Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28324 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios. |
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Medeiros, Joyanne de SouzaVitullo, Nadia Aurora VantiGallotti, Mônica Marques CarvalhoLeite, Fernando César LimaTarrago, Nancy Sanchez2020-01-20T21:54:28Z2020-01-20T21:54:28Z2019-11-04MEDEIROS, Joyanne de Souza. Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28324Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.This dissertation aims to propose actions capable of motivating the undergraduate students of the Trairi Health Sciences School of the Federal University of Rio Grande do Norte (Brazil) to grant immediate access to the undergraduate final papers deposited at the repository “Biblioteca Digital de Monografias”, taking into consideration the high rate of embargoed papers which remain restricted for one to three years. Regarding the methodology, it is an descriptive research based on the Rational Action Theory. Online questionnaires with closed and open questions and semi-structured interviews were applied to students and teachers, so that the interpretation of the results was based on the Rational Action Theory. Concerning the information collected, descriptive and inferential statistical analysis was used for the questionnaire and content analysis for interviews based on Bardin. The results suggest that professors and students understand the concepts of open access and embargo, as well as they realize that the embargo can lead to delays in further studies. Students showed indecision about open access or embargo of the final paper in the Digital Library, while the professors were more adherent to not delay access to their student papers. However, this positive immediate access attitude contradicts the practices, as it was identified that the embargo is an orientation of the professors themselves to their students before make the deposit in the repository, reflecting the strong culture of publishing the final work (elaborated in paper format). Thus, copyright issues relating journals and the fear of losing their originality in particular have contributed to the increase of embargoes. Therefore, the motivations that contribute to the embargo are: future publication, professors’ recommendation and fear of plagiarism. In this way, an action plan is proposed for advocating the benefits of immediate open access among professors and students, as well as teaching about tools such as SHERPA/RoMEO and Diadorim in order to help them address copyright issues related to the policies of journal publishers and incentive the auto-archiving of preprints in the repositories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEmbargoAcesso abertoProdução acadêmicaTeoria da ação racionalAções para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAcoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.txtAcoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain322359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28324/2/Acoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.txt1f086129f3f728e4c9d2ddad8081ffabMD52THUMBNAILAcoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.jpgAcoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28324/3/Acoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdf.jpge70134a530c7bbe2da20eed804449d18MD53ORIGINALAcoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf1961347https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28324/1/Acoespromocaoacesso_Medeiros_2019.pdfecc3600475b345b645d431b4c8db1d1dMD51123456789/283242020-01-26 04:31:16.972oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:31:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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