Literatura Infantil Negra: a relevância da articulação texto-imagem para uma educação antirracista
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42366 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral identificar especificidades da articulação verbo-visual no livro de Literatura Infantil Negra com vistas a uma educação antirracista. De maneira mais específica, busca verificar nas obras analisadas aspectos que valorizam a cultura negra e possíveis contribuições que os livros aqui selecionados podem oferecer para uma educação antirracista. Esta pesquisa se justifica pela pouca adesão à Lei nº 10.639/2003, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país (Brasil, 2004); pela necessidade de adoção de uma perspectiva descolonizadora; pela importância de representatividade de crianças negras na literatura, diante de um país constituído por diferentes raízes étnicas e culturais; por considerar ser imprescindível a adoção de uma postura antirracista na pesquisa e na educação e, finalmente, por colaborar com futuros estudos elaborados no âmbito da Literatura Infantil Negra. As análises das obras e todo o referencial teórico estão fundamentados em estudos sobre literatura de Candido (1988), Amarilha (2013) e Zilberman (2008); em considerações de Cademartori (2008) e Faria (2004) acerca das ilustrações; nas percepções acerca da relação verbo-visual de Ramos e Nunes (2013) e Fittipaldi (2008); nas ideias sobre Literatura Infantil Negra de Martins e Cosson (2008) e sobre o racismo em Almeida (2019). Vinculado ao projeto “Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula” (AMARILHA, 2018 - 2022 [CNPq-UFRN]), o estudo é de natureza exploratória e bibliográfica. O corpus é constituído por oito obras de Literatura Infantil Negra: Pedro Noite, de Caio Riter (2011); Chico Moleque, de Maria Luiza Bretas (2016); O jovem caçador e a velha dentuça, de Lucílio Manjate (2016) e O Casamento da Princesa, de Celso Sisto (2009); Ombela: a origem das chuvas, de Ondjaki (2018); Iemanjá e o poder da criação do mundo, conto presente no livro Omo-Oba: histórias de princesas, de Kiusam de Oliveira (2009); Okpija, conto presente no livro Ulomma: a casa da beleza e outros contos, de Sunny (2011); Abraçados no mato da Guiné, de Heloisa Lima, presente no livro Amores em África, organizado por Lenice Gomes (2017). Os critérios para a seleção das obras foram: ser recente; de fácil acesso; ter personagens negras; apresentar articulação entre as ilustrações e o texto verbal. As obras em análise evidenciam a relevância do texto multimodal para a discussão de questões étnico-raciais, visto que as imagens apresentam os atributos físicos das personagens enquanto o verbal desenvolve o enredo. Dessa forma, torna-se desnecessário evidenciar por meio de palavras a etnia dos personagens, naturalizando esse aspecto, o que contribui para implementar uma educação que faça face ao racismo, ao preconceito e à discriminação. |
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Fernandes, Raquel DuarteAmarilha, MarlyFaria, KiviaPeixoto, SimoneAmarilha, Marly2021-05-26T10:38:08Z2021-10-05T14:51:16Z2021-05-26T10:38:08Z2021-10-05T14:51:16Z2021-04-2620170078818FERNANDES, Raquel Duarte. Literatura Infantil Negra: a relevância da articulação texto-imagem para uma educação antirracista. Orientador: Marly Amarilha. 2021. 87 p. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42366Este estudo tem como objetivo geral identificar especificidades da articulação verbo-visual no livro de Literatura Infantil Negra com vistas a uma educação antirracista. De maneira mais específica, busca verificar nas obras analisadas aspectos que valorizam a cultura negra e possíveis contribuições que os livros aqui selecionados podem oferecer para uma educação antirracista. Esta pesquisa se justifica pela pouca adesão à Lei nº 10.639/2003, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país (Brasil, 2004); pela necessidade de adoção de uma perspectiva descolonizadora; pela importância de representatividade de crianças negras na literatura, diante de um país constituído por diferentes raízes étnicas e culturais; por considerar ser imprescindível a adoção de uma postura antirracista na pesquisa e na educação e, finalmente, por colaborar com futuros estudos elaborados no âmbito da Literatura Infantil Negra. As análises das obras e todo o referencial teórico estão fundamentados em estudos sobre literatura de Candido (1988), Amarilha (2013) e Zilberman (2008); em considerações de Cademartori (2008) e Faria (2004) acerca das ilustrações; nas percepções acerca da relação verbo-visual de Ramos e Nunes (2013) e Fittipaldi (2008); nas ideias sobre Literatura Infantil Negra de Martins e Cosson (2008) e sobre o racismo em Almeida (2019). Vinculado ao projeto “Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula” (AMARILHA, 2018 - 2022 [CNPq-UFRN]), o estudo é de