Egressos universitários com deficiência e inserção no mercado de trabalho competitivo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28253 |
Resumo: | O processo de transição de alunos funcionalmente diferenciados, do contexto da universidade para o mundo do trabalho, constitui-se em um tópico desafiador e de interesse investigativo. Nesse sentido, os pesquisadores passam a concentrar esforços na busca de respostas que podem evoluir para ações de políticas públicas, com vistas à inserção ou inclusão no mercado de trabalho competitivo. Tais esforços contemplam, por exemplo, o processo de transição da universidade para a vida profissional; a definição apurada do perfil de competências desse contingente de alunos, para atender às demandas profissionais; a customização do ambiente de trabalho; a concepção dos gestores sobre a inserção e também inclusão laboral dessa população e a percepção desses alunos egressos da universidade a respeito do ambiente corporativo. Frente a tal cenário, como o objetivo da Educação Superior é formar sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, há a hipótese de que a estigmatização acompanhe esse sujeito com deficiência na busca pelo emprego. Por isso, o objetivo geral deste estudo é delinear o perfil dos egressos universitários com deficiência, diplomados no período 2011-2017. Quanto aos objetivos específicos, a proposta investigativa consiste em: a) caracterizar os egressos com deficiência participantes da pesquisa; b) avaliar a percepção desses egressos quanto à modalidade de formação acadêmica oferecida; c) verificar como concebem sua própria inserção e inclusão laboral na sociedade. Trata-se de pesquisa de caso de natureza exploratória e descritiva (GIL, 2000), com abordagem mista quali-quantitativa (CRESWELL, 2010), através do instrumento validado, que consistiu em um questionário on-line, por meio da plataforma Formulários Google, incluindo-se conteúdos de natureza sociodemográfica. Foi também realizada uma entrevista planificada com o gestor responsável pelo acompanhamento de egressos da instituição. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1979), a partir da estatística descritiva e das categorias: formação acadêmica, inclusão na Educação Superior e inserção no mercado de trabalho. No período do recorte temporal, formaram-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55 pessoas com deficiência, das quais 32 responderam ao questionário. A universidade precisa estar atenta para uma formação que de fato prepare o discente para se inserir no mercado de trabalho, com as competências e habilidades que sua profissão exige e considerando as diversidades inerentes à condição humana. Outrossim, deve pensar estrategicamente na orientação profissional de seus discentes, preparando-os para a transição e garantindo o contato com o mundo do trabalho e com práticas profissionais durante a formação acadêmica. É ainda fundamental que as políticas institucionais de acompanhamento de egressos sejam mais articuladas e efetivas, uma vez que apresenta fragilidades na sua implementação. Tais dados obtidos, posteriormente, servirão de indicadores na promoção de mudanças inovadoras. Além disso, a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é uma diretriz sem precedentes para se engendrar ações de políticas públicas inspiradas nas ideologias inclusivas. |
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Pinheiro, Maíra Dal'MazNunes, Debora Regina de PaulaGuerra, Eliana CostaTavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoNunes Sobrinho, Francisco de PaulaMelo, Francisco Ricardo Lins Vieira de2020-01-15T21:45:57Z2020-01-15T21:45:57Z2019-08-23PINHEIRO, Maíra Dal'Maz. Egressos universitários com deficiência e inserção no mercado de trabalho competitivo. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28253O processo de transição de alunos funcionalmente diferenciados, do contexto da universidade para o mundo do trabalho, constitui-se em um tópico desafiador e de interesse investigativo. Nesse sentido, os pesquisadores passam a concentrar esforços na busca de respostas que podem evoluir para ações de políticas públicas, com vistas à inserção ou inclusão no mercado de trabalho competitivo. Tais esforços contemplam, por exemplo, o processo de transição da universidade para a vida profissional; a definição apurada do perfil de competências desse contingente de alunos, para atender às demandas profissionais; a customização do ambiente de trabalho; a concepção dos gestores sobre a inserção e também inclusão laboral dessa população e a percepção desses alunos egressos da universidade a respeito do ambiente corporativo. Frente a tal cenário, como o objetivo da Educação Superior é formar sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, há a hipótese de que a estigmatização acompanhe esse sujeito com deficiência