Inovação em organizações turísticas: uma proposta de modelo organizacional de avaliação em inovação turística - MODITUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Saulo Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32263
Resumo: A inovação tem se destacado como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas, tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para mensurar tal ação em ambientes organizacionais de turismo. O objetivo geral desta tese é propor um modelo de avaliação da inovação em organizações turísticas – MODITUR, a partir da compreensão das dimensões teóricas no âmbito deste tema em organizações turísticas, e tem como objetivos específicos: a) caracterizar as dimensões teóricas, constructos do modelo de avaliação de inovação; b) Validar as dimensões do modelo; c) propor o modelo metodológico de avaliação de inovação para organizações turísticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa e com técnica de amostragem do tipo não probabilístico intencional, que utilizou 17 especialistas/pesquisadores da área de turismo, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento metodológico propositivo da tese. Já quanto aos resultados, permitiram compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constantes transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa fazerse presente dentro das organizações turísticas, levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo. Diante do exposto, conclui-se que a mencionada temática em organizações turísticas precisa de mais proposições teóricas e de novos estudos para que organizações possam investir em inovação e consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilitem reflexões de novos estudos em inovação e contribuam para o desenvolvimento de pessoas e localidades com potencial turístico de maneira responsável.
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Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32263A inovação tem se destacado como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas, tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para mensurar tal ação em ambientes organizacionais de turismo. O objetivo geral desta tese é propor um modelo de avaliação da inovação em organizações turísticas – MODITUR, a partir da compreensão das dimensões teóricas no âmbito deste tema em organizações turísticas, e tem como objetivos específicos: a) caracterizar as dimensões teóricas, constructos do modelo de avaliação de inovação; b) Validar as dimensões do modelo; c) propor o modelo metodológico de avaliação de inovação para organizações turísticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa e com técnica de amostragem do tipo não probabilístico intencional, que utilizou 17 especialistas/pesquisadores da área de turismo, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento metodológico propositivo da tese. Já quanto aos resultados, permitiram compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constantes transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa fazerse presente dentro das organizações turísticas, levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo. Diante do exposto, conclui-se que a mencionada temática em organizações turísticas precisa de mais proposições teóricas e de novos estudos para que organizações possam investir em inovação e consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilitem reflexões de novos estudos em inovação e contribuam para o desenvolvimento de pessoas e localidades com potencial turístico de maneira responsável.Innovation has stood out as the main differentiating element of organizations seeking to increase their competitiveness and differentiate themselves in the marketplace. Therefore, the present thesis entitled Innovation in Tourism Organizations: a proposal of a model of evaluation in tourism innovation - MODITUR, approaches the theme innovation in tourism organizations, trying to understand how innovation occurs and which are the dimensions necessary to measure such action in tourism organizational environments. The general objective of this thesis is to propose a model for evaluating innovation in tourism organizations - MODITUR, from the understanding of the theoretical dimensions in the scope of this theme in tourism organizations, and has as specific objectives: a) to characterize the theoretical dimensions, constructs of the model of innovation evaluation; b) to validate the dimensions of the model; c) to propose the methodological model of innovation evaluation for tourism organizations. As for the methodology, this is a research of exploratory-descriptive character with a qualitative approach and with sampling technique of the intentional non-probabilistic type, which used 17 specialists/researchers from the tourism area, according to what was foreseen and requested by the methodological instrument proposing the thesis. As for the results, they allowed us to understand that tourism is a phenomenon that undergoes constant organizational transformations and that innovation needs to be present within tourism organizations, taking into account the dimensions provided by the model. In view of the above, we conclude that the aforementioned theme in tourism organizations needs more theoretical propositions and new studies so that organizations can invest in innovation and compete locally and globally. Therefore, it is believed that theoretical and empirical propositions of this study enable reflections on new studies in innovation and contribute to the development of people and localities with tourism potential in a responsible manner.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilInovaçãoModeloOrganizações turísticasInovação em organizações turísticas: uma proposta de modelo organizacional de avaliação em inovação turística - MODITURinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdfapplication/pdf2872155https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32263/1/Inovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf69fbb4be5c172a136c80f8ab10acfbd4MD51TEXTInovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.txtInovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain348520https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32263/2/Inovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.txta48aaf9051256479bf540fa9238ea45eMD52THUMBNAILInovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.jpgInovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32263/3/Inovacaoorganizacoesturisticas_Batista_2020.pdf.jpg4588e05f5e27ebcf7ea8012995e710deMD53123456789/322632021-04-18 06:07:55.513oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32263Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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