade perdida, risco de tempo, físico e de satisfação. Por sua vez, no caso do risco psicológico e social, os consumidores revelaram não ter uma opinião formada sobre a presença destes dois riscos na compra online, e no risco funcional os inquiridos discordaram da associação deste tipo de risco às compras online. Relativamente aos dados demográficos apurou-se a não existência de diferenças nos dados demográficos entre o género e entre idades na perceção dos riscos. No entanto, relativamente ao grau de escolaridade existem diferenças quanto à perceção do risco físico e de satisfação, nos quais os consumidores com formação académica revelam uma maior perceção nestes riscos em relação aos consumidores com formação académica inferior. |
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