Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aprígio, Luana Celly Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28185
Resumo: Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.
id UFRN_9a9bebca9b22a20846cf4042b6162776
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28185
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Aprígio, Luana Celly SilvaLopes, Leonardo WanderleyCrenitte, Patricia Abreu PinheiroAzoni, Cintia Alves Salgado2019-12-10T16:54:01Z2019-12-10T16:54:01Z2019-06-14APRÍGIO, Luana Celly Silva. Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização. 2019. 45f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28185Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.Introduction: The Summer Learning Loss effect is characterized as risk of impairment or stagnation of learning processes, especially for children in situations of social vulnerability. The effect is not enough explored in the Southern Hemisphere of the world. Objective: In view of this scenario, two objectives were presented. The first is to review in the literature the occurrence and characterize this effect. The second is to verify the occurrence of this effect in low-income students of public schools in the city of Natal-RN. context. Method: The first study is an integrative review of the literature on the "Summer Learning Loss" effect, with search in the databases Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periodico Capes. The second is a longitudinal, prospective and observational study in which predictive reading skills were assessed in low-income children of three municipal schools in the city of Natal. The assessment were run in two school periods, before and after the vacation. Results: In the study 1, 149 articles were found and 8 were selected for review, according to the criteria adopted. The occurrence of the "Summer Learning Loss" effect independent of the culture is described. There is a focus on the study of the occurrence of the effect in children from the last year of Infant Education until the last year of Primary Education, mainly related to basic reading and math skills. In study 2, the statistical analysis of the data showed stagnation of 55% and improvement of 42,5% the assessed abilities. Furthermore, there were improvement of the another half of the linguistic-cognitive abilities evaluated before and after the vacations of 10 weeks. Conclusion: The literature review mostly converge to the same point about the occurrence of the "Summer Learning Loss" effect in low income populations, which generates cumulative losses. The second study describes the partial occurrence of the Summer Learning Loss effect in the population.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDELeituraBaixa rendaAvaliaçãoAprendizagemLinguagemEfeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEfeitoSummerLearning_Aprígio_2019.pdf.txtEfeitoSummerLearning_Aprígio_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain138439https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/2/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdf.txte467103abd2783c2e6f36bf6f24b8a9fMD52THUMBNAILEfeitoSummerLearning_Aprígio_2019.pdf.jpgEfeitoSummerLearning_Aprígio_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/3/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdf.jpg5d684d68f819a32330726054fc1b0929MD53ORIGINALEfeitoSummerLearning_Aprígio_2019.pdfapplication/pdf11551164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/1/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdfd8fde1636c86f26fc95075639eb11993MD51123456789/281852019-12-15 02:19:02.239oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28185Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-15T05:19:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
title Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
spellingShingle Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
Aprígio, Luana Celly Silva
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Leitura
Baixa renda
Avaliação
Aprendizagem
Linguagem
title_short Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
title_full Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
title_fullStr Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
title_full_unstemmed Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
title_sort Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
author Aprígio, Luana Celly Silva
author_facet Aprígio, Luana Celly Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, Leonardo Wanderley
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aprígio, Luana Celly Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
contributor_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Leitura
Baixa renda
Avaliação
Aprendizagem
Linguagem
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Baixa renda
Avaliação
Aprendizagem
Linguagem
description Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-10T16:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-10T16:54:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv APRÍGIO, Luana Celly Silva. Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização. 2019. 45f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28185
identifier_str_mv APRÍGIO, Luana Celly Silva. Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização. 2019. 45f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/2/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/3/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28185/1/EfeitoSummerLearning_Apr%c3%adgio_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e467103abd2783c2e6f36bf6f24b8a9f
5d684d68f819a32330726054fc1b0929
d8fde1636c86f26fc95075639eb11993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117741090439168