A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Igara Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010).
id UFRN_98a7ddfc12e1219c9c479527765e958f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24409
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Igara MeloSantos, Derivaldo dosSousa, Henrique Eduardo deFreitas, Sávio Roberto Fonsêca deLima, Tânia Maria de Araújo2017-12-05T00:21:36Z2017-12-05T00:21:36Z2017-07-28DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010).This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPaulina ChizianeOralidadeLiteratura moçambicanaA dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chizianeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIgaraMeloDantas_DISSERT.pdfIgaraMeloDantas_DISSERT.pdfapplication/pdf2085443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/1/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf372233518aa165ca42a8823a290d67b2MD51TEXTIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txtIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234698https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/2/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txt8fa545c05640febcbbf7143f5cbcd9f1MD52THUMBNAILIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/3/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgb8a172452e054347cc0f7732dfa677ceMD53123456789/244092017-12-05 01:37:26.7oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24409Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-05T04:37:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
spellingShingle A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
Dantas, Igara Melo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Paulina Chiziane
Oralidade
Literatura moçambicana
title_short A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_full A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_fullStr A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_full_unstemmed A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_sort A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
author Dantas, Igara Melo
author_facet Dantas, Igara Melo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Henrique Eduardo de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Igara Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
contributor_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Paulina Chiziane
Oralidade
Literatura moçambicana
dc.subject.por.fl_str_mv Paulina Chiziane
Oralidade
Literatura moçambicana
description Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010).
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T00:21:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-05T00:21:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409
identifier_str_mv DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/1/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/2/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/3/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 372233518aa165ca42a8823a290d67b2
8fa545c05640febcbbf7143f5cbcd9f1
b8a172452e054347cc0f7732dfa677ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117638242959360