Pretérito paterno: experiências de narrar o luto nos romances contemporâneos de Jeferson Tenório e Tiago Ferro
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56844 |
Resumo: | Esse trabalho propõe uma investigação crítico-comparativa sobre as construções de imagens paternas, a partir da narração do luto, nos romances O pai da menina morta (2018), de Tiago Ferro, e O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório. O estudo é resultado das pesquisas realizadas em torno da memória enquanto aspecto narrativo na literatura contemporânea brasileira, e parte da tabulação e leitura dos romances laureados durante o século XXI em três premiações – Jabuti, Oceanos (antigo Portugal-Telecom) e Biblioteca Nacional. A escolha desses romances ocorreu porque ambos circunscrevem a atividade científica proposta e porque suscitam interpretações sobre as duas visões de narração em romances aqui almejadas: o primeiro parte de um pai que perdeu a filha e o outro do filho que perdeu o pai. Sob esse(s) ponto(s) de vista(s), a ideia se fundamentou na análise de como a instância narrativa estaria se configurando por um viés memorialístico, mais especificamente pela regulação e enfrentamento do luto, estabelecendo diferentes estilos para a linguagem romanesca. Assim, o procedimento de pesquisa adotado é o método dialético desenvolvido por Candido (2006) e ampliado por Schwarz (2012), aprofundando relações entre forma literária e conteúdo social do romance. Para tanto, elaboramos, a partir dos procedimentos iniciais, um quadro teórico referencial com quatro vertentes para fundamentar o estudo: a seleção de (a) textos e pesquisas sobre a linguagem e crítica literária; (b) de leituras sobre a atividade memorialística; (c) de textos psicanalíticos sobre o luto; e, (d) textos, pesquisas e leituras individuais para análise de cada romance especificamente, as quais sejam sobre a linguagem literária e os mecanismos psicanalíticos do sujeito negro (para a análise da obra de Tenório) e sobre a técnica fragmentária e a teoria da autoficcção (para a de Ferro). Articulamos, então, o estudo em três partes nas quais, inicialmente, discutimos as especificidades de cada romance e, no final, realizamos uma comparação sobre a representação das relações paternas e formalização literária do cotidiano memorial do luto. Entre os resultados alcançados estão as possibilidades de interpretar a memória como uma experiência formalizada no romance brasileiro, sobretudo porque as duas obras, mesmo que diferentes pelas opções estéticas, incorporam a visão memorialística como dado estrutural para os seus narradores, articulando imagens subjetivas para o pai e sobre o pai. |
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Medeiros, Renildo Rene de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-0077-3540http://lattes.cnpq.br/4987638123102622https://orcid.org/0000-0002-4475-4096http://lattes.cnpq.br/0733717542150292Bezerra, Ana Cristina Pintohttps://orcid.org/0000-0001-9934-1072http://lattes.cnpq.br/2431190241464768Machuca, Jaqueline Castilhohttps://orcid.org/0000-0001-9753-6829http://lattes.cnpq.br/2607443259820653Welter, Juliane Vargas2023-12-22T17:03:34Z2023-12-22T17:03:34Z2023-12-04MEDEIROS, Renildo Rene de Oliveira. Pretérito paterno: experiências de narrar o luto nos romances contemporâneos de jeferson tenório e tiago ferro. 2023. 73 f. TCC (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas), Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56844Esse trabalho propõe uma investigação crítico-comparativa sobre as construções de imagens paternas, a partir da narração do luto, nos romances O pai da menina morta (2018), de Tiago Ferro, e O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório. O estudo é resultado das pesquisas realizadas em torno da memória enquanto aspecto narrativo na literatura contemporânea brasileira, e parte da tabulação e leitura dos romances laureados durante o século XXI em três premiações – Jabuti, Oceanos (antigo Portugal-Telecom) e Biblioteca Nacional. A escolha desses romances ocorreu porque ambos circunscrevem a atividade científica proposta e porque suscitam interpretações sobre as duas visões de narração em romances aqui almejadas: o primeiro parte de um pai que perdeu a filha e o outro do filho que perdeu o pai. Sob esse(s) ponto(s) de vista(s), a ideia se fundamentou na análise de como a instância narrativa estaria se configurando por um viés memorialístico, mais especificamente pela regulação e enfrentamento do luto, estabelecendo diferentes estilos para a linguagem romanesca. Assim, o procedimento de pesquisa adotado é o método dialético desenvolvido por Candido (2006) e ampliado por Schwarz (2012), aprofundando relações entre forma literária e conteúdo social do