Netflix Brasil no Twitter: produção de conteúdo e narrativa de marca na pandemia
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34020 |
Resumo: | A pandemia do novo coronavírus, estabelecida em meados de 2020, trouxe mudanças significativas para muitas pessoas e, dessa forma, impactou diversos contextos. Nessa realidade, organizações se adaptaram investindo fortemente em ciberpublicidade ao construir novas estratégias de comunicação, aprimorar a produção de conteúdo nas redes sociais, bem como desenvolver novas narrativas de marca que conversassem com esse momento atípico. O presente trabalho, portanto, objetiva selecionar e analisar os tweets realizados pela Netflix Brasil durante o início da pandemia no período de 02 de abril a 02 de maio de 2020, dado o tempo de um mês a partir da primeira postagem da marca na rede. O referencial metodológico utiliza a etnografia em mídias sociais e a netnografia. Esse estudo torna-se importante a partir da condição especial de desenvolver conteúdo digital em um cenário pandêmico, fazendo com que a publicidade mantenha abordagens persuasivas, alinhado ao posicionamento da companhia. Conclusivamente, identifica-se como as estratégias publicitárias online adotadas pela Netflix Brasil cumpriram o objetivo de fortalecer a narrativa sobre a marca, apoiada na retratação da rotina dos indivíduos com o surgimento da pandemia, permitindo ainda educar e orientar o público com dicas e ações de saúde sanitária. |
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Nessa realidade, organizações se adaptaram investindo fortemente em ciberpublicidade ao construir novas estratégias de comunicação, aprimorar a produção de conteúdo nas redes sociais, bem como desenvolver novas narrativas de marca que conversassem com esse momento atípico. O presente trabalho, portanto, objetiva selecionar e analisar os tweets realizados pela Netflix Brasil durante o início da pandemia no período de 02 de abril a 02 de maio de 2020, dado o tempo de um mês a partir da primeira postagem da marca na rede. O referencial metodológico utiliza a etnografia em mídias sociais e a netnografia. Esse estudo torna-se importante a partir da condição especial de desenvolver conteúdo digital em um cenário pandêmico, fazendo com que a publicidade mantenha abordagens persuasivas, alinhado ao posicionamento da companhia. Conclusivamente, identifica-se como as estratégias publicitárias online adotadas pela Netflix Brasil cumpriram o objetivo de fortalecer a narrativa sobre a marca, apoiada na retratação da rotina dos indivíduos com o surgimento da pandemia, permitindo ainda educar e orientar o público com dicas e ações de saúde sanitária.The new coronavirus pandemic, established in mid-2020, brought significant changes to many people and thus impacted many contexts. In this reality, organizations adapted by investing heavily in cyber advertising by building new communication strategies, improving content production on social networks, as well as developing new brand narratives that spoke to this atypical moment. The present work, therefore, aims to select and analyze the tweets made by Netflix Brasil during the beginning of the pandemic from April 2nd to May 2nd, 2020, given the time of one month after the brand's first post on the network. The methodological framework uses ethnography in social media and netnography. This study becomes important given the special condition of developing digital content in a pandemic scenario, making advertising maintain persuasive approaches, in line with the company's positioning. Conclusively, it is identified how the online advertising strategies adopted by Netflix Brasil fulfilled the objective of strengthening the narrative about the brand, supported by the portrayal of the routine of individuals with the onset of the pandemic, also allowing to educate and guide the public with tips and actions of health health.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCiberpublicidadeNarrativa de marcaEstratégias de comunicação digitalTwitterNetflixNetflix Brasil no Twitter: produção de conteúdo e narrativa de marca na pandemiaNetflix Brasil on Twitter: content production and the brand narrarive during the pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNetflixBrasilMarcaPandemia_Carneiro_2021.pdfNetflixBrasilMarcaPandemia_Carneiro_2021.pdfNetflix Brasil no Twitter: produção de conteúdo e narrativa de marca na pandemiaapplication/pdf5365652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34020/1/NetflixBrasilMarcaPandemia_Carneiro_2021.pdf90e39029da2386cad1e5d045af0282edMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34020/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34020/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/340202023-03-05 10:21:07.576oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-05T13:21:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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