Da personagem à revista: jornalismo e literatura como aliados na produção de conhecimento cultural aos olhos de Blimunda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Henrique Alberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49798
Resumo: Esta dissertação analisa a revista Blimunda, publicada online e distribuída gratuitamente pela Fundação José Saramago (FJS). A investigação situa-se na área da Comunicação Midiática e discute o contexto em que os meios de comunicação sociodigitais assumem papel central no desenvolvimento de práticas e políticas nos campos jornalístico e cultural. Posiciona-se a revista, que leva o nome da protagonista do livro Memorial do convento, de José Saramago (1922-2010), como veículo de jornalismo cultural e, a partir da intersecção histórica entre jornalismo e cultura, mobilizam-se referenciais conceituais ligados às ideias de “jornalismo como forma de conhecimento”, “esfera cultural” e “ativismo transnacional” para mirar o conteúdo publicado em Blimunda entre 2012 e 2020. Na articulação do objeto com o campo de pesquisa, discute-se a emergência dos fenômenos midiáticos no contexto da internet, os quais são propiciados por um modo de se posicionar no campo cultural baseado na tecnologia, na estética e na intensificação do diálogo transnacional entre esferas públicas e culturais que ensejam novas temáticas, reivindicações e formas de narrar. A dissertação busca compreender a inserção dos conteúdos jornalísticos de Blimunda na rede de práticas ativistas relacionadas com a entidade que a publica, destacando elementos que sejam capazes de apontar a agenda intelectual da FJS e as potencialidades na dimensão da circulação de Blimunda desde a sua relevância no contexto cultural e político delineado. Para empreender a análise, construiu-se, sob o olhar teórico dos Estudos Culturais, um percurso metodológico autoral e interdisciplinar combinando a revisão bibliográfica, a análise cultural-midiática e a análise temática. Os resultados indicam que Blimunda produz um tipo de conhecimento sobre a cultura que, embora aborde temas artísticos como o teatro e o cinema e não-artísticos relacionados à política e à sociedade, tem a literatura como ponto de partida, apoiado pela predominância de críticas e resenhas literárias nas páginas da revista. No período de oito anos analisado, a revista tematizou, nesta dimensão, a) a ampliação do acesso, financiamento e incentivo à leitura, sobretudo para as crianças e jovens; b) a cobertura contínua, especializada e colaborativa de um circuito iberoamericano de festivais e feiras literárias, além de roteiros turísticos ligados à literatura. O discurso da revista parece sugerir que seus interlocutores buscam constituir uma plataforma de visibilidade autônoma no universo simbólico da esfera cultural, a fim de viabilizar crenças, valores e posicionamentos, a maioria contestatórios e contra-hegemônicos, esforçando-se em fornecer uma representação da diversidade cultural e do multiculturalismo e buscando fomentar os direitos humanos, com enfoque na solidariedade transnacional.
