O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Thiago Henrique Marcelino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133
Resumo: Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares.
id UFRN_9f8aec9b2a90ef7359b22313dd21d1b2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52133
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Thiago Henrique Marcelinohttp://lattes.cnpq.br/8591632677354921https://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Souza, Fabiula Sevilha deSantos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes2023-04-13T20:08:34Z2023-04-13T20:08:34Z2022-12-05LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares.This work approaches a methodology of History teaching, aiming to make dynamic classes with contents related to Classical Antiquity and other objects of knowledge through the use of Heavy Metal in the classroom as a didactic resource. The proposal is based on studies that analyse the areas of History and Music Teaching and presents as a final product a proposal for an elective subject within the new Potiguar High School, adaptation of the national project of the New High School for the reality of schools in the state of Rio Grande do Norte, guided by objectives and skills of the BNCC, in particular presenting a didactic sequence, from the song Alexander The Great from the British band Iron Maiden, released in 1986, observing the synchrony between the rhythm, the narrative, the visual aesthetics found in the dissemination arts (album covers, stage, video clips) and the contributions of this type of material in student learning and engagement of students. Throughout the paper I develop reflections on the collaborations that this musical style provided in the course of my own academic training, my professional experience as a history teacher. The history of the use of Music with educational-school objectives shows that, even being a consolidated resource, it is still little used in Brazilian education, needing several incentives to make teachers confident to use and/or adapt any style that facilitates the construction of understanding and significance of historical-school contents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaMúsica e HistóriaHeavy metalAlexander The Great (Iron Maiden)O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHeavymetalrecurso_Lopes_2022.pdfapplication/pdf2529061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52133/1/Heavymetalrecurso_Lopes_2022.pdf3c508f26253c8f04627c56d245ab9d13MD51123456789/521332023-04-13 17:09:10.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T20:09:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
title O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
spellingShingle O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
Lopes, Thiago Henrique Marcelino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Música e História
Heavy metal
Alexander The Great (Iron Maiden)
title_short O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
title_full O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
title_fullStr O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
title_full_unstemmed O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
title_sort O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
author Lopes, Thiago Henrique Marcelino
author_facet Lopes, Thiago Henrique Marcelino
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8591632677354921
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2690-5222
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8893350729538284
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Fabiula Sevilha de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2218-7772
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Thiago Henrique Marcelino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
contributor_str_mv Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Música e História
Heavy metal
Alexander The Great (Iron Maiden)
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Música e História
Heavy metal
Alexander The Great (Iron Maiden)
description Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T20:08:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-13T20:08:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133
identifier_str_mv LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52133/1/Heavymetalrecurso_Lopes_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c508f26253c8f04627c56d245ab9d13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117629324820480