Isso é Danny Bond: produção de conteúdo digital pelo banco will.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiza Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48553
Resumo: O digital compreende parte fundamental para as diversas empresas na atualidade. Esta importância cresce para instituições que nasceram e atuam nesse universo. Em paralelo, perfis de consumidores de diferentes gerações manifestam diferentes expectativas em relação ao posicionamento comunicacional de marcas – o que para a publicidade representa ultrapassar a simples apresentação de características técnicas de seus produtos e serviços, interagindo diretamente e demonstrando cuidado com questões sociais. Neste sentido, o presente trabalho articula teoricamente os conceitos de ciberpublicidade, produção de conteúdo digital e a atenção à construção de narrativas ficcionais publicitárias a partir de pautas de interesse social na atualidade, como gênero, por exemplo, por meio de estudo de natureza netnográfica em rede social, como propõe Débora Zanini e Robert Kozinets. São ainda utilizados autores/as, como Fernanda Carrera, Philip Kotler e Lucia Santaella no campo da comunicação, além de Leandro Colling e Berenice Bento na discussão sobre gênero. Este conjunto teórico contribui para o entendimento acerca da ação estratégica feita pelo will bank, fintech brasileira, ao escolher a artista Danny Bond como sua embaixadora, tornando-a a primeira travesti na publicidade de uma empresa do setor bancário nacional. Conclusivamente, pode-se compreender como essa é apenas uma das muitas formas que o banco encontra de reforçar seu propósito a partir de conexões com personalidades brasileiras atuais, legitimando o reconhecimento social de gênero com a escolha de Danny Bond. Esta adoção contribui para a produção e alimentação de conteúdo digital de relevância para a marca e fortalece sua conexão com o público jovem – principal audiência com quem o will bank deseja dialogar, além de trazer novos contornos para a publicidade contemporânea do país.
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Em paralelo, perfis de consumidores de diferentes gerações manifestam diferentes expectativas em relação ao posicionamento comunicacional de marcas – o que para a publicidade representa ultrapassar a simples apresentação de características técnicas de seus produtos e serviços, interagindo diretamente e demonstrando cuidado com questões sociais. Neste sentido, o presente trabalho articula teoricamente os conceitos de ciberpublicidade, produção de conteúdo digital e a atenção à construção de narrativas ficcionais publicitárias a partir de pautas de interesse social na atualidade, como gênero, por exemplo, por meio de estudo de natureza netnográfica em rede social, como propõe Débora Zanini e Robert Kozinets. São ainda utilizados autores/as, como Fernanda Carrera, Philip Kotler e Lucia Santaella no campo da comunicação, além de Leandro Colling e Berenice Bento na discussão sobre gênero. Este conjunto teórico contribui para o entendimento acerca da ação estratégica feita pelo will bank, fintech brasileira, ao escolher a artista Danny Bond como sua embaixadora, tornando-a a primeira travesti na publicidade de uma empresa do setor bancário nacional. Conclusivamente, pode-se compreender como essa é apenas uma das muitas formas que o banco encontra de reforçar seu propósito a partir de conexões com personalidades brasileiras atuais, legitimando o reconhecimento social de gênero com a escolha de Danny Bond. Esta adoção contribui para a produção e alimentação de conteúdo digital de relevância para a marca e fortalece sua conexão com o público jovem – principal audiência com quem o will bank deseja dialogar, além de trazer novos contornos para a publicidade contemporânea do país.The digital environment comprises a fundamental part of companies nowadays. This importance increases for institutions that were created and that operate within this realm. In parallel, customer profiles from different generations manifest distinct expectations about communicational brand positioning – which for advertising represents beyond the simple presentation of technical features of products and services but rather interacting directly and considering social issues carefully. From this perspective, this work theoretically articulates the concepts of cyber-advertising, digital content creation, and the attention to the construction of advertising fictional narratives from currently relevant social issues such as gender, for instance, using a netnographic study in social media as proposed by Débora Zanini and Robert Kozinets. Other authors were also considered such as Fernanda Carrera, Philip Kotler, and Lucia Santaella in the communication field along with Leandro Colling and Berenice Bento for discussing gender. This theoretical set contributes to the understanding of the strategic action performed by will bank, a Brazilian fintech, when choosing the artist Danny Bond as its ambassador, rendering her the first transgender woman to participate in advertising for a national banking company. In conclusion, it is possible to understand that this is one example of the several strategies that the bank employs to reinforce its purpose through connections with Brazilian personalities, legitimizing social recognition of gender by the choice of Danny Bond. This adoption contributes to the production and supply of relevant digital content for the brand, enhances its connection with the young public, the main audience with whom will bank aims to dialogue, and brings new contours to contemporary advertising in the country.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialWill BankCiberpublicidadeProdução de Conteúdo DigitalGêneroDanny BondIsso é Danny Bond: produção de conteúdo digital pelo banco will.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48553/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALIssoDannyBond_Santos_2022.pdfIssoDannyBond_Santos_2022.pdfapplication/pdf12449289https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48553/1/IssoDannyBond_Santos_2022.pdf1d93851299c4d588e4d8c6894a7f7eedMD51123456789/485532023-01-12 17:15:39.677oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:15:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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