Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Tamires Maria do Nascimento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365
Resumo: This research proposes an in-depth analysis of the role of the black movement in securing rights in early childhood education. Furthermore, it aims to contribute to a teaching practice committed to fostering an anti-racist environment in daycare, emphasizing the significance of children's literature as a transformative tool in this context. The study seeks not only to comprehend the advancements achieved by the black movement in the educational sphere but also to provide practical guidance for educators striving to promote racial equality from the earliest years of children's lives. This research adopts a qualitative approach, centered on literature review and enriched by personal memories, addressing the research question: What are the contributions of literature to building an anti-racist school from Early Childhood Education? The study is grounded in the promotion of a school that respects children's rights and advocates for education that combats stereotypes, prejudices, and inequalities, ensuring that Early Childhood Education constitutes an enriching and respectful learning environment for all children. In conclusion, it emphasizes the urgency of transforming the school into an environment that respects singularities and diversities.
id SCAR_153d53f642ce65404a5f9afb82048f1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19365
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pimentel, Tamires Maria do NascimentoCamargo, Andréia Regina de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0936098182171676Santos, Maria Walburga doshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696https://lattes.cnpq.br/1211452608792312https://orcid.org/0009-0007-2802-4505https://orcid.org/0000-0002-1158-2814https://orcid.org/0000-0002-9304-58002024-02-16T23:14:40Z2024-02-16T23:14:40Z2024-02-06PIMENTEL, Tamires Maria do Nascimento. Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365This research proposes an in-depth analysis of the role of the black movement in securing rights in early childhood education. Furthermore, it aims to contribute to a teaching practice committed to fostering an anti-racist environment in daycare, emphasizing the significance of children's literature as a transformative tool in this context. The study seeks not only to comprehend the advancements achieved by the black movement in the educational sphere but also to provide practical guidance for educators striving to promote racial equality from the earliest years of children's lives. This research adopts a qualitative approach, centered on literature review and enriched by personal memories, addressing the research question: What are the contributions of literature to building an anti-racist school from Early Childhood Education? The study is grounded in the promotion of a school that respects children's rights and advocates for education that combats stereotypes, prejudices, and inequalities, ensuring that Early Childhood Education constitutes an enriching and respectful learning environment for all children. In conclusion, it emphasizes the urgency of transforming the school into an environment that respects singularities and diversities.Esta pesquisa propõe uma análise aprofundada sobre o papel do movimento negro na conquista de direitos na educação infantil. Além disso, visa contribuir para uma prática docente engajada na promoção de um ambiente antirracista na creche, destacando a importância da literatura infantil como ferramenta transformadora nesse contexto. O estudo busca não apenas compreender os avanços conquistados pelo movimento negro na esfera educacional, mas também fornecer orientações práticas para educadores que buscam efetivar a promoção da igualdade racial desde os primeiros anos de vida das crianças. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, centrada em revisão bibliográfica e enriquecida por memórias pessoais, busca responder a questão problema: Quais são as contribuições da literatura para construir uma escola antirracista desde a Educação Infantil? O estudo visa contribuir para a promoção de uma escola que respeite os direitos das crianças e promova uma educação que busque combater os estereótipos, preconceitos e desigualdades, assegurando que a Educação Infantil se configure como um ambiente de aprendizado enriquecedor e respeitoso para todas as crianças. Como conclusão, destaca-se a urgência de transformar a escola em um ambiente que respeite as singularidades e diversidades.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação AntirracistaLiteratura InfantilEducação InfantilMovimento NegroIdentidadeAnti-Racist EducationChildren's LiteratureEarly Childhood EducationBlack MovementIdentityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantilEarly Childhood Education and anti-racist education: contribution of children's literatureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALEducação Infantil e educação antirracista_ Literatura Infantil.docx (8).pdfEducação Infantil e educação antirracista_ Literatura Infantil.docx (8).pdfTrabalho de conclusão de curso completo - Tamires Maria do Nascimento Pimentel - Pedagogiaapplication/pdf4674417https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/1/Educa%c3%a7%c3%a3o%20Infantil%20e%20educa%c3%a7%c3%a3o%20antirracista_%20Literatura%20Infantil.docx%20%288%29.pdf3ccb37bf59c8f02f99ab8b16c9584ffcMD51TEXTEducação Infantil e educação antirracista_ Literatura Infantil.docx (8).pdf.txtEducação Infantil e educação antirracista_ Literatura Infantil.docx (8).pdf.txtExtracted texttext/plain75846https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/3/Educa%c3%a7%c3%a3o%20Infantil%20e%20educa%c3%a7%c3%a3o%20antirracista_%20Literatura%20Infantil.docx%20%288%29.pdf.txt80b586bb9322aa79e5406150d49119f1MD53ufscar/193652024-05-14 17:33:55.905oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19365Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:33:55Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Early Childhood Education and anti-racist education: contribution of children's literature
title Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
spellingShingle Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
Pimentel, Tamires Maria do Nascimento
Educação Antirracista
Literatura Infantil
Educação Infantil
Movimento Negro
Identidade
Anti-Racist Education
Children's Literature
Early Childhood Education
Black Movement
Identity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
title_full Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
title_fullStr Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
title_full_unstemmed Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
title_sort Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil
author Pimentel, Tamires Maria do Nascimento
author_facet Pimentel, Tamires Maria do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/1211452608792312
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0007-2802-4505
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1158-2814
dc.contributor.advisor-co1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9304-5800
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Tamires Maria do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Andréia Regina de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0936098182171676
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2954227254025696
contributor_str_mv Camargo, Andréia Regina de Oliveira
Santos, Maria Walburga dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Antirracista
Literatura Infantil
Educação Infantil
Movimento Negro
Identidade
topic Educação Antirracista
Literatura Infantil
Educação Infantil
Movimento Negro
Identidade
Anti-Racist Education
Children's Literature
Early Childhood Education
Black Movement
Identity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Anti-Racist Education
Children's Literature
Early Childhood Education
Black Movement
Identity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research proposes an in-depth analysis of the role of the black movement in securing rights in early childhood education. Furthermore, it aims to contribute to a teaching practice committed to fostering an anti-racist environment in daycare, emphasizing the significance of children's literature as a transformative tool in this context. The study seeks not only to comprehend the advancements achieved by the black movement in the educational sphere but also to provide practical guidance for educators striving to promote racial equality from the earliest years of children's lives. This research adopts a qualitative approach, centered on literature review and enriched by personal memories, addressing the research question: What are the contributions of literature to building an anti-racist school from Early Childhood Education? The study is grounded in the promotion of a school that respects children's rights and advocates for education that combats stereotypes, prejudices, and inequalities, ensuring that Early Childhood Education constitutes an enriching and respectful learning environment for all children. In conclusion, it emphasizes the urgency of transforming the school into an environment that respects singularities and diversities.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-16T23:14:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-16T23:14:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTEL, Tamires Maria do Nascimento. Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365
identifier_str_mv PIMENTEL, Tamires Maria do Nascimento. Educação infantil e educação antirracista: contribuição da literatura infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/1/Educa%c3%a7%c3%a3o%20Infantil%20e%20educa%c3%a7%c3%a3o%20antirracista_%20Literatura%20Infantil.docx%20%288%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19365/3/Educa%c3%a7%c3%a3o%20Infantil%20e%20educa%c3%a7%c3%a3o%20antirracista_%20Literatura%20Infantil.docx%20%288%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
3ccb37bf59c8f02f99ab8b16c9584ffc
80b586bb9322aa79e5406150d49119f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715675154219008