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A investigação situa-se na área da Comunicação Midiática e discute o contexto em que os meios de comunicação sociodigitais assumem papel central no desenvolvimento de práticas e políticas nos campos jornalístico e cultural. Posiciona-se a revista, que leva o nome da protagonista do livro Memorial do convento, de José Saramago (1922-2010), como veículo de jornalismo cultural e, a partir da intersecção histórica entre jornalismo e cultura, mobilizam-se referenciais conceituais ligados às ideias de “jornalismo como forma de conhecimento”, “esfera cultural” e “ativismo transnacional” para mirar o conteúdo publicado em Blimunda entre 2012 e 2020. Na articulação do objeto com o campo de pesquisa, discute-se a emergência dos fenômenos midiáticos no contexto da internet, os quais são propiciados por um modo de se posicionar no campo cultural baseado na tecnologia, na estética e na intensificação do diálogo transnacional entre esferas públicas e culturais que ensejam novas temáticas, reivindicações e formas de narrar. A dissertação busca compreender a inserção dos conteúdos jornalísticos de Blimunda na rede de práticas ativistas relacionadas com a entidade que a publica, destacando elementos que sejam capazes de apontar a agenda intelectual da FJS e as potencialidades na dimensão da circulação de Blimunda desde a sua relevância no contexto cultural e político delineado. Para empreender a análise, construiu-se, sob o olhar teórico dos Estudos Culturais, um percurso metodológico autoral e interdisciplinar combinando a revisão bibliográfica, a análise cultural-midiática e a análise temática. Os resultados indicam que Blimunda produz um tipo de conhecimento sobre a cultura que, embora aborde temas artísticos como o teatro e o cinema e não-artísticos relacionados à política e à sociedade, tem a literatura como ponto de partida, apoiado pela predominância de críticas e resenhas literárias nas páginas da revista. No período de oito anos analisado, a revista tematizou, nesta dimensão, a) a ampliação do acesso, financiamento e incentivo à leitura, sobretudo para as crianças e jovens; b) a cobertura contínua, especializada e colaborativa de um circuito iberoamericano de festivais e feiras literárias, além de roteiros turísticos ligados à literatura. O discurso da revista parece sugerir que seus interlocutores buscam constituir uma plataforma de visibilidade autônoma no universo simbólico da esfera cultural, a fim de viabilizar crenças, valores e posicionamentos, a maioria contestatórios e contra-hegemônicos, esforçando-se em fornecer uma representação da diversidade cultural e do multiculturalismo e buscando fomentar os direitos humanos, com enfoque na solidariedade transnacional.This dissertation analyzes the magazine Blimunda, published online and distributed free of charge by José Saramago Foundation (FJS). The research is located in the area of Media Communication and discusses the context in which the socio-digital media play a central role in the development of practices and policies in the journalistic and cultural fields. The magazine, named after the protagonist of the book Baltasar and Blimunda, by José Saramago (1922-2010), is positioned as a vehicle for cultural journalism and, from the historical intersection between journalism and culture, we mobilized conceptual references linked to to the ideas of “journalism as a form of knowledge”, “cultural sphere” and “transnational activism” to target the content published in Blimunda between 2012 and 2020. In the articulation of the object with the field of research, the emergence of media phenomena is discussed in the context of the internet, which are provided by a way of positioning oneself in the cultural field based on technology, aesthetics and the intensification of transnational dialogue between public and cultural spheres that give rise to new themes, claims and ways of narrating. The dissertation seeks to understand the insertion of Blimunda's journalistic content in the network of activist practices related to the entity that publishes it, highlighting elements that are capable of pointing out the intellectual agenda of the FJS and the potential in the dimension of Blimunda's circulation since its relevance in the cultural and political context outlined. To undertake the analysis, under the theoretical perspective of Cultural Studies, an authorial and interdisciplinary methodological path was constructed, combining bibliographic review, cultural-media analysis and thematic analysis. The results indicate that Blimunda produces a type of knowledge about culture that, although it addresses artistic themes such as theater and cinema and non-artistic themes related to politics and society, has literature as a starting point, supported by the predominance of criticism and literary reviews on the pages of the magazine. In the eight-year period analyzed, the magazine discussed, in this dimension, a) the expansion of access, funding and encouragement to reading, especially for children and young people; b) continuous, specialized and collaborative coverage of an Ibero-American circuit of literary festivals and fairs, in addition to tourist itineraries linked to literature. The magazine's discourse seems to suggest that its interlocutors seek to constitute a platform of autonomous visibility in the symbolic universe of the cultural sphere, in order to make viable beliefs, values and positions, most of which are contesting and counter-hegemonic, striving to provide a representation of diversity. cultural and multiculturalism and seeking to promote human rights, with a focus on transnational solidarity.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstudos da mídiaJornalismo culturalEstudos culturaisRevista BlimundaFundação José SaramagoDa personagem à revista: jornalismo e literatura como aliados na produção de conhecimento cultural aos olhos de Blimundainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPersonagemrevistajornalismo_Mendes_2022.pdfapplication/pdf6107769https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49798/1/Personagemrevistajornalismo_Mendes_2022.pdf2f6cd1430074e50c5c5b970317759863MD51123456789/497982022-11-17 20:59:26.897oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49798Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-17T23:59:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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