na busca pelo emprego. Por isso, o objetivo geral deste estudo é delinear o perfil dos egressos universitários com deficiência, diplomados no período 2011-2017. Quanto aos objetivos específicos, a proposta investigativa consiste em: a) caracterizar os egressos com deficiência participantes da pesquisa; b) avaliar a percepção desses egressos quanto à modalidade de formação acadêmica oferecida; c) verificar como concebem sua própria inserção e inclusão laboral na sociedade. Trata-se de pesquisa de caso de natureza exploratória e descritiva (GIL, 2000), com abordagem mista quali-quantitativa (CRESWELL, 2010), através do instrumento validado, que consistiu em um questionário on-line, por meio da plataforma Formulários Google, incluindo-se conteúdos de natureza sociodemográfica. Foi também realizada uma entrevista planificada com o gestor responsável pelo acompanhamento de egressos da instituição. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1979), a partir da estatística descritiva e das categorias: formação acadêmica, inclusão na Educação Superior e inserção no mercado de trabalho. No período do recorte temporal, formaram-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55 pessoas com deficiência, das quais 32 responderam ao questionário. A universidade precisa estar atenta para uma formação que de fato prepare o discente para se inserir no mercado de trabalho, com as competências e habilidades que sua profissão exige e considerando as diversidades inerentes à condição humana. Outrossim, deve pensar estrategicamente na orientação profissional de seus discentes, preparando-os para a transição e garantindo o contato com o mundo do trabalho e com práticas profissionais durante a formação acadêmica. É ainda fundamental que as políticas institucionais de acompanhamento de egressos sejam mais articuladas e efetivas, uma vez que apresenta fragilidades na sua implementação. Tais dados obtidos, posteriormente, servirão de indicadores na promoção de mudanças inovadoras. Além disso, a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é uma diretriz sem precedentes para se engendrar ações de políticas públicas inspiradas nas ideologias inclusivas.The process of transition of functionally differentiated students from the university context to the labour market is a challenging topic and investigative interest. In this regard, researchers begin to concentrate their efforts in the search for answers that can evolve to public policy actions, in order to insertion or inclusion in the competitive labor market. Such efforts include, for example, the process of transition from university to professional life; the accurate definition of the competency profile of this contingent of students, to meet the professional demands; the customization of the work environment; the managers' conception of the insertion and inclusion of this population at work and the perception of these university graduates regarding the corporate environment. Given this scenario, as the purpose of Higher Education is to train qualified subjects for the labor market, there is a hypothesis that stigmatization accompanies this disabled subject in the search for employment. Therefore, the general objective of this study is to delineate the profile of university graduates with disabilities, graduates in the period 2011- 2017. As specific objectives, the investigative proposal consists of: a) characterizing the graduates with disabilities participating in the research; b) evaluate the perception of these graduates regarding the type of academic education offered; c) to verify how they conceive their own insertion and labor inclusion in society. This is an exploratory and descriptive case study (GIL, 2000), with a qualitative and quantitative mixed approach (CRESWELL, 2010), through the validated instrument, which consisted of an online questionnaire, the Google Forms platform, including socio-demographic content. A planned interview was also conducted with the manager responsible for monitoring the graduates of the institution. Data were analyzed from the perspective of content analysis (BARDIN, 1979), based on descriptive statistics and following categories: academic background, inclusion in higher education and insertion in the labor market. During the temporal cut, 55 people with disabilities were formed at the Federal University of Rio Grande do Norte, of which 32 answered the questionnaire. The university needs to be attentive to a formation that actually prepares the student to enter the job market, with the skills and abilities that their profession requires and considering the inherent diversity of the human condition. Furthermore, it should strategically think about the professional orientation of its students, preparing them for the transition and ensuring contact with the labour market and professional practices during the academic formation. It is also essential that the institutional policies for monitoring graduates are more articulated and effective, since they present weaknesses in their implementation. Such data obtained later will serve as indicators in the promotion of innovative changes. Moreover, their insertion in the labor market is an unprecedented guideline for engendering public policy actions inspired by inclusive ideologies.