Formulação de estratégias na perspectiva do decisor: validação de escala de mensuração para o Setor Público
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47525 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo geral de validar e adaptar para o setor público um instrumento de mensuração da formulação de estratégia nas organizações. Esse instrumento foi desenvolvido por Lucian, Barbosa, Sousa Filho, Pereira e Silva, no ano de 2008, e tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional, composto por paradoxos que demandam do decisor escolhas controversas. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo entre o pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo entre a formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo entre a mudança evolucionária versus a revolucionária. A escala foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto a 270 servidores públicos que compõem um colegiado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e o Alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, identificou-se que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN; a média de idade dos respondentes é de 36 anos; aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm também até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala de mensuração apresentaram consistência, adequação e grau de confiabilidade aceitáveis, logo, conclui-se que o resultado fornece evidências para a sua aplicação em organizações públicas. No entanto, salienta-se que há certas diferenças entre a solução aqui apresentada e a escala original. A título de exemplo tem se que, dos 30 itens inicialmente analisados na escala, 24 foram validados. |
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Esse instrumento foi desenvolvido por Lucian, Barbosa, Sousa Filho, Pereira e Silva, no ano de 2008, e tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional, composto por paradoxos que demandam do decisor escolhas controversas. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo entre o pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo entre a formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo entre a mudança evolucionária versus a revolucionária. A escala foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto a 270 servidores públicos que compõem um colegiado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e o Alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, identificou-se que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN; a média de idade dos respondentes é de 36 anos; aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm também até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala de mensuração apresentaram consistência, adequação e grau de confiabilidade aceitáveis, logo, conclui-se que o resultado fornece evidências para a sua aplicação em organizações públicas. No entanto, salienta-se que há certas diferenças entre a solução aqui apresentada e a escala original. A título de exemplo tem se que, dos 30 itens inicialmente analisados na escala, 24 foram validados.This research has the general objective of validating and adapting to the public sector an instrument to measure the formulation of strategy in organizations. This instrument was developed by Lucian, Barbosa, Sousa Filho, Pereira e Silva, in 2008, and is based on studies by De Wit and Meyer (2004), who describe that strategy formulation is a three-dimensional construct, composed by paradoxes that demand controversial choices from the decision maker. The dimensions and paradoxes are: i) strategic thinking, composed of the paradox between logical versus creative thinking; ii) strategy formation, made up of the paradox between deliberate versus emergent formation; and iii) strategic change, constituted by the paradox between evolutionary versus revolutionary change. The scale was applied online, through the Google Forms website, with 270 public servants who make up a collegiate at the Federal Institute of Rio Grande do Norte, called Colégio Gestor. In the treatment of data, a graphical analysis was performed to characterize the survey respondents and Cronbach's Alpha and Confirmatory Factor Analysis (CFA) to validate the scale. As for the findings, it was identified that there are twice as many men as women working in the formulation of strategies in the IFRN; the average age of respondents is 36 years; approximately 95% of respondents have higher education or some postgraduate degree and also have up to 15 years of service at the IFRN. Finally, the three dimensions of the measurement scale showed acceptable consistency, adequacy and degree of reliability, so it is concluded that the result provides evidence for its application in public organizations. However, it should be noted that there are certain differences between the solution presented here and the original scale. As an example, of the 30 items initially analyzed in the scale, 24 were validated.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilFormulação de estratégiasMente do decisorOrganizações públicasValidação de escalaFormulação de estratégias na perspectiva do decisor: validação de escala de mensuração para o Setor PúblicoFormulation of strategies from the decision-maker's perspective: validation of a measurement scale for the public sector.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormulacaoestrategiasperspectiva_Teixeira_2022.pdfapplication/pdf3239272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47525/1/Formulacaoestrategiasperspectiva_Teixeira_2022.pdf7f1ca220ff0f0d22942d92efa2baf202MD51123456789/475252022-06-03 16:56:04.133oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47525Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-03T19:56:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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