Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27268 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da excitação do corpo sensível que foi desenvolvida dentro do Grupo Arkhétypos e estudada no decorrer do meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro (2015) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpo sensível, que busco conceituar, é aquele em que a abertura para a troca com o outro se torna plena, despertando afetos e reacendendo memórias. Tal estudo se pauta no conceito proposto por Francisco Duarte Junior (2001) do sensível, que remete aos sentimentos e emoções adquiridos no decorrer de nossas histórias e encontros. A pesquisa aborda também o conceito de Memória defendido por Bergson e de afetos e sua interpessoalidade – afetar e ser afetado – trabalhado por Spinosa. O estudo sobre esta excitação deste corpo sensível é realizado a partir do meu trabalho de intérprete-criador dentro do processo de criação do espetáculo Gosto de Flor, um trabalho cênico que situa-se entre a Dança e o Teatro e que aborda a temática do amor dentro da perspectiva do universo masculino/homoafetivo. O espetáculo contou com a direção de Lara Machado e foi desenvolvido no ano de 2017 pelo Grupo Arkhétypos. Analisando o processo de criação pude constatar que este despertou memórias em meu corpo e produziu afecções que me fizeram resignficar a dor e reconhecê-la como potência para a criação cênica. No decorrer do trabalho eu me doo, me entrego e exponho minhas memórias a partir de uma discussão de gênero decorrente do processo criativo, e finalizo o trabalho concluindo que o corpo sensível também tem uma dimensão política. |
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Araújo, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro deMachado, Lara RodriguesTourinho, Lígia LosadaHaderchpek, Robson Carlos2019-07-10T19:47:41Z2019-07-10T19:47:41Z2019-02-25ARAÚJO, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de. Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27268O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da excitação do corpo sensível que foi desenvolvida dentro do Grupo Arkhétypos e estudada no decorrer do meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro (2015) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpo sensível, que busco conceituar, é aquele em que a abertura para a troca com o outro se torna plena, despertando afetos e reacendendo memórias. Tal estudo se pauta no conceito proposto por Francisco Duarte Junior (2001) do sensível, que remete aos sentimentos e emoções adquiridos no decorrer de nossas histórias e encontros. A pesquisa aborda também o conceito de Memória defendido por Bergson e de afetos e sua interpessoalidade – afetar e ser afetado – trabalhado por Spinosa. O estudo sobre esta excitação deste corpo sensível é realizado a partir do meu trabalho de intérprete-criador dentro do processo de criação do espetáculo Gosto de Flor, um trabalho cênico que situa-se entre a Dança e o Teatro e que aborda a temática do amor dentro da perspectiva do universo masculino/homoafetivo. O espetáculo contou com a direção de Lara Machado e foi desenvolvido no ano de 2017 pelo Grupo Arkhétypos. Analisando o processo de criação pude constatar que este despertou memórias em meu corpo e produziu afecções que me fizeram resignficar a dor e reconhecê-la como potência para a criação cênica. No decorrer do trabalho eu me doo, me entrego e exponho minhas memórias a partir de uma discussão de gênero decorrente do processo criativo, e finalizo o trabalho concluindo que o corpo sensível também tem uma dimensão política.The present work presents a reflection about the excitation of the sensitive body that was developed within the Arkhétypos Group and studied during my Work of Completion of Degree in Theater (2015) at the Federal University of Rio Grande do Norte. The sensible body, which I seek to conceptualize, is the one in which openness to exchange with the other becomes full, arousing affections and rekindling memories. This study is based on the concept proposed by Francisco Duarte Junior (2001) of the sensible, which refers to the feelings and emotions acquired in the course of our stories and encounters. The research also addresses the concept of Memory advocated by Bergson and affections and their interpersonality - affect and be affected - worked by Spinosa. The study of this excitement of this sensitive body is carried out through my work as an interpreter-creator within the process of creating the show Gosto de Flor, a scenic work that sits between Dance and Theater and that approaches the theme of love within the perspective of the masculine / homoaffective universe. The show was directed by Lara Machado and was developed in the year 2017 by the Arkhétypos Group. Analyzing the process of creation I could see that it awakened memories in my body and produced affections that made me resignify the pain and recognize it as a power for the scenic creation. In the course of the work I give myself, surrender and expose my memories from a discussion of gender resulting from the creative process, and I finalize the work concluding that the sensitive body also has a political dimension.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCorpo sensívelAfetoMemóriaGêneroProcesso de criaçãoEntre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEntredoramor_Araújo_2019.pdf.txtEntredoramor_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain196638https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27268/2/Entredoramor_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt72cada8630280e41f06f0c594c83a824MD52THUMBNAILEntredoramor_Araújo_2019.pdf.jpgEntredoramor_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1571https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27268/3/Entredoramor_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg891eea0c5157359f6dd8ab1febcc111aMD53ORIGINALEntredoramor_Araújo_2019.pdfapplication/pdf3983387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27268/1/Entredoramor_Ara%c3%bajo_2019.pdfe41985132c175c5a4125ea91e751bc5cMD51123456789/272682019-07-14 02:12:33.395oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27268Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:12:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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