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlunos egressos da universidade públicaInserção no mercado competitivoEducação superiorEgressos universitários com deficiência e inserção no mercado de trabalho competitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEgressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.txtEgressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain309307https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28253/2/Egressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.txt64e45bf00ee0371088084144455cfa73MD52THUMBNAILEgressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.jpgEgressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28253/3/Egressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf.jpgec097ae64f1679dd345ec889b3616bfdMD53ORIGINALEgressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdfapplication/pdf2917242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28253/1/Egressosuniversitariosdeficiencia_Pinheiro_2019.pdf327c5f6bea1b8b28453c5c1d326a3650MD51123456789/282532020-01-19 04:50:17.406oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O processo de transição de alunos funcionalmente diferenciados, do contexto da universidade para o mundo do trabalho, constitui-se em um tópico desafiador e de interesse investigativo. Nesse sentido, os pesquisadores passam a concentrar esforços na busca de respostas que podem evoluir para ações de políticas públicas, com vistas à inserção ou inclusão no mercado de trabalho competitivo. Tais esforços contemplam, por exemplo, o processo de transição da universidade para a vida profissional; a definição apurada do perfil de competências desse contingente de alunos, para atender às demandas profissionais; a customização do ambiente de trabalho; a concepção dos gestores sobre a inserção e também inclusão laboral dessa população e a percepção desses alunos egressos da universidade a respeito do ambiente corporativo. Frente a tal cenário, como o objetivo da Educação Superior é formar sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, há a hipótese de que a estigmatização acompanhe esse sujeito com deficiência na busca pelo emprego. Por isso, o objetivo geral deste estudo é delinear o perfil dos egressos universitários com deficiência, diplomados no período 2011-2017. Quanto aos objetivos específicos, a proposta investigativa consiste em: a) caracterizar os egressos com deficiência participantes da pesquisa; b) avaliar a percepção desses egressos quanto à modalidade de formação acadêmica oferecida; c) verificar como concebem sua própria inserção e inclusão laboral na sociedade. Trata-se de pesquisa de caso de natureza exploratória e descritiva (GIL, 2000), com abordagem mista quali-quantitativa (CRESWELL, 2010), através do instrumento validado, que consistiu em um questionário on-line, por meio da plataforma Formulários Google, incluindo-se conteúdos de natureza sociodemográfica. Foi também realizada uma entrevista planificada com o gestor responsável pelo acompanhamento de egressos da instituição. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1979), a partir da estatística descritiva e das categorias: formação acadêmica, inclusão na Educação Superior e inserção no mercado de trabalho. No período do recorte temporal, formaram-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55 pessoas com deficiência, das quais 32 responderam ao questionário. A universidade precisa estar atenta para uma formação que de fato prepare o discente para se inserir no mercado de trabalho, com as competências e habilidades que sua profissão exige e considerando as diversidades inerentes à condição humana. Outrossim, deve pensar estrategicamente na orientação profissional de seus discentes, preparando-os para a transição e garantindo o contato com o mundo do trabalho e com práticas profissionais durante a formação acadêmica. É ainda fundamental que as políticas institucionais de acompanhamento de egressos sejam mais articuladas e efetivas, uma vez que apresenta fragilidades na sua implementação. Tais dados obtidos, posteriormente, servirão de indicadores na promoção de mudanças inovadoras. Além disso, a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é uma diretriz sem precedentes para se engendrar ações de políticas públicas inspiradas nas ideologias inclusivas. |
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