O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133 |
Resumo: | Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares. |
id |
UFRN_9f8aec9b2a90ef7359b22313dd21d1b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52133 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Thiago Henrique Marcelinohttp://lattes.cnpq.br/8591632677354921https://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Souza, Fabiula Sevilha deSantos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes2023-04-13T20:08:34Z2023-04-13T20:08:34Z2022-12-05LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares.This work approaches a methodology of History teaching, aiming to make dynamic classes with contents related to Classical Antiquity and other objects of knowledge through the use of Heavy Metal in the classroom as a didactic resource. The proposal is based on studies that analyse the areas of History and Music Teaching and presents as a final product a proposal for an elective subject within the new Potiguar High School, adaptation of the national project of the New High School for the reality of schools in the state of Rio Grande do Norte, guided by objectives and skills of the BNCC, in particular presenting a didactic sequence, from the song Alexander The Great from the British band Iron Maiden, released in 1986, observing the synchrony between the rhythm, the narrative, the visual aesthetics found in the dissemination arts (album covers, stage, video clips) and the contributions of this type of material in student learning and engagement of students. Throughout the paper I develop reflections on the collaborations that this musical style provided in the course of my own academic training, my professional experience as a history teacher. The history of the use of Music with educational-school objectives shows that, even being a consolidated resource, it is still little used in Brazilian education, needing several incentives to make teachers confident to use and/or adapt any style that facilitates the construction of understanding and significance of historical-school contents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaMúsica e HistóriaHeavy metalAlexander The Great (Iron Maiden)O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHeavymetalrecurso_Lopes_2022.pdfapplication/pdf2529061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52133/1/Heavymetalrecurso_Lopes_2022.pdf3c508f26253c8f04627c56d245ab9d13MD51123456789/521332023-04-13 17:09:10.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T20:09:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
title |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
spellingShingle |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica Lopes, Thiago Henrique Marcelino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Música e História Heavy metal Alexander The Great (Iron Maiden) |
title_short |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
title_full |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
title_fullStr |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
title_full_unstemmed |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
title_sort |
O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica |
author |
Lopes, Thiago Henrique Marcelino |
author_facet |
Lopes, Thiago Henrique Marcelino |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8591632677354921 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2690-5222 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8893350729538284 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Souza, Fabiula Sevilha de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Magno Francisco de Jesus |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2218-7772 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Thiago Henrique Marcelino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes |
contributor_str_mv |
Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Música e História Heavy metal Alexander The Great (Iron Maiden) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Música e História Heavy metal Alexander The Great (Iron Maiden) |
description |
Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T20:08:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-13T20:08:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133 |
identifier_str_mv |
LOPES, Thiago Henrique Marcelino. O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica. Orientador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52133/1/Heavymetalrecurso_Lopes_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c508f26253c8f04627c56d245ab9d13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117629324820480 |