Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sylvana Kelly Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25452
Resumo: Esta tese analisa os discursos fotográficos impressos nas paisagens turísticas registradas no interior do estado do Rio Grande do Norte pelo repórter fotográfico Canindé Soares. A escolha do objeto justifica-se pelos recortes fotográficos estarem inseridos em um cenário político de incentivo ao turismo religioso no estado, como um espaço de confluências sociais mediatizadas pela instituição do turismo no Nordeste brasileiro. Nosso objetivo foi compreender os discursos enquadrados em fotografias que se configuram em aspectos culturais priorizados como parte dessas paisagens. Apreendemos a fotografia como imagem crítica para englobar os significados que legitimam e divulgam esses espaços religiosos em seu processo de caracterização enquanto atrações turísticas. Para viabilizar a pesquisa foram selecionadas as fotografias arquivadas no banco de dados de órgãos oficiais, em livros e fotojornalismo do autor. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o referido fotógrafo, secretários políticos e demais agentes envolvidos no cenário turístico. A metodologia se dá através da arqueologia da impressão expressa na confluência da tríade: fotografia, paisagem e turismo definida nesta tese por enquadramento espetacularizado, categoria de análise balizada pelas reflexões de George Didi-Huberman e Guy Debord. O enquadramento espetacularizado trata-se de um discurso permeado pela cumplicidade entre os elementos que elaboram a paisagem e favorecem a perpetuação de visualidades que desenham o espaço transformando-o em espetáculo. Desse eixo, desmembram-se questões que operam com a produção imagética capaz de nortear o entendimento dos discursos que padronizam paisagens, naturalizando as relações socioespaciais. Consideramos que as paisagens elaboradas estão atreladas a ícones passados referenciadores da região que condicionam as visualidades no presente. Em tese verificamos que as paisagens potiguar, enquadradas no discurso fotográfico, dinamizadas a partir das políticas de turismo estão culturamente engendradas por um sintoma de visualidades pretéritas que espetacularizadas favorecem a manutenção de discursos hegemônicos em detrimento dos interesses plurais e democráticos. O que ocorre dá visibilidade a estereótipos pré-estabelecidos e afasta-se da possibilidade de um desenvolvimento baseado na economia interpretativa, capaz de favorecer a valorização do capital cultural local e a inclusão dos indivíduos locais.
id UFRN_a353f7e46126013ba416d109d7cc4af2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25452
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Sylvana Kelly Marques daAlbuquerque Júnior, Durval Muniz deSantana, GilmarWarren, Jonathan FrederickLaibida, Luiz Demétrio JanzAlves, Maria Lucia Bastos2018-06-18T23:03:31Z2018-06-18T23:03:31Z2017-11-29SILVA, Sylvana Kelly Marques da. Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007). 2017. 381f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25452Esta tese analisa os discursos fotográficos impressos nas paisagens turísticas registradas no interior do estado do Rio Grande do Norte pelo repórter fotográfico Canindé Soares. A escolha do objeto justifica-se pelos recortes fotográficos estarem inseridos em um cenário político de incentivo ao turismo religioso no estado, como um espaço de confluências sociais mediatizadas pela instituição do turismo no Nordeste brasileiro. Nosso objetivo foi compreender os discursos enquadrados em fotografias que se configuram em aspectos culturais priorizados como parte dessas paisagens. Apreendemos a fotografia como imagem crítica para englobar os significados que legitimam e divulgam esses espaços religiosos em seu processo de caracterização enquanto atrações turísticas. Para viabilizar a pesquisa foram selecionadas as fotografias arquivadas no banco de dados de órgãos oficiais, em livros e fotojornalismo do autor. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o referido fotógrafo, secretários políticos e demais agentes envolvidos no cenário turístico. A metodologia se dá através da arqueologia da impressão expressa na confluência da tríade: fotografia, paisagem e turismo definida nesta tese por enquadramento espetacularizado, categoria de análise balizada pelas reflexões de George Didi-Huberman e Guy Debord. O enquadramento espetacularizado trata-se de um discurso permeado pela cumplicidade entre os elementos que elaboram a paisagem e favorecem a perpetuação de visualidades que desenham o espaço transformando-o em espetáculo. Desse eixo, desmembram-se questões que operam com a produção imagética capaz de nortear o entendimento dos discursos que padronizam paisagens, naturalizando as relações socioespaciais. Consideramos que as paisagens elaboradas estão atreladas a ícones passados referenciadores da região que condicionam as visualidades no presente. Em tese verificamos que as paisagens potiguar, enquadradas no discurso fotográfico, dinamizadas a partir das políticas de turismo estão culturamente engendradas por um sintoma de visualidades pretéritas que espetacularizadas favorecem a manutenção de discursos hegemônicos em detrimento dos interesses plurais e democráticos. O que ocorre dá visibilidade a estereótipos pré-estabelecidos e afasta-se da possibilidade de um desenvolvimento baseado na economia interpretativa, capaz de favorecer a valorização do capital cultural local e a inclusão dos indivíduos locais.This thesis analyzes the discourse of the Catholic tourism events landscapes photographed by Canindé Soares in the State of Rio Grande do Norte. To conduct this research we selected the photographs at the database of official tourism organizations, the books and the site of Canindé Soares, did interviews and visited these landscapes. The choice of the object is justified because the photo register is inserted in the political scene of tourism development in Brazil. Moreover to understanding how the landscapes of Rio Grande do Norte are mediated by the National Tourism Policy to the institution of economic development in the Northeast of Brazil. Our goal was to understand the cultural aspects prioritized in these landscapes by photographic discourse. We read the photography as a critical image conception developed by Didi-huberman to understand these religious landscapes spaces in their characterization process as a show place. The methodology is a reflection about the present status of the image as a form of visual knowledge through the archeology. The relationship about photography, landscape and tourism points to what is defined in this thesis by a spectacularized framework, a category that we articulate by the reflections of George Didi-Huberman and Guy Debord. The spectacularized framework is a relationship between the discourses and the social relationships that draw the news landscaps but maintain olds images and turns then into a spectacle. The reflection about the image favors comprehension of the discourses that standardize landscapes and