natureza exploratória e bibliográfica. O corpus é constituído por oito obras de Literatura Infantil Negra: Pedro Noite, de Caio Riter (2011); Chico Moleque, de Maria Luiza Bretas (2016); O jovem caçador e a velha dentuça, de Lucílio Manjate (2016) e O Casamento da Princesa, de Celso Sisto (2009); Ombela: a origem das chuvas, de Ondjaki (2018); Iemanjá e o poder da criação do mundo, conto presente no livro Omo-Oba: histórias de princesas, de Kiusam de Oliveira (2009); Okpija, conto presente no livro Ulomma: a casa da beleza e outros contos, de Sunny (2011); Abraçados no mato da Guiné, de Heloisa Lima, presente no livro Amores em África, organizado por Lenice Gomes (2017). Os critérios para a seleção das obras foram: ser recente; de fácil acesso; ter personagens negras; apresentar articulação entre as ilustrações e o texto verbal. As obras em análise evidenciam a relevância do texto multimodal para a discussão de questões étnico-raciais, visto que as imagens apresentam os atributos físicos das personagens enquanto o verbal desenvolve o enredo. Dessa forma, torna-se desnecessário evidenciar por meio de palavras a etnia dos personagens, naturalizando esse aspecto, o que contribui para implementar uma educação que faça face ao racismo, ao preconceito e à discriminação.This study aims to identify specificities of the verb-visual articulation Black Children's Literature books focusing on anti-racist education. In a specific way, it seeks to verify in analyzed books aspects that value black culture and possible contributions that these books can offer for an anti-racist education. This research is justified by the poor adherence to the Law nº 10.639 / 2003, which requires the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in elementary and high schools in Brazil (Brazil, 2004); the need to adopt a decolonizing perspective; the importance of representativeness of black children in literature, in a country made up of different ethnic and cultural roots like Brazil; for considering the adoption of an anti-racist stance in research and education to be essential and, finally, for collaborating with future studies developed about Black Children's Literature. The analyzes and the theoretical reference are based on Candido (1988), Amarilha (2013) and Zilberman’s (2008) studies about literature; Cademartori (2008) and Faria’s (2004) considerations about illustrations; Ramos and Nunes (2013) and Fittipaldi’s (2008) perceptions about the verb-visual relation; Martins and Cosson’s (2008) ideas about Black Children's Literature and Almeida’s (2019) racism concept. Linked to the project “Black Children's Literature: debating the color of silence in the classroom” (AMARILHA, 2018 - 2022 [CNPq-UFRN]), this research is exploratory and bibliographic. The corpus consists of eight Black Children's Literature books: Pedro Noite, by Caio Riter (2011); Chico Moleque, by Maria Luiza Bretas (2016); O jovem caçador e a velha dentuça, by Lucílio Manjate (2016); O Casamento da Princesa, by Celso Sisto (2009); Ombela: a origem das chuvas, by Ondjaki (2018); Iemanjá e o poder da criação do mundo, a tale from the book Omo-Oba: histórias de princesas, by Kiusam de Oliveira (2009); Okpija, a tale from the book Ulomma: a casa da beleza e outros contos, by Sunny (2011); Abraçados no mato da Guiné, by Heloisa Lima, from the book Amores em África, organized by Lenice Gomes (2017). The criterion for selecting the books were: being recent; easy to access; have black characters; have articulated illustrations to the verbal text. The books analyzed show the relevance of multimodal text for discussion of ethnic-racial issues, considering that images present the physical attributes of characters while the verbal text develops the plot. Thus, it becomes unnecessary to show through words the ethnicity of characters, naturalizing this aspect, which contributes to implement an education that opposes racism, prejudice and discrimination.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPedagogiaLiteratura Infantil Negra;Articulação verbo-visual;Educação antirracista.Literatura Infantil Negra: a relevância da articulação texto-imagem para uma educação antirracistaBlack Children's Literature: the relevance of text-image articulation for anti-racist educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLiteraturaInfantilNegra_Fernandes_2021.pdfLiteraturaInfantilNegra_Fernandes_2021.pdfapplication/pdf1215402https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42366/3/LiteraturaInfantilNegra_Fernandes_2021.pdfdd8827f9f25c1cc49087baf77e1b22a6MD53LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42366/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/423662022-06-22 15:50:36.984oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-22T18:50:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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