Métodos alternativos de ensino em Contabilidade: um experimento com jogos de tabuleiro
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41022 |
Resumo: | A utilização constante de métodos tradicionais de ensino pode desencadear nos alunos a falta de motivação e interesse para aprender os assuntos ensinados, o que pode acarretar em profissionais despreparados para o mercado profissional ao final da graduação. Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFRN sobre a utilização de métodos alternativos de ensino, através da utilização de um jogo de tabuleiro como método de ensino, e verificar a aceitação deste método por parte dos alunos participantes. Na produção deste trabalho, foi utilizado o jogo Power Grid®, junto com dois questionários aplicados aos alunos participantes. O primeiro questionário foi aplicado antes do contato com o jogo para verificar a percepção inicial dos alunos sobre métodos alternativos de ensino e conceitos de eficiência, produtividade e decisão de investimento. O segundo questionário foi aplicado após a experiência com o jogo, para verificar a aceitação desse método de ensino por parte dos alunos participantes e novamente analisa a percepção dos conceitos de eficiência, produtividade e decisão de investimento após o jogo. Trinta e cinco alunos participaram da pesquisa, desse total, um grupo de 22 alunos apenas respondeu o primeiro questionário e não teve contato com o jogo Power Grid®. Os outros 13 alunos responderam o primeiro questionário, em seguida jogaram Power Grid® e por fim, responderam o segundo questionário. Os alunos participantes estavam matriculados nas disciplinas de Orçamento Empresarial e Controladoria Empresarial. Os resultados mostram que os alunos concordam que há necessidade de trazer novidades e inovação à estratégia de ensino, que a utilização de um método alternativo de ensino pode trazer motivação e interesse para que se possa buscar conhecimento e compreender de forma satisfatória os conceitos ensinados. Concordam que é possível e aceitável usar esse método alternativo de ensino aliado ao método tradicional de ensino e estão dispostos a vivenciar essa novidade no ensino e se motivarem através dela, ou seja, estão abertos à inovação no processo de ensino aprendizagem. Para pesquisas futuras sugere-se aumentar o número de alunos participantes, utilizar outros jogos, seja de tabuleiro ou eletrônico, como ferramenta proposta de ensino e procurar inovar na metodologia de ensino também em outras disciplinas do curso de Ciências Contábeis. |
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