romance. Para tanto, elaboramos, a partir dos procedimentos iniciais, um quadro teórico referencial com quatro vertentes para fundamentar o estudo: a seleção de (a) textos e pesquisas sobre a linguagem e crítica literária; (b) de leituras sobre a atividade memorialística; (c) de textos psicanalíticos sobre o luto; e, (d) textos, pesquisas e leituras individuais para análise de cada romance especificamente, as quais sejam sobre a linguagem literária e os mecanismos psicanalíticos do sujeito negro (para a análise da obra de Tenório) e sobre a técnica fragmentária e a teoria da autoficcção (para a de Ferro). Articulamos, então, o estudo em três partes nas quais, inicialmente, discutimos as especificidades de cada romance e, no final, realizamos uma comparação sobre a representação das relações paternas e formalização literária do cotidiano memorial do luto. Entre os resultados alcançados estão as possibilidades de interpretar a memória como uma experiência formalizada no romance brasileiro, sobretudo porque as duas obras, mesmo que diferentes pelas opções estéticas, incorporam a visão memorialística como dado estrutural para os seus narradores, articulando imagens subjetivas para o pai e sobre o pai.This paper proposes a critical-comparative investigation into the constructions of paternal images, based on the narration of mourning, in the novels O pai da menina morta (2018) by Tiago Ferro and O avesso da pele (2020) by Jeferson Tenório. The study stems from research conducted on the role of memory as a narrative aspect in contemporary Brazilian literature and is grounded in the tabulation and analysis of novels awarded in the 21st century by three prestigious literary prizes – Jabuti, Oceanos (formerly Portugal-Telecom), and Biblioteca Nacional. The selection of these novels was deliberate as they encapsulate the proposed scientific activity and prompt interpretations of the two narrative perspectives sought in these novels: the first revolves around a father who lost his daughter, and the second one around a son who lost his father. From this/these perspective(s), the idea was conceived to analyze how the narrative instance is configured through a memorialistic lens, specifically through the regulation and confrontation of mourning, establishing distinct styles for novelistic language. The adopted research method is the dialectical approach developed by Candido (2006) and expanded by Schwarz (2012), developing the connections between literary form and the social content of the novel. To this end, we formulated a theoretical framework based on four strands: (a) selection of texts and research on language and literary criticism; (b) readings on memorialistic activity; (c) psychoanalytic texts on mourning; and (d) individual readings, research, and analyses for each novel, focusing on literary language and psychoanalytic mechanisms of the black subject (for Tenório's work analysis) and on fragmentary technique and autofiction theory (for Ferro). We then structured the study into three parts, initially discussing the specificities of each novel and ultimately conducting a comparison of the representation of paternal relationships and the literary formalization of everyday mourning. Among the achieved results is the possibility to interpret narration as a formalized experience in Brazilian literature, primarily because both works, despite their aesthetic differences, incorporate the memorialistic perspective as a structural element for their narrators, articulating subjective images related to and about the father.PIBIC CNPq (IC)PIBIC UFRN (IC)Universidade Federal do Rio Grande do NorteLetras - Língua Portuguesa e LiteraturasUFRNBrasilDepartamento de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIARomance brasileiro contemporâneo. Narrador. Luto. Memória. Paternidade.Contemporary brazilian novel. Narrator. Mourning. Memory. Fatherhood.Pretérito paterno: experiências de narrar o luto nos romances contemporâneos de Jeferson Tenório e Tiago FerroPaternal past: experiences of narrating grief in the brazilian novels by Jeferson Tenório and Tiago Ferroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56844/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56844/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALMEDEIROS,RENILDO2023_TCC.pdfMEDEIROS,RENILDO2023_TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Renildo Medeirosapplication/pdf1747187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56844/1/MEDEIROS%2cRENILDO2023_TCC.pdfb012cab8bc6e8aa9a3eeefba9dc499eaMD51123456789/568442023-12-22 14:03:34.504oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T17:03:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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