A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010). |
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Dantas, Igara MeloSantos, Derivaldo dosSousa, Henrique Eduardo deFreitas, Sávio Roberto Fonsêca deLima, Tânia Maria de Araújo2017-12-05T00:21:36Z2017-12-05T00:21:36Z2017-07-28DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010).This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPaulina ChizianeOralidadeLiteratura moçambicanaA dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chizianeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIgaraMeloDantas_DISSERT.pdfIgaraMeloDantas_DISSERT.pdfapplication/pdf2085443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/1/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf372233518aa165ca42a8823a290d67b2MD51TEXTIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txtIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234698https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/2/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.txt8fa545c05640febcbbf7143f5cbcd9f1MD52THUMBNAILIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgIgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24409/3/IgaraMeloDantas_DISSERT.pdf.jpgb8a172452e054347cc0f7732dfa677ceMD53123456789/244092017-12-05 01:37:26.7oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24409Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-05T04:37:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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