Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47180 |
Resumo: | Apesar da existência da Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino de História e de Cultura africana e Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e da Resolução no 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, a realidade educacional das escolas quilombolas ainda se apresenta marcada por um ensino que não articula por completo os conhecimentos escolares ao cotidiano e à história da comunidade. Em virtude disso, reforçam os silenciamentos existentes a respeito da cultura e da identidade desses grupos remanescentes quilombolas. Refletindo sobre tal problemática e percebendo a necessidade de implementar práticas pedagógicas que desenvolvessem as especificidades da Educação Escolar Quilombola no ambiente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quilombola Prof.a Antônia do Socorro Silva Machado, localizada em Paratibe, João Pessoa – PB, desenvolvemos a presente pesquisa. Dessa maneira, esperamos contribuir com o desenvolvimento de um currículo voltado à Educação Escolar Quilombola e que estabeleça referenciais de pertencimento e de identidade para a comunidade de Paratibe. Além disso, tivemos como objetivo valorizar e preservar a memória e a identidade, através de depoimentos orais e narrativas por amostragem, dos/as estudantes e das lideranças locais. Também levamos em consideração as questões levantadas pelos/as docentes e pela gestão sobre a prática de ensino e sobre os desafios para a implementação de uma educação específica para os moradores do Quilombo de Paratibe. Esse estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo com investigação qualitativa, método complementar histórico e técnica bibliográfica e documental, feita por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e dos Projetos Político-pedagógicos – PPP (2014-2020) da referida escola, além do diálogo com trabalhos e autores que abordaram e enriqueceram a temática. Como produto foi elaborada uma página on-line chamada Paratibe: história e resistências_ o ensino de história e a educação escolar quilombola, capaz de respeitar e valorizar a cultura, os costumes e as tradições dos povos quilombolas locais e que ajuda no desenvolvimento de práticas educacionais voltadas ao combate do preconceito racial e à valorização da identidade étnica da comunidade de Paratibe-PB. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47180Apesar da existência da Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino de História e de Cultura africana e Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e da Resolução no 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, a realidade educacional das escolas quilombolas ainda se apresenta marcada por um ensino que não articula por completo os conhecimentos escolares ao cotidiano e à história da comunidade. Em virtude disso, reforçam os silenciamentos existentes a respeito da cultura e da identidade desses grupos remanescentes quilombolas. Refletindo sobre tal problemática e percebendo a necessidade de implementar práticas pedagógicas que desenvolvessem as especificidades da Educação Escolar Quilombola no ambiente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quilombola Prof.a Antônia do Socorro Silva Machado, localizada em Paratibe, João Pessoa – PB, desenvolvemos a presente pesquisa. Dessa maneira, esperamos contribuir com o desenvolvimento de um currículo voltado à Educação Escolar Quilombola e que estabeleça referenciais de pertencimento e de identidade para a comunidade de Paratibe. Além disso, tivemos como objetivo valorizar e preservar a memória e a identidade, através de depoimentos orais e narrativas por amostragem, dos/as estudantes e das lideranças locais. Também levamos em consideração as questões levantadas pelos/as docentes e pela gestão sobre a prática de ensino e sobre os desafios para a implementação de uma educação específica para os moradores do Quilombo de Paratibe. Esse estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo com investigação qualitativa, método complementar histórico e técnica bibliográfica e documental, feita por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e dos Projetos Político-pedagógicos – PPP (2014-2020) da referida escola, além do diálogo com trabalhos e autores que abordaram e enriqueceram a temática. Como produto foi elaborada uma página on-line chamada Paratibe: história e resistências_ o ensino de história e a educação escolar quilombola, capaz de respeitar e valorizar a cultura, os costumes e as tradições dos povos quilombolas locais e que ajuda no desenvolvimento de práticas educacionais voltadas ao combate do preconceito racial e à valorização da identidade étnica da comunidade de Paratibe-PB.Despite the existence of Law No. 10.639, of January 9, 2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in elementary and high schools, and of Resolution No. 8, of November 20, 2012, that defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, the educational reality of quilombola schools is still marked by a teaching that does not fully articulate school knowledge to the daily life and history of the community. As a result, they reinforce the existing silences regarding the culture and identity of these remaining quilombola groups. Reflecting on this issue and realizing the need to implement pedagogical practices that develop the specificities of Quilombola School Education in the environment of the Municipal Elementary School Prof. Antônia do Socorro Silva Machado, located in Paratibe, João Pessoa - PB, we developed this search. In this way, we hope to contribute to the development of a curriculum aimed at Quilombola School Education and that establishes references of belonging and identity for the community of Paratibe. In addition, we aimed to value and preserve memory and identity, through oral testimonies and sample narratives, from students and local leaders. We also take into account the questions raised by teachers and management about teaching practice and about the challenges for implementing specific education for the residents of Quilombo de Paratibe. This study was characterized as a field research with qualitative investigation, historical complementary method and bibliographical and documentary technique, carried out through the study of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education and the Political-Pedagogical Projects - PPP (2014-2020) from that school, in addition to the dialogue with works and authors who addressed and enriched the theme. As a product, an online page was created called Paratibe: history and resistance_ the teaching of history and quilombola school education, capable of respecting and valuing the culture, customs and traditions of the local quilombola peoples and which helps in the development of educational practices aimed at combating racial prejudice and at valuing the ethnic identity of the community in Paratibe-PB.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaSaberes e práticas - espaço escolarEscola - currículo - ensino de históriaEducação escolar quilombolaIdentidadeParatibeIdentidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIdentidadeensinoHistoria_Holanda_2021.pdfapplication/pdf65178628https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47180/1/IdentidadeensinoHistoria_Holanda_2021.pdfad0a7cf9ea56e8db380b19e80bad1439MD51123456789/471802022-05-12 16:45:45.36oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47180Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-12T19:45:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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