naturalizing the socio-spatial relations. We consider that the landscapes are naturalized by relations linked to the past icons referenciadores of the region and condition the visualities in the present. In this thesis we verified that the landscapes photographed, dynamited from the tourism policies are culturally engendered by a symptom of past visuals that spectacularized favor the maintenance of hegemonic discourses against the democratic interests. This situation prior sharing of pre-established stereotypes between image and discourse and keeps away of a social development based on the interpretive economy, able to valorize the local cultural and the social inclusion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISDiscursoFotografiaPaisagemTurismoEnquadramento espetacularizadoOs discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiscursosFotográficosCanindé_Silva_2017.pdfapplication/pdf11180503https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/1/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf64fd8f2faa706c1771e1eb25174380d0MD51TEXTSylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.txtSylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain987950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/2/SylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.txt4ebc060c12080b20ce9889781ea556a3MD52DiscursosFotográficosCanindé_Silva_2017.pdf.txtDiscursosFotográficosCanindé_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain987912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/4/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf.txt6146aa632d8a28845cdc5aba6930f0f2MD54THUMBNAILSylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.jpgSylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/3/SylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.jpg7f31c3d4ee1b7b05196bc6f702b3398fMD53DiscursosFotográficosCanindé_Silva_2017.pdf.jpgDiscursosFotográficosCanindé_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/5/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf.jpg8da2289b970dec94f73dc7b455ba52faMD55123456789/254522019-05-26 02:32:05.532oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:32:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
title Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
spellingShingle Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
Silva, Sylvana Kelly Marques da
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Discurso
Fotografia
Paisagem
Turismo
Enquadramento espetacularizado
title_short Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
title_full Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
title_fullStr Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
title_full_unstemmed Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
title_sort Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)
author Silva, Sylvana Kelly Marques da
author_facet Silva, Sylvana Kelly Marques da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santana, Gilmar
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Warren, Jonathan Frederick
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Laibida, Luiz Demétrio Janz
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sylvana Kelly Marques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria Lucia Bastos
contributor_str_mv Alves, Maria Lucia Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Discurso
Fotografia
Paisagem
Turismo
Enquadramento espetacularizado
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Fotografia
Paisagem
Turismo
Enquadramento espetacularizado
description Esta tese analisa os discursos fotográficos impressos nas paisagens turísticas registradas no interior do estado do Rio Grande do Norte pelo repórter fotográfico Canindé Soares. A escolha do objeto justifica-se pelos recortes fotográficos estarem inseridos em um cenário político de incentivo ao turismo religioso no estado, como um espaço de confluências sociais mediatizadas pela instituição do turismo no Nordeste brasileiro. Nosso objetivo foi compreender os discursos enquadrados em fotografias que se configuram em aspectos culturais priorizados como parte dessas paisagens. Apreendemos a fotografia como imagem crítica para englobar os significados que legitimam e divulgam esses espaços religiosos em seu processo de caracterização enquanto atrações turísticas. Para viabilizar a pesquisa foram selecionadas as fotografias arquivadas no banco de dados de órgãos oficiais, em livros e fotojornalismo do autor. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o referido fotógrafo, secretários políticos e demais agentes envolvidos no cenário turístico. A metodologia se dá através da arqueologia da impressão expressa na confluência da tríade: fotografia, paisagem e turismo definida nesta tese por enquadramento espetacularizado, categoria de análise balizada pelas reflexões de George Didi-Huberman e Guy Debord. O enquadramento espetacularizado trata-se de um discurso permeado pela cumplicidade entre os elementos que elaboram a paisagem e favorecem a perpetuação de visualidades que desenham o espaço transformando-o em espetáculo. Desse eixo, desmembram-se questões que operam com a produção imagética capaz de nortear o entendimento dos discursos que padronizam paisagens, naturalizando as relações socioespaciais. Consideramos que as paisagens elaboradas estão atreladas a ícones passados referenciadores da região que condicionam as visualidades no presente. Em tese verificamos que as paisagens potiguar, enquadradas no discurso fotográfico, dinamizadas a partir das políticas de turismo estão culturamente engendradas por um sintoma de visualidades pretéritas que espetacularizadas favorecem a manutenção de discursos hegemônicos em detrimento dos interesses plurais e democráticos. O que ocorre dá visibilidade a estereótipos pré-estabelecidos e afasta-se da possibilidade de um desenvolvimento baseado na economia interpretativa, capaz de favorecer a valorização do capital cultural local e a inclusão dos indivíduos locais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-18T23:03:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-18T23:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Sylvana Kelly Marques da. Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007). 2017. 381f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25452
identifier_str_mv SILVA, Sylvana Kelly Marques da. Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007). 2017. 381f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/1/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/2/SylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/4/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/3/SylvanaKellyMarquesDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25452/5/DiscursosFotogr%c3%a1ficosCanind%c3%a9_Silva_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64fd8f2faa706c1771e1eb25174380d0
4ebc060c12080b20ce9889781ea556a3
6146aa632d8a28845cdc5aba6930f0f2
7f31c3d4ee1b7b05196bc6f702b3398f
8da2289b970dec94f73dc7b455ba52fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117617697161216